Buscar

cidadania slide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cidadania: Os idosos e a garantia de seus direitos
Ana Gabriela
Elisângela Feitosa
Lorena carvalho
Marília sá
Stefhanir oliveira
A cidadania
A cidadania, tal como a concebemos hoje, está associada ao processo de construção da modernidade, que se expressou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, resultante, por sua vez, da Revolução Francesa de 1789.
O Pacto dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, aprovado em 1966 e ratificado no Brasil em 1992, traz como referência a indivisibilidade dos direitos econômicos, sociais e culturais, sem nenhuma descriminação de raça, sexo, religião, língua, opinião política ou qualquer opinião, além da origem nacional, nascimento, fortuna ou outra situação discriminatória.
A Cidadania regulada para as pessoas idosas no Brasil
No Brasil os direitos da pessoa idosa foram inscritos na Constituição de 1934 (inciso h do parágrafo 1º do artigo 121) sob a forma de direitos trabalhistas e de uma Previdência Social “a favor da velhice”. Ao se tornar improdutivo no trabalho industrial, o indivíduo era considerado velho. O trabalhador rural não tinha seus direitos trabalhistas reconhecidos, pois pertencia à esfera do “aluguel de mão-de-obra”, sob a tutela da oligarquia rural ( Faleiros, 2007ª).
Cidadania, direitos e autonomia dos idosos
As pessoas envelhecem nos contextos de suas histórias pessoais e da história da cidadania em sua sociedade. O perfil geral da população de idosos reflete desigualdade de renda, de direito à Seguridade Social e à educação e de cor/raça. A participação e a autonomia de decisão estão vinculados a essa condição estrutural.
Direitos dos Idosos 
Estatuto do Idoso – Art. 2º: O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades.
A efetivação do direito:
 VIDA
 SAÚDE
 ALIMENTAÇÃO
 EDUCAÇÃO
 CULTURA
 ESPORTE
 LAZER
 TRABALHO
 CIDADANIA
 DIGNIDADE
 RESPEITO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBALET, J. M. A cidadania. Lisboa, Estampa, 1989.
Marshall, T. H. Cidadania e classe social. Leituras sobre a cidadania. Brasília, Fundação Projeto Rondon, 1988.
SENNETT, R. Respeito – A formação do caráter em um mundo desigual. Rio de Janeiro, Record, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando