Buscar

Oxigênio: Origem, Importância e Formas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OXIGÊNIO 
ACADEMICOS: HENRIQUE SCHOLZE
 RAFAEL OLIVEIRA 
PROFESSORA: EDILEUSA K. DA ROCHA
ORIGEM E FORMA EM QUE SÃO DISPONIBILIZADOS
O oxigênio foi originado, principalmente, da fotossíntese dos mares da Terra primitiva. Presente na atmosfera em forma de gás oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2), é também o elemento mais abundante na crosta terrestre e oceanos. Esses dois gases, juntamente com a água (H2O), são as principais fontes inorgânicas desse elemento. 
IMPORTÂNCIA
Executa papéis extremamente importantes para a regulação da vida no planeta, o oxigênio troca átomos entre fontes orgânicas e inorgânicas, permitindo sua utilização e liberação. Esses processos consistem no chamado “ciclo do oxigênio”. 
Na respiração de seres aeróbicos, por exemplo, o oxigênio é utilizado na forma de O2, liberando CO2, H2O e energia. Moléculas de água poderão ser liberadas na atmosfera através da transpiração, excreção e fezes; e também utilizadas na síntese de diversas substâncias. Aliadas ao CO2 e energia luminosa, participam do processo fotossintético. 
CICLO DO OXIGÊNIO
FUNÇÕES FISIOLÓGICAS
Sua absorção ocorre de forma indireta através dos compostos CO2 e H2O, sendo obtido, a partir do ar atmosférico. 
Seu teor nos tecidos vegetais é, em média, de 45% da matéria.
Na fotossíntese, alguns átomos de oxigênio são incorporados na matéria orgânica vegetal, podendo ser novamente disponibilizados na atmosfera, em consequência da decomposição; e outros, liberados na forma de O2, permitindo sua re-utilização na respiração aeróbica. A fotossíntese transforma dióxido de carbono e água em oxigênio.
O oxigênio pode, ainda, se ligar a metais do solo, formando óxidos; além de participar da formação da camada de ozônio, atuando como filtro protetor das radiações ultravioletas longas do Sol. Neste processo, radiações ultravioletas curtas rompem algumas moléculas de CO2 da atmosfera, liberando átomos isolados que reagem com outras moléculas, formando o gás ozônio (O3). 
OXIGÊNIO ELEMENTAR
 O oxigênio elementar apresenta-se, ordinariamente em forma de moléculas diatômicas. O elemento é ainda capaz de tomar forma de oxigênio atômico e de oxigênio tri atômico ou ozônio.
 Em todas as três formas, o oxigênio é diatômico.
Oxigênio diatômico
 O oxigênio diatômico é um gás incolor, paramagnético. O oxigênio condensa dificilmente. A coloração do oxigênio líquido ou sólido é azul-fraca. O oxigênio sólido algo abaixo de ponto de congelamento é hexagonal. O oxigênio é capaz de combinar-se com a maior parte dos demais elementos com desprendimento de calor.
Oxigênio atômico
 O oxigênio diatômico se dissocia termicamente, alcançando a proporção de oxigênio atômico em equilíbrio sob 1 atm. A dissociação do oxigênio diatômico em oxigênio atômico pode ser efetuada pela passagem de oxigênio diatômico através de descarga elétrica a pressões de cerca de 1mm, ou irradiação de oxigênio diatômico com luz de comprimento de onda abaixo de 1900 A.
Ozônio
 O ozônio é encontrado na natureza como produto da ação da luz solar sobre o oxigênio nas camadas superiores da atmosfera terrestres. As radiações ultravioletas provocam a dissociação das moléculas diatômicas de oxigênio e os átomos resultantes, em colisões tríplices com outras moléculas O2 formam ozônio: O2 + O → O3 + kcal. 
REFERÊNCIAS
http://www.brasilescola.com/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm
Ohlweiler O. A. Química inorgânica. Volume 1. Editora Edgard Blucher LTDA. 1973.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando