Buscar

Multímetro: O que é e como usar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Multímetro
O que é o Multímetro?
O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro.
Tipos de Multímetro
Existem dois tipos de multímetros, os analógicos e os digitais. 
Multímetros analógicos – Baseados nos Galvanômetros, cuja verificação da leitura acontece por meio de força eletromagnética em seu ponteiro. 
Multímetros Digitais - Composto por um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional. 
Principais Fabricantes
Minipa: Atuando no mercado brasileiro de instrumentos de teste e medição, a Minipa, empresa genuinamente brasileira, vem oferecendo produtos com tecnologias inovadoras e excelente custo benefício e conta com filiais em Joinville, Houston, Kunshan e Bogotá, para melhor atender o mercado das regiões. Líder em multímetros e alicates amperímetros, reconhecida por sua excelência tecnológica, suporte ao usuário, parcerias de sucesso e consumidores satisfeitos.
Hakari: Atua no mercado brasileiro de instrumentos, oferece produtos de boa qualidade e com tecnologia inovadora e conta com empresas revendedoras em quase todo o Brasil.
Fluke: É líder mundial em ferramentas de teste e software para manufatura, distribuição, e serviços elétricos e eletrônicos. Desde a sua fundação em 1948, a Fluke tem ajudado a definir e a crescer um mercado de tecnologia único, fornecendo capacidades de teste e solução de problemas que têm crescido em missões críticas nas indústrias de manufatura e serviços. Toda planta nova de manufatura, escritórios ou construções representam hoje um consumidor potencial para os produtos Fluke.
Princípio de Funcionamento
Os multímetros analógicos utilizam o princípio de funcionamento do galvanômetro, registrando a leitura através da deslocação de um ponteiro numa escala graduada. Os multímetros digitais transformam o sinal analógico num sinal digital, registrando o valor de unidade medida num mostrador de cristais de líquidos.
 Para utilizar o multímetro digital como amperímetro siga os seguintes passos: 
- selecione a função amperímetro no comutador de medida (A); 
- selecione o tipo de corrente: contínua (c.c.) ou alternada (c.a.); 
- confirme se as pontas de prova estão ligadas na posição correta: Ponta preta (COM) e Ponta vermelha (A) ou (mA); 
- coloque o campo de medida num valor elevado; 
- ligue as pontas de prova de modo a que o aparelho fique em série no circuito que vai testar; 
- ligue o amperímetro de modo a que a corrente entre pela ponta vermelha (terminal positivo) e saía pela ponta preta (terminal negativo); 
- registre o valor obtido.
 Para usar o multímetro digital como voltímetro, siga os seguintes passos: 
- selecione a função voltímetro no comutador de medida (V); 
- escolha um campo de medida alto; 
- ligue de forma correta as pontas de prova: Ponta preta (COM) e Ponta vermelha (V); 
- encoste as provas de ponta às pontas do circuito onde se pretende efetuar o teste, ligando a ponta vermelha (terminal positivo) ao ponto de potencial mais alto; 
- se o valor analisado for pequeno, reduza o campo de medida de forma a aumentar a precisão; 
- registre o valor obtido.
 Para usar o multímetro digital como ohmímetro, siga os seguintes passos: 
- selecione a função ohmímetro no comutador de medida (Ω); 
- ligue as pontas de prova aos terminais: Ponta preta (COM) e Ponta vermelha (Ω); 
- verifique se o componente onde vai fazer a medição da resistência está fora do circuito e desligado da alimentação; 
- ligue as pontas de prova nos pontos onde se pretende efetuar a medição da resistência; 
- registre o valor obtido.
Leitura do Multímetro
Estabeleça o intervalo no seu multímetro analógico. Você deve estabelecer o intervalo com base no limite máximo do aparelho ou da tomada que você estiver verificando. Determine se você quer testar a continuidade, a resistência ou a voltagem. Em geral, multímetros analógicos não são feitos para testar corrente. Defina o intervalo. Seu multímetro analógico terá vários intervalos pré-determinados que você pode escolher. Escolha um intervalo que seja maior que a saída do circuito elétrico que você estiver testando. Por exemplo, uma tomada padrão de uma casa possui uma saída padrão de 120 volts. Sua leitura provavelmente não excederá 120 volts, mas você deve estabelecer um intervalo maior só para garantir.
2. Determine o valor da leitura máxima. A leitura máxima se iguala ao intervalo que você definiu. Se você definiu em 200 volts, então a leitura desse multímetro está mostrando 200 volts.
3. Calcule a leitura em meia escala. A leitura em meia escala se iguala à quantidade de volts dividida por 2. Se o seu multímetro está definido para 200 volts, então sua leitura indica uma saída de 100 volts.
4. Calcule a leitura em diferentes pontos ao longo da escala. Se o seu intervalo é 200 volts e sua agulha aponta para 0,72, então a leitura está em 0,72 x 200, ou 144 volts.
5. Faça o teste de acordo com as instruções do fabricante.
Obrigado
pela 
Atenção!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando