Buscar

REGULAÇÃO NEUROQUIMICA DA RESPIRAÇÃO

Prévia do material em texto

REGULAÇÃO NEUROQUIMICA DA RESPIRAÇÃO
Alguns valores de no que diz respeito à fisiologia pulmonar são aceitos, geralmente, como normatividade fundamental para a manutenção da homeostase, como o valor da ventilação pulmonar total, o qual deve ser em torno de 6 L/min. No sangue, os valores ideais de Pa O2 é, em média, 95 mm Hg, enquanto que o valor de PvO2 é de 40 mmhg.
Durante um exercício físico, acontece uma elevação da frequência ventilatória, o qual equilibra o consumo de O2, bem como a produção de CO2 pelo organismo. Em relação aos valores médios de Pa O2 e de PaCo2, estes não só modificados num exercício físico. Mas, a PCo2 venosa é aumentada durante um exercício físico, pois o excesso de gás carbônico produzidos nos miócitos, que estão em atividade intensa, é transportado até os pulmões através do sangue venoso. Embora a produção do lactato pelos músculos possa ocorrer em um exercício físico vigoroso, o PH arterial não se altera consideravelmente num exercício moderado. Por acontecer maior intercambio gasoso, o fluxo sanguíneo pulmonar é elevado, já que o debito cardíaco também se eleva. Além disso, a distribuição das razoes V/Q será mais equilibrada durante um exercício físico e, o volume morto, diminuído.
A subida a grandes altitudes é uma das causas de hipoxemia, além de diminuir a PAo2. A hipoxemia, através do estimulo a quimiorreceptores periféricos, provoca a hiperventilação, a qual influenciará no aumento da produção de hemácias. Em consequência disso, aumentar-se –á a capacidade de transporte de o2 pelo sangue, embora se eleve também a viscosidade sanguínea.
A hipoxemia trata-se da diminuição da PAo2, enquanto que a hipóxia é a diminuição da liberação de o2 nos tecidos. Essa concentração de oxigênio no sangue depende da concentração da hemoglobina, saturação da hemoglobina pelo o2, diminuição do debito cardíaco, dentre outros fatores
A respiração é controlada pelo bulbo, o qual recebe informação sensorial, vinda dos quimiorreceptores centrais, que estão no tronco encefálico, dos quimiorreceptores periféricos, que estão localizados nos corpos carotídeos e aórticos, e dos mecanorreceptores, que estão nos pulmões e nas articulações. Os quimiorreceptores centrais são sensíveis ao o2 com a hipoxemia, causando a hiperventilação.

Continue navegando