Buscar

const. e inst. fruticultura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FRUTICULTURA
Dimensionamento 
e Implantação
Fruticultura 
 Atividade relacionada ao cultivo de espécies frutiferas, de consumo humano que em nossa região normalmente ocorre como cultivo de subsistência.
Contribuições econômicas e Sociais
 - Adequada para implantação em propriedades de pequeno e médio porte.
 - Auxilia na fixação do homem no campo.
 - Contribui para a agregação de renda.
 - Propicia a empregabilidade de mão de obra familiar.
Fruticultura no Brasil
Se concentra com mais intensidade nas regiões, Nordeste, Sudeste e Sul.
 - Nordeste com sistema de produção irrigado.
 - Sudeste com produção intensificada de frutas tropicais, e de clima temperado em larga escala.
 - Sul com produção na forma de agricultura familiar.
Minas Gerais – microclimas distintos o que possibilita o cultivo de um número bem variado de espécies.
Condicionantes de Investimentos
O que plantar?
Onde plantar?
Qual será o mercado existente ou potencial?
Qual o tempo de retorno do investimento?
 Como negócio, a fruticultura é uma atividade na qual devem ser consideradas todas as etapas, desde questões técnicas e econômicas até ecológicas, ambientais e sociais.
 É uma atividade de risco, em que os custos são elevados, os mercados são competitivos e extremamente exigentes em termos de qualidade.
Condicionantes básicos
O cultivo de qualquer espécie deve ser fundamentado nas seguintes condições:
 - Clima e solos adequados;
 - Uso de espécies adaptadas;
 - Técnicas apropriadas no manejo do solo e da planta;
 - Disponibilidade de recursos humanos e financeiros;
 - Logística adequada (condições de transporte e armazenamento);
 - Existência de mercado para consumo « in natura » ou indústrias.
Investimentos iniciais
Custos em torno do valor da terra e o seu preparo;
Aquisição de mudas;
Insumos;
Equipamentos apropriados;
Infra estrutura e mão de obra.
 Na atividade deve-se considerar ainda o período de carência da espécie, a vida útil, o mercado e a produtividade do pomar.
 Ex: Implantação de pessegueiros ou ameixeiras tem um custo de implantação equivalente a U$ 3.000,00/ha. enquanto a implantação de maças ou peras ultrapassa os U$ 4.000,00/ha. (não considerando o valor da terra).
Investimentos iniciais
Custo elevado em função do valor das mudas e da quantidade determinada em função da densidade.
O custo também pode variar em função da região e das tecnologias usadas.
Em relação a produtividade, deve-se observar que as frutíferas só iniciam a produção a partir do 2° ano e alcançam a produtividade máxima a partir do sexto ou sétimo ano de produção. (considerando-se o manejo adequado das espécies).
Investimentos iniciais
Custo de implantação e produção de algumas frutíferas
Condicionantes climáticos
Temperatura
 As plantas necessitam de temperaturas em valores diferenciados para cada um de seus períodos fenológicos (dormência, brotação, floração, frutificação, vegetação e maturação das frutas).
 “As plantas de clima temperado necessitam de um período de baixas temperaturas no inverno para que haja uma superação efetiva da dormência (temperaturas inferiores ou iguais a 7,2°C). Hoje, sabe-se que as temperaturas de até 11ºC também são efetivas e que o mais importante são os frios contínuos durante o período de repouso vegetativo, pois temperaturas acima de 21ºC são prejudiciais neste período. Durante o repouso hibernal, as temperaturas acima de 21°C anulam as horas de frio acumuladas.”
Condicionantes climáticos
Necessidades de frio no inverno para a superação da dormência das diferentes espécies. As variações correspondem à variabilidade existente entre as cultivares
ESPÉCIE
N° de Horas de frio £ 7,2 °C
Pessegueiro
100 a 1250
Cerejeira
500 a 1700
Ameixeira Européia
800 a 1500
Ameixeira Japonesa
100 a 1500
Figueira
90 a 350
Macieira
200 a 1700
Pereira
200 a 1400
Videira
90 a 400
Condicionantes climáticos
Chuvas
 A distribuição pluviométrica ao longo do ano é importante, pois o excesso de chuvas pode determinar o aparecimento de doenças como sarnas e fungos ou ainda o apodrecimento da planta em função o encharcamento e alagamento do solo no interior do pomar.
 Por sua vez, a falta de chuvas no período que antecede a colheita causa a diminuição do tamanho do fruto e até mesmo a queda dos mesmos.
Condicionantes climáticos
Umidade Relativa
 Locais com umidade relativa elevada aumentam os riscos de doenças. Porém, algumas espécies não se adaptam em locais com baixa umidade relativa do ar o que contribui para o aumento do custo de produção e do uso de agrotóxicos (ex. quivi, por perda de água pelas folhas).
Ventos
 Ventos dominantes podem danificar as plantas, principalmente os ramos novos, pois esses podem disseminar doenças. Assim, doenças bacterianas e fungicas podem ser reduzidas de forma significativa com a presença de uma cortina vegetal.
Condicionantes climáticos
 O vento em excesso pode provocar a quebra de ramos, mudas no ponto de enxertia, queda dos frutos e outros. Além de, que no período de polinização, pode dificultar a ação de insetos polinizadores.
 Assim, recomenda-se a implantação de quebra-ventos, preferencialmente em forma de « L », para deter os ventos dominantes, os quais normalmente são de grande intensidade. 
 O quebra vento tem a capacidade de proteger uma área anterior 4 vezes maior do que a sua altura e uma área posterior 20 vezes maior que a sua altura.
Condicionantes climáticos
Diversos efeitos conseguidos com diferentes tipos de quebra-ventos. A - Quebra-vento impermeável, protegendo uma área de 15 a 20 vezes a sua altura; B - Quebra-vento impermeável, a área protegida é menor e; C - Quebra-vento sem proteção na base (adaptado de VELARDE, 1991)
Condicionantes climáticos
Plantas Recomendadas: 
 - Melíferas de crescimento rápido, boa ramificação, folhas perenes e sistema radicular pouco agressivo, dispostas em filas duplas ou triplas.
 - Em espécies de crescimento lento recomenda-se implantar o quebra vento de 1 a 3 anos antes do plantio da cultura, ou o uso de plantas com porte mais baixo porém de crescimento inicial rápido, como o capim elefante. Consegue-se assim uma proteção na fase inicial da cultura e, com o passar do tempo, elimina-se o capim deixando-se o quebra vento definitivo. 
Condicionantes climáticos
Exemplos:
 Utilização de quebra-vento em pomares. Foto: José Carlos Fachinello
Condicionantes Físicos
Solos
 Recomenda-se a instalação de pomares em solos francos, profundos e bem drenados, evitando-se solos com tendência a encharcamentos ou solos que tenham camada que impeça a drenagem.
 Em áreas anteriormente cultivadas com frutíferas deve-se realizar rotação cultural com plantas anuais e só retornar a plantação de frutíferas após os 3 anos, preferencialmente de família boânica diferente da anterior.
Condicionantes físicos
            Outro cuidado, na preparação de um solo, refere-se à eliminação de pedras e tocos de plantas. As pedras constituem um obstáculo ao trabalho e ao manejo do pomar, já os tocos, além de constituírem uma barreira mecânica, são também hospedeiros de fungos de raízes, que podem atacar o sistema radicular das plantas frutíferas.
Água
             A propriedade deve possuir água de qualidade e em quantidade para realização de irrigações, tratamentos fitossanitários, para o consumo humano, entre outros.
Condicionantes físicos
Orientação solar do terreno e topografia
            Em solos planos este item não tem importância, porém, em solos mais inclinados, deve-se escolher a exposição norte, devido à melhor insolação e à menor incidência de vento. De preferência na meia encosta, evitando-se o plantio em áreas muito acidentadas, com declives acima
de 20%.
             A disposição das plantas no pomar deve considerar o melhor aproveitamento da luz solar. Assim, as plantas que receberam uma maior quantidade de luz solar serão também as mais produtivas.
Condicionantes físicos
Alinhamento e marcação do pomar
 A disposição das plantas frutiferas no pomar pode ocorrer de formas diferentes e estas disposições estão, básicamente relacionadas com:
 - Topografia;
 - Densidade do plantio;
 - Tipo de mecanização;
 - Porte do porta-enxerto e copa da cultivar;
 - Necessidade de aproveitamento de área disponível.
Condicionantes físicos
 Em terrenos com pouca declividade as plantas podem ser disposta em forma de desenhos geométricos mas, em terrenos com inclinação acentuada as frutíferas devem ser dispostas em fileiras perpendiculares ao sentido da maior inclinação do terreno.
 Independente do tipo de terreno, deve-se fazer uma cobertura permanente do pomar conforme indicam as práticas culturais adequadas às diversas culturas, para se evitar a perda de solo por erosão.
Condicionantes físicos
Implantação por formas geométricas
 - Retângulos: Atualmente é o mais utilizado por facilitar o trânsito interno no pomar, devido ao afastamento entre as fileiras o que facilita os tratos culturais mecanizados ( tratamentos fitossanitários).
 Permite, além do melhor aproveitamento das adubações pelas plantas, intercalar o cultivo de espécies anuais nos primeiros anos, proporcionando um retorno financeiro enquanto as frutíferas permanecem improdutivas.
 
Condicionantes físicos
            A determinação do número de plantas é feita da seguinte forma:
 Número de plantas = S/L x l
 onde: S = área a ser plantada
 l = lado menor 
 L = lado maior
 Exemplo: Plantio de 1ha de 
 pessegueiro no espaçamento 
 6 x 4 m. 
 
 Número de Plantas =10.000m2/24m2  =  417 plantas.ha-1
Condicionantes físicos
Quadrado: A disposição de plantas seguindo esta forma mantem uma distância igual entre elas e entre as filas permitindo o tráfego de máquinas e equipamentos nos dois sentidos. 
 O inconveniente é que dificulta os tratos culturais mecanizados, pois as linhas das plantas ficam muito próximas além de diminuir a área útil do terreno.
 Em pomares comerciais este sistema é pouco utilizado justamente por não facilitar os trabalhos a campo, nem permitir o cultivo anual de outras plantas.
Condicionantes físicos
            A determinação do 
 número de plantas é 
 feita da seguinte forma:
 Número de plantas = S/LxL 
 onde: S = área a ser plantada
 L = lado do quadrado
 Exemplo: Plantio de 1 ha de 
 goiabeira no espaçamento 
 de 5 x 5 m. 
 Número de Plantas = 10.000 m2/ 25 m2 = 400 plantas.ha-1
Condicionantes físicos
Triângulos: Esta disposição de plantas não é muito usual. Mantem algumas características que são: distância igual entre as plantas, o que permite transitar nos três sentidos; utiliza a área de forma uniforme o que permite o aumento da densidade de plantas por hectare em até 15% em relação ao formato do quadrado.
 O espaçamento entre as plantas é mais reduzido, o que dificulta o manejo mecânico para os tratos culturais.
Condicionantes físicos
            A determinação do número de plantas é feita da seguinte forma:
Número de plantas = S/LxL  x 1/0,866 
onde: S = área a ser plantada
L = lado do triângulo
h = Ö3/2 = 0,866
Exemplo: Plantio de 1ha de abacateiro no espaçamento de 7 x 7m. 
A altura do triângulo é dada pela fórmula h = L. Ö3/2  
h = 7 x 0,866 = 6,062 m 
Número de Plantas =  10.000 m2/7x6,062m2 = 235 plantas.ha-1 ou
Número de Plantas = 10.000m2/7x7 x 1/0,866 = 235 plantas.ha- 1
Condicionantes físicos
Exemplo de esquema de pomar com a forma triangular
Sistema Quincôncio: Forma de implantação que corresponde a sobreposição de dois sistemas quadrados, mais usado quando houver o consorciamentode duas espécies frutiferas. Normalmente usado quando uma das espécies possui um período improdutivo longo, é o caso da nogueira-pecan.
 O problema deste sistema é a dificuldade em relação ao trânsito de implementos, devido a proximidade das fileiras.
Condicionantes físicos
Na figura abaixo mostra-se um exemplo do sistema quincôncio.
Condicionantes físicos
Disposição de plantas em contorno
 Este sistema é utilizado em áreas com declividade e cujos solos sejam propícios a ocorrência de erosão. Nestes casos, deve-se combinar o plantio com as práticas de conservação incluindo a cobertura permanente.
 - Plantio em fileiras paralelas entre terraços: Nesta disposição as plantas são mantidas com distâncias constantes entre as fileiras
Condicionantes físicos
Pomar implantado em fileiras paralelas ao terraço:
Condicionantes físicos
 - Plantio em fileiras em nível entre terraços: Nesta forma de plantio as fileiras são implantadas de acordo com o declive do terreno, assim não há paralelismo entre as fileiras e o maior ou menor afastamento entre elas vai depender da inclinação da área. Neste caso há a possibilidade de acontecerem as fileiras mortas mas, para que tal fato não ocorra, deve-se evitar uma aproximação além do permitido entre filas o que é de no máximo 20% do espaçamento, para mais ou para menos, na aproximação ou afastamento das fileiras.
Condicionantes físicos
Exemplo de pomar implantado em fileiras em nível entre terraços.
Condicionantes físicos
 - Plantio de mudas em curva de nível:
 Implantado em lavouras de café para o aproveitamento de área porém tem o inconveniente de não ter um afastamento estável entre fileiras o que pode ser resolvido em parte com a aproximação das plantas quando houver um afastamento maior entre as fileiras
Condicionantes físicos
Plantio em camalhões:
 Este plantio é muito usado por proporcionar muitos benfícios. Neste sistema cada camalhão corresponde a uma espécie de terraço, significando desta forma o controle de erosão, inclusive em terrenos cujo desnível seja inferior a 20%. Neste sistema a planta torna-se mais fertil em função do acúmulo de solo fertil amontoado para a formação do camalhão.
Condicionantes físicos
Condicionantes físicos
Fonte: Embrapa
Plantio em patamar
 Implantada somente em terrenos com inclinação superior a 20% como em vinhedos. Neste sistema a base do patamar deve ter inclinação contrária à inclinação do terreno para proporcionar a infiltração da água da chuva sem que ocorra o escorrimento da mesma.
 Há ainda, nestes casos, a recomendação de que a superfície vertical seja protegida com pedras ou com relva para evitar desmoronamentos. As plantas ficam dispostas sobre a base do patamar, em fileiras, o qual pode ser contínuo, interrompidos (banquetas) ou em patamares de irrigação.
Condicionantes físicos
Condicionantes físicos
Esquema de pomar implantado em patamar contínuo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando