Buscar

Teoria da Produção FH002894

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Franciele Hendges Hammes1
Stephan Sawitzki2
TEORIA DA PRODUÇÃO
Os princípios da Teoria de Produção é importante na análise de preços e o emprego dos fatores de produção na alocação dos mais variados modelos tecnológicos, servindo de base para a análise das relações entre produção e custos de produção, bem como da análise da disponibilidade dos fatores de produção.
Toda firma é uma unidade básica ou técnica de produção em um sistema econômico. Esta firma é responsável pela transformação dos recursos produtivos em bens e serviços que possam ser disponibilizados aos consumidores, empresas e intermediários. Quando se fala em produção, deve-se falar em produtos, mas também em fatores de produção uma vez que os mesmos incluem recursos produtivos, matéria-prima e outros bens e serviços adquiridos de terceiros. Pode-se definir por tecnologia o método utilizado para se produzir tal produto ou serviço, tendo assim a representação pelo seguinte esquema:
Assim sendo apresenta-se alguns conceitos básicos inerentes à teoria de produção:
Firma: Unidade técnica que produz bens e serviços
Empresário: Responsável pela tomada de decisão de quanto e como as mercadorias serão produzidas, sujeitando-se aos lucros e prejuízos.
Fatores de Produção: Bens e serviços transformáveis em produção.
Produção: Transformação dos fatores de produção, sendo simples se dá origem à um produto e múltipla se originar mais de um produto.
Produto: Qualquer bem ou serviço que resulte da transformação dos fatores de produção, por meio dos processos de produção.
Tecnologia: Conjunto de processos de produção conhecidos e utilizados na produção de um ou mais bens ou serviços.
A tecnologia existente disponível possibilita a transformação de diferente quantidades de fatores de produção para obter determinado volume de produção, desta forma, um mesmo volume de produto pode ser obtido alterando-se o uso dos fatores de produção, ou seja, mais mão-de-obra e menos capital, ou vice-versa. Cada processo deverá se adaptar ao modelo mais eficiente, sendo assim obtém-se dois conceitos sobre eficiência, sendo eles:
Eficiência Técnica: Um método de produção torna-se tecnologicamente eficiente quando permite a obtenção da mesma quantidade de produto se comparado à outro método utilizando menor quantidade de fatores de produção.
Eficiência Econômica: Permite a mesma quantidade de um produto que os outros métodos 
Segundo o autor apresenta, a função produção pode ser conceituada como sendo a relação que indica a quantidade máxima que se pode obter de um produto, por unidade de tempo, a partir da utilização de uma determinada quantidade de fatores de produção mediante a escolha do processo de produção mais adequado. Sendo representada pela seguinte equação:
Q = f (L,K,T)
Onde :
Q – Quantidade produzida, por unidade de tempo
L- quantidade de mão-de-obra utilizada por unidade de tempo
K- é o capitalismo utilizado por unidade de tempo e;
T – quantidade de área utilizada por unidade de tempo.
Os Fatores de Produção podem se classificar como: Fator de Produção Fixo quando um fator de produção é considerado como fixo, quando a sua quantidade não pode ser alterada de imediato, quando se deseja uma rápida variação na produção de uma firma. E Fator de Produção Variável quando um fator de produção é dado como variável quando a quantidade pode variar facilmente, quando se deseja um aumento ou diminuição na produção.
Após entender o que é fator de produção fixo ou variável, faz-se necessário estabelecer noções de períodos de tempo relevantes para a firma, os quais são curto e longo prazo. O Curto Prazo diz respeito ao período de tempo ao período de tempo em que pelo menos um dos fatores de produção é tido como fixo. E a longo prazo, entende-se como sendo o período de tempo em que todos os fatores de produção são variáveis. Assim cada fator varia de acordo com cada empresa.
Entendo que toda ação econômica tem lugar no curto prazo, na produção a curto prazo, se o empresário quiser aumentar seu volume físico de produção, ele deve utilizar de forma intensa seus fatores variáveis de produção. Sendo assim, o Produto médio (ou produtividade média) do fator variável é obtido a partir da divisão da produção total pela quantidade de fator de produção variável empregada para se atingir o nível de produção.
Produto Marginal do fator de Produção variável é definido como a variação na produção total decorrente da variação de uma unidade no fator de produção variável. 
Assim sendo, tem-se a Lei dos Rendimentos Decrescentes, onde “aumentando-se a quantidade de um fator de produção variável em iguais incrementos por unidade de tempo, enquanto a quantidade dos demais fatores se mantém fixa, a produção total aumentará, mas, a partir de certo ponto, os acréscimos resultantes no produto se tornarão cada vez menores. Continuando aumento na quantidade utilizada do fator variável, a produção alcançará um máximo, podendo então decrescer.”
REFERÊNCIA
PASSOS, Carlos Roberto Martins. OTTO Nogami. Princípios de Economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. ISBN 85-221-0282-1
Franciele Hendges Hammes – Acadêmica do 1º Semestre de Ciências Econômicas
Stephan Sawitzki – Docente da Disciplina de Introdução à Economia do curso de Ciências Econômicas.

Outros materiais