Buscar

Fichamento O que é comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referência: FLUSSER, Vilém. O que é comunicação? 2013. p 89-100.
1- Resumo do capitulo
 	Neste capítulo, Flusser afirma que a comunicação humana não é natural no homem, pois não é criada artificialmente para entreter o homem, pois somos naturalmente seres solitários onde nascemos sozinhos e morrer é inevitável. Com a consciência de onde viemos e para onde vamos, o ser humano se torna um ser político, não por ser social, mas sim por ser um animal solitário e que não consegue viver sozinho.
	É levantado também a questão de que a teoria da comunicação não é entendida como algo que se pode interpretar pois acaba sendo negativamente antrópica e deve ser interpretada intersubjetivamente o fenômeno da comunicação como superação da morte e da solidão por parte do ser humano. 
	Tratando sobre comunicação é também questionado as diferentes formas de comunicação, a dialógica e a discursiva. Entre esses dois tipos é visível algumas características ressaltadas “nenhuma das duas formas de comunicação pode existir sem a outra; a diferença entre as duas formas é uma questão de “distancia” da observação...”. Concluindo que a participação em um discurso ou em um diálogo é totalmente diferente e distintas, mas que o homem utiliza mais o discurso e por isso se sente solitários apesar da permanente ligação com as fontes. 
Chegando assim na conclusão de que para analisarmos a história e as formas de comunicação temos que nos atentar a semântica que oferece mais distinção de tempo dentro da história da comunicação. O importante finalmente, não é a análise da forma de comunicação, mas sim a analise estrutural da nossa situação
	
2 - Citações
	Página
	Citação
	Comentário
	90
	“O objetivo da comunicação humana é nos fazer esquecer desse contexto insignificante em que nos encontramos – completamente sozinhos e ‘incomunicáveis’...”
	É a primeira abordagem no texto sobre a conclusão do significado da comunicação para o ser humano.
	91
	“Em suma, o homem comunica-se com os outros; é um ‘animal político’, não pelo fato de ser um animal social, mas sim porque é um animal solitário, incapaz de viver na solidão. ”
	Justifica que não é por motivos de ser bem-sucedido ou ser politizado e sim por sermos dependentes uns dos outros para viver pois não conseguimos viver sozinhos. 
	93
	“ A comunicação humana é inatural, contranatural, pois se propõe a armazenar informações adquiridas. “
	 Descreve que a comunicação natural não é a que utilizamos, pois utilizamos ela para fins armazenar história e adquirir conhecimento.
	96
	“ Este capitulo deve então abarcar a aquisição e o armazenamento de informações.”
	O Autor insere a questão a ser estudada: como os homens decidem produzir informações e como elas devem ser preservadas.
3 – Comentários
	O capítulo servirá para embasamento de comunicação no trabalho de conclusão de curso e nos estudos sobre a sociedade na disciplina, abordando muitas questões filosóficas, literárias e analíticas discursivas que, se utilizadas, poderiam influenciar negativamente na composição de um futuro artigo ou trabalho.
4 – Ideações
	O capítulo auxiliará também em definições teóricas que irão compor futuras pesquisas para desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso e projetos de pesquisa com ênfase na sociedade e no comportamento.

Continue navegando