Buscar

Controle químico da respiração

Descreva como ocorre a regulação da respiração pelos receptores químicos centrais e periféricos.

💡 2 Respostas

User badge image

Sueila Sousa

Em termos didáticos a respiração pode ser dividida em respiração macroscópica, que corresponde às trocas gasosas entre um organismo multicelular e seu meio ambiente, especificamente à captação de O 2 e eliminação de CO 2 , e respiração microscópica, que é o processo molecular de quebra de macromoléculas com o gasto de oxigênio resultando na formação de gás carbônico, água e energia. É necessário que o sistema respiratório garanta a inalação de oxigênio suficiente para garantir o metabolismo, principalmente no que se refere a produção de energia, e a exalação do gás carbônico, considerado como de extrema toxicidade para o organismo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O centro respiratório (RC) está na medula oblonga , que é a parte mais baixa do tronco cerebral. O CR recebe sinais de controle de substâncias químicas, neuronais e hormonais e controla a velocidade e a profundidade dos movimentos respiratórios do diafragma e de outros músculos respiratórios.

A maioria dos neurônios está localizada no núcleo do trato solitário. Outros neurônios importantes são encontrados nas áreas adjacentes, incluindo a substância reticular da medula. O núcleo solitário é o ponto final das informações sensoriais vindas do grupo respiratório pontino e de dois nervos cranianos - o nervo vago e o nervo glossofaríngeo. O núcleo solitário envia sinais para o centro respiratório dos quimiorreceptores periféricos, barorreceptores e outros tipos de receptores nos pulmões, em particular os receptores de estiramento. O grupo respiratório dorsal é, portanto, visto como um centro integrador que fornece saída ao grupo respiratório ventral para modificar o ritmo respiratório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais