Buscar

Inversão térmica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Inversão Térmica
Componentes: Amanda
Ana Rosa
Caio
Crislaine
Erniley
Fernando
Ilidio
Ivelton
Julia
Marcos
Miriele
Rafael
Viviane
Introdução
A inversão térmica é um fenômeno meteorológico natural que pode ocorrer em qualquer dia do ano. É de fácil visualização e sua maior frequência se dá no inverno devido à ausência de chuva, dificultando a dissipação dos poluentes na atmosfera. 
Ocorrência do fenômeno
Na verdade, a inversão pode ocorrer em qualquer lugar, mas é mais comum em regiões mais industrializadas e com grande tráfego de automóveis como, por exemplo, São Paulo, tendo um maior lançamento de poluentes. Nessas grandes cidades, pode-se observar, a olho nu, no horizonte uma camada de cor cinza formada pelos poluentes vindos da queima de combustíveis fósseis.
Atributos do fenômeno
Durante a maioria dos dias, o movimento do ar na atmosfera é vertical e linear. O ar quente (menos denso), fruto da ação dos raios solares no solo, sobe para dar lugar ao ar frio (mais denso). 
Atributos do fenômeno
O ar próximo á superfície da Terra é mais leve e tende a subir e o ar frio em contrapartida é mais pesado e sua tendência é descer.
Com uma queda brusca da temperatura, o ar frio fica retido na superfície, e os poluentes que deveriam ser “carregados” pelo ar quente ficam bloqueados na camada mais baixa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando