Buscar

material para av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 6
Diante da política repressora de lei e ordem, surge um movimento radical que, verificando a seletividade do direito penal, a falência da pena privativa de liberdade e o mito da imparcialidade do juiz, defende que o sistema penal deve ser extinto. Marque a opção que indique que movimento é este:
R: abolicionismo penal
Nos anos 80 foram as drogas (todos os filmes policiais eram contra traficantes negros ou colombianos). Hoje, naturalmente, é o terrorismo. Assim, com base em que ideologia tal posição de enfrentamento bélico é tomada?
R: ideologia de segurança nacional
A sociedade com medo vem aceitando cada vez mais políticas criminais mais rigorosas. Assim, dentre as opções abaixo, marque a opção que se refira a esta política:
R: Política de tolerância zero
Observa-se que hoje o movimento de lei e ordem, notadamente a política de tolerância zero, adota medidas semelhantes. Aponte o principal ponto de convergência entre estas escolas criminológicas.
R: A punição rigorosa de crimes mais leves para prevenir crimes mais graves
Desenvolvida em Nova York, a política __________________ contribuiu para um derramamento de sangue. Através de tal política, buscava-se conseguir a segurança dos moradores da cidade diminuindo as garantias individuais:
R: de tolerância zero
Aponte o principal ponto de convergência entre o garantismo e o abolicionismo penal.
R: ambos criticam o sistema penal por ser seletivo e excludente
Aula 7 
O que vem a ser o discurso político-criminal que fundamenta este controle.
R: As drogas devem ser controladas pois levam aqueles que estão envolvidos a crimes mais graves
Aula 8
Para a escola clássica, a pena é um instrumento de intimidação, usado para inibir os demais membros da sociedade a praticarem crimes.
R: Teoria relativa da prevenção geral
Origina-se com o Positivismo. Segundo essa teoria, a pena é dirigida ao condenado, visando a sua ressocialização, intimidação ou neutralização, quando incorrigível. Assinale a assertiva que contém a teoria descrita acima
R: Teoria preventiva especial
Para a escola clássica, a pena é um instrumento de intimidação, usado para inibir os demais membros da sociedade a praticarem crimes. A afirmativa acima retrata a teoria:
R: preventiva geral
Presente na Idade Média, entende a pena como um instrumento de castigo, aplicado tão-somente para retribuir o mal causado pelo delito. Posteriormente, já no Estado burguês, a pena visava retribuir a desordem à ordem pública.
R: Teoria Absoluta
Laila, uma jovem muito bonita e que aprecia provocar os rapazes nas festas em que freqüenta, ao sair sozinha numa noite com uma roupa curta, justa e decotada vem a ser atacada por um rapaz que já a conhecia destas festas vindo a estuprá-la. Qual teoria da vitimologia melhor analisa a participação de Joana no processo vitimizador?
R: teoria do crime precipitado pela vítima.
Laila, uma senhora vaidosa que gosta de andar sozinha com suas jóias pelas ruas da cidade, ao para numa esquina para falar em seu celular de último tipo é abordada e assaltada por um jovem que levou todos os seus pertences. Segundo as teorias relacionadas à vitimologia, é possível afirmar que Laila, mesmo que inconscientemente, desejava ser vítima?
R: sim, segundo a teoria da vítima por tendência
Rui que se encontra preso condenado a 10 anos de reclusão por ter matado seu cunhado está em uma cela em péssimas condições de higiene convivendo com todo tipo de infrator e sofrendo agressões semanais. Segundo as escolas de vitimologia, Rui em algum momento, pode ser considerado vítima?
R: sim, pois se encontra numa posição de vulnerabilidade, segundo a escola assistencialista.
Lourdes, casada, mensalmente era agredida por seu esposo na frente de seus filhos. Tal fato vem sendo amparado pela lei "Maria da Penha", a qual possibilitou o afastamento do lar do agressor enquanto o mesmo é julgado pelas lesões. É possível afirmar que tal medida está em sintonia com:
R: teoria assistencialista
A criação do Estatuto do Idoso se compatibiliza com qual das alternativas listadas:
R: Escola Assistencialista

Outros materiais