Buscar

RESENHA CRÍTICA ARTIGO DAYRELL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
	
	Acadêmico: Cristiane Borba Luckmann
Disciplina: Estágio Docente em Ciências I
Prof.ª: Me Suelen Bomfim Nobre 
	
	
RESENHA CRÍTICA
	
Resenha crítica sobre o artigo “A escola como espaço sociocultural”, de Juarez Tarcisio Dayrell.
Neste artigo, Dayrell nos propõe refletir sobre o ambiente escolar e a relação entre professor e aluno; mostrando-nos a escola como um ambiente que traz diferentes culturas e realidades, onde cada aluno tem suas características e seu próprio potencial. Ao professor cabe perceber essas singularidades, pensando em cada aluno com um ser individual e não às turmas como um todo, levando em conta a bagagem que o aluno traz consigo e lembrando que esta pode ser boa ou traumatizante e que irá refletir diretamente no perfil do aluno.
A escola atual tende a unificar os alunos dentro de um ambiente com estruturas delimitadoras, com muros altos e paredes frias onde, ao adentrar estes limites, é necessária uma mudança de comportamento. Alunos que não se enquadram no comportamento são geralmente tachados como “maus alunos” sem se levar em consideração seu histórico familiar ou social, tornando mais fácil ao meio escolar estereotipá-lo do que buscar causas ou soluções para o problema.
O ensino se restringe às salas de aula, muitas vezes não havendo biblioteca ou laboratórios ou, quando existem, são pouco equipados ou simplesmente de difícil acesso ao professor, tornando as aulas desinteressantes e o ambiente desmotivador. Em maioria, os professores não tem objetividade ao planejar suas aulas, não sendo capazes de expor o que desejam com sua metodologia e tampouco conseguindo transpor as paredes da escola, levando o que ensinam ao cotidiano dos alunos. Tornou-se apenas o ato de ensinar seguindo um cronograma sem nenhum sentido para os alunos.
Existe uma grande separação entre professores e alunos e Dayrell nos coloca a refletir sobre isso, apontando ao professor a postura que deve ser adotada diante dos alunos, fazendo-nos perceber que é necessário levar em conta a diversidade cultural das escolas e ver cada aluno como único; propõe-nos a criar laços, incentivando os alunos a querer aprender e nos desafiando a não ter medo de errar.
Pode-se perceber que o relacionamento entre o professor e seus alunos e a clareza nos objetivos são primeiros passos de extrema importância para se evoluir o processo de ensino e aprendizagem nas escolas atuais.
Referência da obra: DAYRELL, Juarez T. A escola como espaço sociocultural.

Continue navegando