Buscar

AP2 MIEO 2015.1 Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Método, Ideologia e Ética nas Organizações Avaliação Presencial – AP2
Junho de 2015 GABARITO
Coordenador da disciplina: Luís Henrique Abegão
O resultado geral da AP2 de MIEO foi pouco satisfatório, com notas muito baixas. Considero que o principal motivo que levou a isso foi a falta de cuidado em interpretar e compreender o que estava sendo solicitado em cada questão, associado ao fato de que muitos respondem utilizando apenas o senso comum, sem levar em consideração os conceitos e argumentos trabalhados ao longo da disciplina.
Ética não é uma questão, apenas, de manifestação da opinião pessoal sobre um dado assunto. Na verdade esse é um grande problema da ética hoje em dia: a nossa relação individualizada com a esfera ética, como se fossemos capazes de determinar de forma autônoma aquilo que é certo ou errado.
Para mostrar que, para aqueles que leram o material com dedicação e tomaram o cuidado de compreender o que estava sendo solicitado em cada questão, era perfeitamente possível responder bem as questões a partir dos elementos apresentados no conteúdo programático e na prova, decidi colocar como “gabarito” as respostas das questões discursivas de uma aluna do polo de Piraí.
1 a) (Valor 1,0) Tendo como referência as discussões da Aula 10, o que representa essa transição para além do consumismo?
A palavra chave aqui é o consumo consciente, um conceito cada vez mais difundido no Brasil e no mundo . Trata-se de uma linha de pensamento que vai contra o consumismo, e incentiva o consumidor a refletir sobre as suas necessidades de consumo e o impacto que podem gerar na sociedade e no meio ambiente. Antes da compra o indivíduo deve pensar o que está consumindo, por que consumir determinado produto, quando consumi-lo, como e, ainda, de quem está consumindo. E, além de saber a origem dos produtos, é importante também conhecer o impacto que o descarte pode gerar no meio ambiente.
b) (Valor 1,5) Considerando o conceito da meta-compromisso da economia de Jonas, apresentado na Aula 7, comente o trecho da citação acima, que diz “...a humanidade pode manter uma qualidade decente de vida para todos (e não apenas para os atuais consumidores)...”.
O conceito da meta-compromisso da economia, elaborado por Jonas, diz que a função da economia é oferecer condições de vida digna a todos que dela fazem parte ou participam. Lendo assim, logo me vem à memória a perspectiva de Sen sobre a pobreza, que revela que esta precisa ser tratada segundo uma abordagem multidimensional. A pobreza vai além das privações geradas pela falta de liberdade econômica, atingindo também a liberdade social de participação política e exercício da cidadania. Ética passa por justiça social, ou seja, pela construção de elementos que favoreçam a redução das desigualdades sociais, em prol de um
�
desenvolvimento realmente sustentável. Especialmente nos países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, uma grande parcela da população vive na pobreza ou extrema miséria, sem condições de ter acesso às necessidades básicas e sem uma qualidade de vida decente.
a) (Valor 1,5) Descreva os dois traços culturais da realidade organizacional dominante, apresentados na Aula 12, que exigem substancial revisão para que a ética empresarial possa ser posta em prática.
Há três abordagens ou visões da ética nas organizações, sendo mais comuns o princípio utilitarista, que visa apenas maximizar o lucro da empresa com a construção de uma “imagem” de empresa ética, e o princípio relativista, que até consegue incorporar certos valores exigidos ou valorizados pela sociedade. Ambos são insuficientes para lidar com a realidade atual, cada vez mais pautada no consumo consciente e no desenvolvimento sustentável. É preciso ir além, construindo uma ética da virtude, com base em valores humanos já bem conhecidos pela sociedade: respeito à s pessoas e ao meio ambiente, transparência nos negócios, tratar o outro da mesma forma que gostaria de ser tratado, entre outras coisas que muitas vezes são deixadas de lado por causa do “mercado competitivo”, mas que são cada vez mais valorizados pelos consumidores.
2 b) (Valor 1,0) A ética está na base do conceito de responsabilidade social e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Apresente argumentos que justifiquem essa relação entre ética e responsabilidade social.
A Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações que vai além das obrigações impostas pelas leis. Essas ações são colocadas em prática por empresas que prezam a ética nos negócios, e podem ser traduzidas por: preocupação com as atitudes éticas que afetam todos os stakeholders, promoção de valores e comportamentos morais praticados pela sociedade, respeito ao meio ambiente e contribuição efetiva para a sustentabilidade e o envolvimento com as comunidades em que está inserida, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos.
2 c) (Valor 1,0) O Código Moral expressa as diretrizes éticas de uma organização. Indique pelo menos dois benefícios do código moral para a prática da ética nas organizações.
Com o Código Moral, a organização terá uma visão clara e transparente das regras de conduta que devem guiar suas ações junto a todos os stakeholders com quem ela se relaciona. Além disso, o Código Moral possibilita que haja um alinhamento na tomada de decisões no âmbito organizacional, evitando discrepâncias, injustiças, inconsistências e até desvios éticos.
Questões Objetivas (Valor 1,0): 3 A
B
B
D

Outros materiais