Buscar

APOL 1 GESTÃO DO MEIO AMBIENTE & SUSTENTABILIDADE URBANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1
Questão 1/5 - Gestão do Meio Urbano
“Atravessamos grande parte do século XX, acreditando que a forma Representativa era um modelo ideal para os cidadãos pois que assegura a liberdade e igualdade de todos e que isso seria o verdadeiro conceito de democracia mas passados quase cem anos, chega-se ao fim do século XX e acredita-se numa crise existente nesse modelo de Democracia. Os representantes já não conseguem mais identificar e atender as demandas da sociedade. A população tem se organizado melhor em torno de infinitas questões, e conquistando melhor o espaço público e essa população tem cobrado de maneira mais efetiva de seus representantes. As exigências vêm se tornando mais complexas e fica evidente a necessidade da participação em conjunto entre representantes e representados. ” (Democracia Participativa. Disponível em <http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ciber-democracia/democracia-participativa/> acesso em julho de 2015) Atualmente, verifica-se que as instituições e os mecanismos democráticos têm se mostrado limitados e incapazes de atender aos anseios dos cidadãos, o que traz para a administração pública a necessidade de aderir a novos instrumentos de gestão e controle das cidades.
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito de Democrático-participativo:
	X
	A
	Visa à participação popular nas decisões governamentais. É caracterizado pela implementação nos municípios dos conselhos populares e o orçamento participativo, objetivando ampliar o relacionamento entre sociedade e Estado.
	
	B
	É a preferência que o Poder Público tem para a compra de imóveis, visando ao interesse comum. Isso serve para a implementação de equipamentos urbanos (postos de saúde, creches, entre outros) em áreas deficitárias.
	
	C
	Preocupavam-se com a vida comunitária e com o atendimento das necessidades psicológicas (bem-estar, qualidade de vida, contato com a natureza, entre outras).
	
	D
	Defendiam modelos de cidades racionais para o homem tipo. Preocupavam-se apenas com as necessidades elementares de cada indivíduo (trabalhar, habitar, circular e desfrutar de cultura e desporto), desconsiderando diferenças e particularidades socioculturais.
	
	E
	Porção do espaço onde um grupo de pessoas ou um indivíduo sedimentam seus valores culturais de modo 
a depositar nele suas referências, sem que, no entanto, tais valores sejam a ordem materializada de suas vidas ou de outros que aí se encontrem, mas que sirvam como sua identificação no espaço.
Questão 2/5 - Sustentabilidade Urbana
A sociedade é produzida pelas interações dos indivíduos que a constituem. Como um todo organizado e organizador, retroage para produzir os indivíduos pela educação, pela linguagem, pela escola. Os indivíduos, em suas interações, produzem a sociedade, que produz os indivíduos que a produzem. No entanto, podemos dizer que este é um: 
	
	A
	Sistema único
	
	B
	Sistema integrado
	X
	C
	Sistema fechado
	
	D
	Sistema aberto
	
	E
	Sistema organizado
Questão 3/5 - Gestão do Meio Urbano
A proposta de cidade feita por Ebenezer Howard, que limitava o número de habitantes visando à qualidade de vida, aos poucos se tornaram cidades dormitórios pela ausência de atividade produtiva suficiente, obrigando-os a trabalhar em outras cidades. Estas cidades foram chamadas de:
	X
	A
	Cidades-jardim.
	
	B
	Cidades-território.
	
	C
	Cidades-modernas.
	
	D
	Cidades-periféricas.
	
	E
	Cidades-padrão.
Questão 4/5 - Sustentabilidade Urbana
Para o entendimento da sustentabilidade urbana, Nigro, 2009, relata alguns pensadores como Morin, que define, como sendo um tecido, constituído de partes heterogêneas inseparavelmente associadas, que se apresenta com os traços de um emaranhado, da desordem, da incerteza. A totalidade implica no reconhecimento de um princípio de incompletude e dessa incerteza. O autor se refere a:
	
	A
	Insustentabilidade
	X
	B
	Complexidade
	
	C
	Dificuldade
	
	D
	Totalidade
	
	E
	Gestão do Meio Urbano
Morin (2006) define complexidade como sendo um tecido constituído de partes heterogêneas inseparavelmente associadas, que se apresenta com os traços de um emaranhado, da desordem, da incerteza.
NIGRO, Carlos Domingos. (in)sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - A complexidade é um fenômeno quantitativo que compreende incertezas.
II - Cidade é mais que a soma dos subsistemas que a constituem, como o ambiental, o socioeconômico, o socioespacial.
III - Uma cidade, não pode ser explicado por nenhuma lei simples, ou seja, por nenhum dos subsistemas
isolados.
	
	A
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	X
	E
	São corretas as afirmativas I, II e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais