Buscar

HCS FILOSOFIA PRÉ SOCRÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O PENSAMENTO PRÉ-SOCRÁTICO
*
CONTEÚDOS
 Fatores de transição do pensamento mitológico para o pensamento racional-filosófico
 Principais características do período pré-socrático.
- O mobilismo e a dialética de Heráclito e Parmênides
*
		Os pré-socráticos
		Destaca-se nos primeiros filósofos a construção de uma COSMOLOGIA (explicação racional e sistemática das características do universo) que substituísse a antiga COSMOGONIA (explicação sobre a origem do mundo baseada nos mitos). 
		Querem descobrir, com base na razão e não na mitologia, a substância primordial (arché, em grego) existente nos seres materiais, ou seja, a matéria-prima de que são feitas as coisas. 
*
Tales de Mileto
		Considerado o primeiro pensador grego: “pai da filosofia”. Foi astrônomo. Chegou a prever um eclipse total do Sol. Demonstrou que a soma interna dos ângulos do triângulo é 180º. 
623-546 a.C
*
Mileto: cidade litorânea situada na Jônia, marcada pelo comércio e múltiplas influências culturais.
*
Tales de Mileto: tudo é água
		Na busca de fugir das antigas explicações mitológicas sobre a criação do mundo, Tales queria descobrir um elemento físico constante em todas as coisas. 
		
		Concluiu que a água é a substância primordial, a origem única de todas as coisas. Para ele, a água permanece a mesma, em todas as transformações dos corpos, apesar dos diferentes estados: sólido, líquido e gasoso.
*
Anaximandro de Mileto – 610-547 a.C
*
Anaximandro de Mileto
	“Nem água nem algum dos elementos, mas alguma substância diferente, ilimitada, e que dela nascem os céus e os mundos neles contidos”. Para ele não era possível pensar uma única substância (ou o fogo ou a água...). Designou esta substância como ápeiron (em grego = o “indeterminado”, “infinito”). Tal realidade não é acessível aos sentidos como a água, por exemplo. 
*
Anaxímenes de Mileto – 588-524 a.C
“E assim como nossa alma
que é ar, nos mantém unidos,
da mesma maneira o vento 
envolve todo o mundo.
Tentando conciliar Tales e Anaximandro, 
concluiu ser o ar o princípio de todas as coisas. 
*
Pitágoras de Samos – 570-490 a.C
“Todas as coisas são números”.
Para Pitágoras os números
representam ordem e harmonia.
Fundou uma sociedade de 
caráter filosófico e religioso.
		Introduziu um aspecto 
mais formal na explicação da realidade: 
 a ordem e a constância. 
*
Heráclito de Éfeso (500 a.C.)
*
Nascido em Éfeso, Heráclito é um dos filósofos mais importantes dos pré-socráticos, sendo considerado o primeiro representante do pensamento dialético*. Concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, em permanente transformação. Por isso, sua escola filosófica foi chamada de mobilista (de movimento).
* Dialética: originalmente, quer dizer a arte do diálogo, da contraposição de idéias que leva a outras idéias. Embora apareça com este nome só em Platão, Heráclito já a utilizava em sua forma de filosofar.
*
Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias: a ordem e a desordem, o bem e o mal, o belo e o feio, a construção e a destruição, a justiça e a injustiça, o racional e o irracional, a alegria e a tristeza.
Concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, em permanente transformação, onde tudo muda, nada permanece como está, tudo é um constante vir-a-ser, chamado de devir. 
*
Assim, afirmava que a guerra é a mãe, rainha e princípio de todas as coisas. É pela luta das forças opostas que o mundo se modifica e evolui. O mundo é como o fogo com chamas vivas e eternas, governando o constante movimento dos seres.
Por causa deste movimento contínuo que defendia é que dizia não ser possível entrar duas vezes no mesmo rio, pois suas águas se movem a cada instante, e quando entrarmos novamente no mesmo rio, no mesmo local, já é outro fluxo de água e nós também já somos outra pessoa. 
*
*
Segundo Heráclito, a dinamicidade do Universo se expressa no fenômeno das estações do ano, no dia e na noite, nas fases da lua, nos sentimentos das pessoas que um dia estão tristes, outro alegres, nos pássaros que sempre fazem seus ninhos em lugares diferentes etc... 
O fogo usado nos jogos olímpicos seria o símbolo do movimento das coisas.
Para ele, aquilo que eu era ontem, hoje não sou mais, porque a cada instante mudam meus pensamentos, sentimentos, desejos, vontades... Eu sou um eterno vir-a-ser.
*
Parmênides de Eléia – 510- 470 a.C 
				 “O ente é; pois é ser e nada não 			 é”.
				 Opõe-se a Heráclito. Existe o ser
				 e o não ser não é. Os contrários 			 não podem coexistir. Princípio 			 lógico da não contradição. 
 				 Não podemos confiar nas 				 aparências das coisas. Devemos 			buscar a essência e a verdade.
*
*
Principais idéias de Parmênides 
O conhecimento se dá por dois caminhos, o da certeza e o da ilusão –
 O caminho da certeza está fundamentado no Princípio da Identidade: A=A. Para Parmênides “o ser é” e “o não ser não é”. 
 O caminho da ilusão deriva do fato de querermos pensar o mundo a partir do movimento. Porém, por esse caminho, os seres humanos chegam apenas a um conhecimento falso e contraditório. 
*
Ser e pensar são a mesma coisa – Parmênides identifica a estrutura do mundo com a estrutura do pensamento.
A realidade é estável – O cosmo não teve início, nem terá fim. O ser é imutável, incorruptível e tem na esfera sua imagem ideal.
*
Citações de Parmênides
“Só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é” (definição do caminho da certeza).
“Não te deixe arrastar a investigação pela múltipla experiência do hábito” (o caminho do movimento e da ilusão).
“Pensar e ser é o mesmo” (igualdade entre o ser e o pensamento).
“O ser é completo em todos os lados, comparável à massa de uma esfera bem redonda equilibrada desde seu centro em todas as direções” (a realidade é estável e o ser é comparável a uma esfera).
*
Contribuições de Parmênides para a posteridade
Parmênides direcionou a Lógica com a formulação do princípio da identidade. A metafísica (estudo da essência do ser) e a religião também trazem “marcas” do pensamento parmenídico.
Parmênides também influenciou Sócrates, que por sua vez, foi o mestre de Platão – um dos pensadores mais importante da tradição intelectual do Ocidente.
*
Heráclito e Parmênides criaram visões de mundo bastante originais e bem divergentes. Essas idéias são importantes, por terem sido retomadas e re-elaboradas ao longo de vários momentos da história. Por tudo isso, conhecer Heráclito e Parmênides é também uma forma de nos conhecer um pouco mais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais