Buscar

Meta: conceituar fichamento. Objetivos: a) selecionar as ideias principais de um texto; b) anotar em fichamento uma leitura. Como os textos acadêmi...

Meta: conceituar fichamento.
Objetivos:
a) selecionar as ideias principais de um texto;
b) anotar em fichamento uma leitura.
Como os textos acadêmicos são, geralmente, herméticos, convém fazer fichamentos ou anotações de tais leituras.
Fichamento: apreender conteúdo.
O fichamento, junto com o resumo e a resenha, constitui uma atividade de síntese. Para realizá-la, incumbe-se o leitor de selecionar as ideias principais do texto a ser fichado. Trata-se de uma técnica de coleta de informações que serve como referência para a elaboração de trabalhos de pesquisa. É, pois, um método de estudo e de memorização dos conteúdos examinados. Consiste no registro sintético e documentado de informações relevantes do ponto de vista do leitor de uma obra filosófica, científica ou literária. Como não é possível reter todas as leituras na memória, arquivemos a documentação recolhida em texto. Por isso, o fichamento ficou tradicionalmente conhecido como “memória de papel”. Fichando, tornamos mais fácil o acesso aos dados fundamentais para a elaboração do trabalho. O termo deriva de ficha, porque, antes do advento do computador, as anotações eram feitas em fichas pautadas de cartolina, que, hoje, deram lugar ao arquivamento eletrônico: “Quanto mais se estuda, mais se percebe que o ato de estudar é lento, exige interesse, esforço, disciplina.” (HÜHNE, 1992. P. 64). Daí a necessidade de fichar ou registrar o material necessário à compreensão de um assunto.
O conteúdo do fichamento pode ser de citação, extraindo-se entre aspas trechos do texto, com menção às páginas em que se localizam; de resumo, escrito com as próprias palavras do fichador; e de comentário, se o pesquisador desenvolve ideias suas sobre a leitura. Este processo se chama ideação, que forçosamente decorre do estudo em pauta.
Recomendações:
a) informar a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título. Cidade: Editora, ano da publicação. No. de páginas.
b) destacar as palavras-chave (cf. Aula 19) de cada parágrafo, a fim de identificar-lhes as idéias-núcleo ou tópico frasal;
c) manter a ordem do texto, as divisões em capítulos, a sequência dos parágrafos;
d) usar frases curtas e linguagem concisa, eliminando adjetivos e advérbios. Tudo isso são práticas que, afinal, ajudam a automatizar o raciocínio e a tradução deste em uma escrita coesa e coerente. Compreendem-se as ideias de outrem, sintetizando-as. E assim, prossegue a aquisição de conhecimento ou de ciência dos fenômenos humanos e físicos.
Tomemos, pois, o termo ciência como o saber que todas as tribos possuem. O nosso é produzido e conservado na escola. A epistemologia ou teoria do cionhecimento é um debruçar-se sobre o próprio saber ou um estudo sobre o estudo. Ela indica o que estudar, como estudar, para que estudar; o que pesquisar, como pesquisar, para que pesquisar; o que conhecer, como conhecer, para que conhecer. Trata, logo, da origem da ciência, do objeto da ciência, de como adquirir ciência e da finalidade da ciência.
Transcreva-se um fragmento da primeira parte do Discurso do método (Leyden, 1637), de René Descartes (cf. Aula 23), o fundador da epistemologia. No trecho, o mestre discorre sobre algumas áreas de estudo, segundo a própria experiência, quais sejam: a alfabetização, as letras, a importância da leitura, a ficção, a poesia, a matemática, as ciências, a teologia, a filosofia e as viagens de observação e aprendizado:
Mas não receio dizer que penso ter tido muita sorte em ter-me encontrado desde a juventude em certos caminhos, que me conduziram a considerações e máximas com as quais formei um método que penso ser um meio de aumentar gradualmente meu conhecimento e de elevá-lo aos poucos ao mais alto ponto que a mediocridade de meu espírito e a curta duração de minha vida permitam atingir. Pois dele já recolhi tantos frutos que, muito embora nos julgamentos que faço de mim mesmo eu tenda sempre para o lado da desconfiança e não o da presunção


Essa pergunta também está no material:

Fichamento
6 pág.

Teorias e Práticas Discursivas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Fichamento é uma técnica de estudo e organização de informações utilizada para selecionar as ideias principais de um texto e anotá-las de forma sintética e documentada. É uma atividade de síntese que serve como referência para a elaboração de trabalhos de pesquisa. O fichamento pode ser feito de diferentes formas, como citação (trechos do texto com aspas e indicação das páginas), resumo (escrito com as próprias palavras) e comentário (desenvolvimento de ideias próprias sobre a leitura). Recomenda-se informar a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT, destacar as palavras-chave de cada parágrafo e manter a ordem do texto. O fichamento ajuda a automatizar o raciocínio e a escrita coesa e coerente, contribuindo para a aquisição de conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais