Buscar

Análise Crítica do Código de Ética e Balanço Social da Unimed Fortaleza

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Ana Cláudia Nunes Marques
Fernanda Nunes
Luiz Felipe G. S. Vieira
Naiani Mendes
Vitória Martins de Medeiros
ANÁLISE CTÍTICA DO CÓDIGO DE ÉTICA E BALANÇO SOCIAL
UNIMED FORTALEZA
GOIÂNIA-GO
2017
Ana Cláudia Nunes Marques
Fernanda Nunes
Luiz Felipe G. S. Vieira
Naiani Mendes
Vitória Martins de Medeiros
ANÁLISE CTÍTICA DO CÓDIGO DE ÉTICA E BALANÇO SOCIAL
UNIMED FORTALEZA
Trabalho apresentado a pedido da professora Estela Najberg para composição de nota processual N2 da disciplina de Responsabilidade Social no Curso de Administração.
GOIÂNIA-GO
2017
Análise do Código de Ética da Unimed Fortaleza- CE
Abrangências
	O Código de Ética da Unimed Fortaleza abrange a todos seus colaboradores, e diretores. Portanto ela espera destes a conduta ética descrita no seu Código, sendo isso mui relevante para os contratos de trabalho e acordos com fornecedores.
Objetivos e Funções
	A empresa explica que a diversidade existe, é estimulada e aceita, contudo é orientada pela ética nas relações. O Código foi criado, para informar a todos sobre as regras de ética de conduta. Sendo assim, ela expectativa que todos conheçam e concordem com o Código. O objetivo deste, é criar condições para que se adote uma conduta responsável e que a empresa cumpra suas responsabilidades perante a sociedade.
As funções do Código de Ética são: 
Legitimação moral: os compromissos que o código expressa são a base para que os stakeholders confiem que suas expectativas serão tratadas de forma equitativa.
Cognitiva: o código anuncia os princípios e regras de conduta, e com isso reconhece comportamentos não éticos e esclarece o exercício apropriado de suas atitudes.
Incentivo: o Código gera incentivos à observância dos princípios e valores corporativos, pois disso depende a reputação da empresa.
Responsabilidades
Todos os colaboradores da empresa devem divulgar o Código e se comportar dentro das normas dele. A Diretoria e Conselheiros devem conduzir seus negócios de forma ética.
Aos cargos de liderança, cabe a orientação dos seus subordinados, sobre as informações do Código.
Compromisso com a Ética
Antes de tomar qualquer decisão, que envolva questões éticas, e para saber se ela é coerente, o indivíduo deve questionar se a decisão está em conformidade com a lei, com a Cooperativa Unimed, sobre o prazo do objetivo desta, e o impacto pessoal da decisão.
Os princípios éticos da empresa vão de A à Y, e se resumem em valores como zelo,respeito à empresa, aos colegas, e as normas, cooperação, honestidade, transparência, comprometimento, empenho nos resultados, honestidade, engajamento e cuidado com as informações.
Para a Unimed Fortaleza, a ética nos negócios deve envolver: a preocupação com atitudes corretas que afetem aos stakeholders, a promoção de valores e comportamentos que respeitem os direitos humanos, o respeito ao meio ambiente e o maior envolvimento nas comunidades em que se insere a empresa.
Conflito de interesses
A Unimed Fortaleza permite ao colaborador participar de negócios externos à empresa, desde que este, seja dentro da lei e não prejudique à organização. Os conflitos devem ser evitados, bem como o benefício pessoal do colaborador que não esteja em concordância com a cooperativa.
Relacionamento com as partes interessadas
	Os relacionamentos devem objetivar a efetivação de parcerias que durem e benéficas para ambos. Estando ainda em concordância com as leis do país e respeitando os parceiros.
a) Relações com clientes: A empresa visa atender seus clientes, oferecendo serviços de qualidade, para atender suas necessidades, garantindo o bem estar e a qualidade de vida. Para isso, com relação aos clientes, ela se empenha em prestar bons serviços, estabelecer confiança, oferecer sigilo, agilidade, ser transparente, fornecer informações corretas, ouvir opiniões, respeitar seus direitos, ser comprometida e buscar melhoria do seu atendimento. O cliente deve ser sempre respondido e atendido o mais brevemente possível. A Unimed busca atender todos seus clientes de igual forma, satisfazendo seus direitos, e também ela busca assumir seus erros.
b) Relação com os cooperados: Os cooperados são a base do Sistema Unimed, portanto o relacionamento entre eles deve ser coerente, baseando-se no respeito, esforço e cordialidade. E para isso, deve-se prestar informações claras e confiáveis, divulgar as informações sobre o sistema, buscar boas e justas condições de trabalho, incentivar a participação dos cooperados, promover programas de educação e exigir dos cooperados o cumprimento dos seus deveres.
c)Relações com as Unimeds e a Unimed Brasil: Nesta relação, busca-se a ajuda mútua: “cooperação entre as cooperativas”. E para atingir esse objetivo a empresa procura atender com ética, cooperativismo, cortesia para atender as expectativas, eficiência nos acordos, respeito as normas e regras, desenvolvendo uma cultura de coresponsabilidade pelos resultados, e utilização da marca Unimed, divulgando-a.
d)Relações com prestadores de serviços, fornecedores e parceiros: A empresa considera seus parceiros todos os interessados e envolvidos com ela. A contratação de serviços segue padrões que garantem maior custo-benefício. A relação da empresa com este público segue várias diretrizes que se baseiam em realizar negócios com pessoas ou empresas socialmente responsáveis, confiáveis, de boa reputação, por um preço justo, estando ainda de acordo com a lei, economizando recursos, cumprimento das suas obrigações como empresa, oferecendo boas condições de trabalho. Além disso ao negociador da empresa, é recomendável que este seja claro, honesto, justo, imparcial, respeitador, e prudente.
e) Relações com a concorrência: A Unimed Fortaleza reconhece a concorrência como estímulo para seu aperfeiçoamento. Portanto recomenta a estes manter um relacionamento leal, baseado na transparência, participação mutua de eventos de interesse da saúde, aceitando que a disputa pelo cliente é normal, e não justifica, então, retaliações
f) Relações com a Imprensa: a empresa determina todas as suas divulgações devem ser analisadas pela Assessoria de Comunicação, seguindo um padrão, sendo adequadas, coerentes, claras, legalizada, honesta e não omitidas. Os colaboradores contam com o Manual de Comunicação do sistema, que busca a credibilidade junto ao público. 
g) Relacionamento com a comunidade: ela busca pautar-se no cumprimento da lei da cidadania, agindo com respeito, e promovendo a saúde para mais pessoas.
h)Relações com o governo, setor Público, e partidos políticos: a empresa apoia políticas e prática públicas éticas, é contraria a negócios ilegais, e participa do processo eleitoral. 
i) Relação com associações e entidades de classe: a empresa frisa que deve haver respeito, a apoio as iniciativas que beneficiam a sociedade, praticando o respeito com os colaboradores, com as leis e com os direitos individuais.
j)Relações com órgãos reguladores das atividades da Unimed: este deve ser orientado pela Assessoria Jurídica, preservando os direitos dos clientes.
k) Relação com o Meio Ambiente: a empresa reconhece que possui responsabilidade na degradação do ambiente, por gerar resíduos e utilizar recursos naturais, assim, ela estabelece seus deveres de respeito, cuidado, preservação do meio ambiente, bem como a valorização da biodiversidade, incentivo ao consumo racional e sustentável, adoção e incentivo do correto gerenciamento de resíduos de saúde, além de participar ativamente de campanhas internas de esclarecimento por uma consciência ambiental, para preservar o ambiente.
l) Relação com a mídia: a empresa preza pelo zelo de sua imagem e organiza de modo unificado as suas divulgações. Ela busca tornar-se visível, e utilizar a comunicação para construir uma imagem positiva perante o público.
Ambiente de Trabalho
	Esse tópico é destinado majoritariomante a orientar padroes de conduta aos stakeholders internos e mostra os valores da empresano que se toca ao respeito ao próximo e a diversidade, e a negação a qualquer tipo de preconceito a fim de proporcionar um bom ambiente de trabalho para todos os funcionários.
Valorização do Capital Humano
	A Unimed busca capacitar seus funcionários, estimular o trabalho em equipe e contribuir para um ambiente democrático, disponibilizando canais de feedback; Possui certas regras que devem ser seguidas por todos, entre estas estão o reconhecimento dos erros cometidos para busvar eliminar as causas, comunicar atos antagônicos aos interesses da empresa. Aos cargos de liderança é pedido estabelcer política salarial justa, valorizar as diversidades, estimular o desenvolvimento dos colaboradores e promover práticas de gestão para fortalecer motivação, satisfação e comprometimento, incentivando-se o feedback.
Respeito as Leis, Regulamentos e normas internas
	Além de seguir as normas nas quais a Unimed é regulamentadas, por exemplo a Lei das Cooperativas e dos Planos de Saúde, esta possui um regulamento e regimento interno, e ainda normas internas passadas aos stakeholders internos para o perfeito entendimento as atividades realizadas.
Regras Básicas
	Entre as regras básicas apresentadas estão diversos itens relacionados do uso de fundos e ativos da Unimed, a informações internas confidênciais que não devem ser expostas sem prévia autorização, muito menos a fim de obter vantagens e favores pessoais, e a necessidade da documentação formal de qualquer pagamento ou acordo efetuado em nome da oganização. É de responsabilidade da Unimed Fortaleza abster-se de qualquer envolvimento político-partidário, do Colaborador de não difundir ideologias partidárias enre os colaboradores da instituição.
	Entre outras as responsabilidades da Unimed estão manter a segurança de seus colboradores no trabalho, higiene e saúde no trabalho. A utilização dos recursos de informática possui suas limitações, como por exemplo seguir políticas de segurança da informação e não se utlilzar de hardware e software adquirido pela unimed para disseminar informações internas e atividades da organização, tolerando-se a utilização moderada dos meios de comunicação para fins pessoais dos colaboradores, desde que o uso não contrarie ormas e orientações internas e prejudique o trabalho.
	É de responsábilidade aos colaboradores que possuem delegação para decidir sobre avaliações de pessoal dar tratamento igualitário a todos os colaboradores, sem qualquer espécie de distinção e avaliar respponsábilidades e requisitos da função a luz dos critérios estabelecidos no plano de cargos e salários. É de responsabilidade de todos os colaboradores conhecer e divulgar as normas internas da Unimed Fortaleza.
Implementação
	Espera-se que os diretores e comitê de ética assegurem a aplicação, divulgação e consolidação do código de ética de forma adequada, Todos os gerentes, gestores e colaboradores em cargos de chefia são responsáveis pela fiscalização de qualquer violação deste código e propor quando necessário a revisão deste código de conduta ética e que uma cópia seja entregue a cada colaborador e da disponibilidade desta na rede interna. 
	É de responsabilidade dos stakeholders internos que reportem quaisquer violações ao código de ética ao seu gerente de área, exceto quando estiver este envolvido, neste caso deverá ser informada a diretoria; Será garantido ao colaborador acusado a ampla defesa e oportunidade de contaditório. É infração grave o ato de represália, e a empresa protegerá o denunciante de qualquer tipo de represália ao relator de fatos presenciados ou de seu conhecimento referente a violações do Código de Conduta Ética.
Elaboração, revisão, aprovação e vigência 
	O codigo de conduta da Unimed Fortaleza de 2014 se baseia principalmente no código de ética da Unimed Brasil de 2011.
	Dentre a equipe responsável pela revisão e aprovação do código estão os gestores da governança e auditoria interna, Acessoria de desenvolvimento organizacional, Jurídica, entre outros e encaminhado para análise e apreciação do conselho de Administração, passando a vigorar a partir de 07 de Janeiro de 2014.
Observações e conclusões
- No livro: “Indicadores Ethos para negócios sustentáveis e responsáveis”(2017, pg. 24), encontra-se os indicadores de Governança e gestão, com relação ao Código de Conduta das empresas. Relacionando os tópicos neste trabalho abordados com cada indicador, pode-se inferir que a Unimed Fortaleza se enquadra com êxito em todos os estágios. 
A empresa, conforme o estágio 1, aplica os padrões de conduta do seu Código de Ética para orientar o comportamento de seus empregados. De acordo com o estágio 2, seu código é avaliado pela Unimed Brasil, estando em concordância com esta, e abrange todos seus funcionários, inclui regras de relacionamento com agentes do governo, proíbe e condena práticas ilegais, e ainda comunica adequadamente seus padrões de comportamento aos interessados, praticando valores éticos. Em consonância com o estágio 3 a empresa promove a capacitação de seus funcionários. Mas vale destacar aqui, que com relação a revisão do Código de Conduta, o último documento disponibilizado, foi relativo ao ano de 2014. Em relação ao estágio 4, a empresa alcança a cadeia de suprimentos, ela busca firmar acordos com parceiros responsáveis e confiáveis. 
- No é possível identificar a facilidade de acesso aos serviços, portanto a empresa atende seus clientes com qualidade. Ainda no site da empresa, há vários tópicos informativos sobre o funcionamento da empresa, sua equipe, bem como sobre projetos sociais e sustentáveis que esta pratica, como por exemplo: o Coral, as Bicicletas compartilhadas, os projetos:” Roda Viva”, “Hortifrutti”, “Parto Adequado”, “Cuidar do Futuro”, “Unimed Ativa”, e os programas sustentáveis: “Programa Saúde Ambiental”, “Programa Memória Viva”, “Programa Carbono Neutro”, “Gerenciamento de Resíduos”, entre outros. A empresa possui ainda certificações pelas seguintes instituições: “Sistema Unimed, OCB/SESCOOP, Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, Fundação ABRINQ, Secretaria de Trabalho, Jornal O Povo e IPREDE.”
- Na web não foram encontradas notícias negativas ou contrárias aos comportamentos, compromissos e valores propostos pela empresa.
Referências: 
Unimed Fortaleza, 2017 Disponível em <http://www.unimedfortaleza.com.br/responsabilidade-socioambiental> Acesso em: 23/06/2017
Social. Instituto Ethos de empresas e Responsabilidade. Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. São Paulo, 2017.

Continue navegando