Buscar

Trabalho ABOP e ISOP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Orientação Profissional 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (ABOP)
FORTALEZA / CE
2017 
Fazer um panograma geral sobre o que foi apresentado em sala de aula em relação à importância da criação do (ISOP) e da (ABOP)
 
Instituto de Seleção e Orientação Profissional ISOP
 Foi inaugurado na Fundação Getúlio Vargas em 1947, no Rio de Janeiro, o instituto de seleção e Orientação Profissional (ISOP) com o intuito de contribuir para o ajustamento entre o trabalhador e o trabalho, mediante estudos científico das aptidões e vocações:
O ISOP (Instituto de Seleção e Orientação Profissional) foi criado no Brasil em 1947. O objetivo era através dos estudos científicos orientarem principalmente a classe média alta. Esse instituto formou os primeiros especialistas da área da psicologia em orientação profissional. (ABADE, 2005 apud RODRIGUES e JACOBY, 2013)
 Compreende que o ISOP era freqüentado por pessoas da classe média e alta, e o instituto foi o grande pioneiro em especialista no campo da psicologia e orientação profissional. (ABADE, 2005 apud RODRIGUES e JACOBY, 2013)
 Seus objetivos eram o desenvolvimento de métodos e técnicas da Psicologia aplicada ao Trabalho e a Educação, o que foi feito principalmente através da adaptação e da validade de instrumentos psicológicos estrangeiros e da criação de instrumentos psicológicos brasileiros, o atendimento ao publico, através dos serviços de seleção e orientação profissional e a formação de novos especialistas. A partir de 1948 o ISOP passou a oferecer cursos de formação em seleção e orientação profissional, e no ano seguinte, a publicar a Revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Esse Instituto foi referência para o desenvolvimento da psicologia no Brasil, e não apenas na seleção e orientação profissional. 
 Com a regulamentação da Psicologia enquanto profissão o ISOP teve o nome alterado para Instituto Superior de Pesquisa Psicológica ampliou seu campo de interesses, parou de prestar atendimento ao público e passou a realizar a formação de especialistas, docentes e pesquisadores em nível de pós-graduação. O surgimento dos cursos de Psicologia e a regulamentação da profissão de psicólogo não modificaram apenas os objetivos do ISOP, mas influenciou a orientação profissional vinculação desta atividade a Psicologia Clinica e a transferência do processo de intervenção para consultórios particulares. 
Associação Brasileira de Orientação Profissional – ABOP
 Foi fundada a Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) em 1993, durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional realizado em Porto Alegre, de 24 a 27 de novembro de 1993, foi criada com objetivos de unificação e desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil.
 A ABOP é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega orientadores profissionais do Brasil. Entre as principais realizações, a ABOP organiza e apóia eventos relacionados à Orientação Profissional, apóia Cursos de Formação, Especialização e Extensão. Publica mensalmente em seu boletim semestralmente a revisão da ABOP.
A ABOP tem com objetivo em desenvolver, integrar e valorizar a orientação profissional no Brasil. Um de seus objetivos e atuar junto a formação de orientadores através de sua Comissão de Fiscalização e Ética. A ABOP apóia cursos livres que solicitam formalmente este apoio, como também divulgar cursos oferecidos por seus associados com reconhecida competência na área:
 A Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) conforme artigo 4º de seus Estatutos Sociais objetiva “favorecer, apoiar, estimular e promover atividades científicas de investigação e de ação orientadora, respeitando as identidades e liberdades pessoais e sócio-históricas” e “impulsionar a investigação e a ação científicas da orientação...” (FRACALOZZI 2010 apud Melo-Silva, Santos, Simão, & Avi, 2003, p. 439).
Referências
ABADE, Flávia Lemos. Orientação profissional no Brasil: uma revisão histórica da produção científica. Belo Horizonte: Rev. Bras. Orientac. Prof V.6 N.1, 2005.
MELO-SILVA, Lucy Leal. Histórico da Associação Brasileira de Orientação Profissional e da Revista Brasileira de Orientação Profissional1. São Paulo: Rev. Bras. Orientac., 2007. 8 v
FRACALOZZI, Nerielen Martins Neto. Produção científica em congressos brasileiros de orientação vocacional e profissional: Período 1999-2009. Rev. bras. orientac. prof,  São Paulo ,  v. 11, n. 1, p. 107-120, jun.  2010.Disponível em<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167933902010000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  08  abr.  2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando