Buscar

ideias g2 teorias antropologicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1TEOLOGIA DA MISSAO DA IGREJA
Quando o assunto é o Batismo, um dos eventos a observar nos evangelhos e no ministério terreno de Jesus Cristo é justamente o seu próprio batismo.
Por que Jesus precisou ser batizado? Qual é a relação do batismo de Jesus e o Batismo cristão hoje?
Discorra sobre essa questão para apresentar sua avaliação teológica sobre o tema destacando os seguintes aspectos do batismo de Jesus e sua relação com o batismo hoje:
a) Por que Jesus foi batizado?
b) Qual é a relação do batismo de Jesus e o batismo cristão hoje? O que o batismo cristão confere aos batizados à luz do batismo de Jesus?
c) Que implicações missionárias/evangelísticas decorrem dessa compreensão?
Escreva sua resposta em três parágrafo, de aproximadamente 05 a 07 linhas. Portanto, a sua resposta deve ter em torno de 20 linhas.
(Faça isso inicialmente no Word, fonte 11, Arial, e depois poste no espaço destinado à segunda questão discursiva).
1TEORIAS ANTROPOLOGICA
O termo estrutura, do qual provém o conceito de estruturalismo, designa um conjunto de elementos solidários entre si, ou cujas partes são funções umas das outras. Cada um dos componentes se acha relacionado com os demais e com a totalidade. Uma estrutura é mais um todo do que uma soma.
Pergunta-se: Segundo Lévi-Strauss, o que é e qual a função de uma estrutura?
(Dissertação entre 10 e 12 linhas no máximo).
++++++++++++++++++++++++++++++
Critérios de avaliação:
O aluno deve apresentar domínio de conteúdo; clareza, objetividade, profundidade, na defesa e argumentação das ideias, organização e respeito a data aprazada.
o estruturalismo é uma metodologia que utiliza as estruturas sociais, políticas e liguística para interpretar um conjunto, um sistema, sem considerar as experiências individuais. Strauss dividiu a sociedade em duas : Sociedade fria e quente.
A sociedade fria seria a primitiva, fora da história, orientada pelo pensamento mítico. A sociedade quente seriam as sociedades civilizadas, que movem-se na história, progridem e transformam o ambiente e a tecnologia.
Nessa linha de estudo, o ser humano é considerado como componentes de um conjunto de relações ,e não individualmente. Visa entender a realidade social através das relações e inter-relações estruturadas.
O estruturalismo de Strauss inicia analisando as infaestruturas inconscientes dos fenômenos culturais. Posteriormente enxerga cada infraestrutura de forma relacionada uma com a outra. Em terceira  e quarta etapa, visa compreender a coerência do sistema e contabiliza as leis que testam os padrões subjacentes da organização dos fenômenos analisados.
Em primeiro lugar, uma estrutura apresenta um caráter de sistema. Consiste em elementos tais que uma modificação qualquer de um deles leva a uma modificação de todos os outros.
Por segundo, todo o modelo pertence a um grupo de transformações das quais cada uma corresponde a um modelo da mesma família, de sorte que o conjunto dessas transformações constitui um grupo de modelo.
Em terceiro, as propriedades acima indicadas permitem prever de que maneira reagirá o modelo, em caso de modificação de um de seus elementos.
Finalmente, o modelo deve ser construído de maneira tal que seu funcionamento possa dar conta de todos os fatos observados. (LÉVI-STRAUSS, 1980).
Para Lévi-Strauss, o termo “estrutura” designa um conjunto de elementos solidários entre si, cujas partes são funções umas das outras. Uma estrutura é um todo interligado. Lévi-Strauss, segundo Edmond Leach35, está interessado em nada menos do que a estrutura da mente humana, significando “estrutura” não uma articulação que pode ser observada diretamente, mas uma ordenação lógica, um conjunto de equações matemáticas. Para Lévi-Straus é importante ressaltar que a cultura é um sistema simbólico ou uma configuração de sistemas simbólicos. O que lhe interessa são os padrões formais, como os elementos simbólicos se relacionam logicamente uns com os outros, formando assim um sistema total.
Atente para o fato de que Lévi-Strauss pregava a “experiência vivida”, ou seja, o antropólogo deveria não só observar, mas vivenciar o objeto de estudo. A estrutura é um modelo que procura reproduzir a realidade empírica
O que mantém a estrutura, segundo Lévi-Strauss, é o sistema lógico que perpassa as relações lógico-culturais.
Função:
A estrutura organiza os elementos que estão em relação dentro de um sistema lógico que lhe dá sentido. A estrutura é sentido. A atividade desta estrutura inconsciente é, para Lévi-Strauss (1967), uma "função", a função simbólica, ou seja, a função de dar significação aos fenômenos vividos.
A significação, no entanto, como foi dito, está sempre subjacente aos fatos. A evidência de que o homem tem um pensamento simbólico é a existência da linguagem falada, em que as palavras representam (significam) coisas que estão "fora", que são significadas. Há a coisa e o significado e entre eles, existe uma mediação que é a linguagem, através da qual os homens se comunicam.

Continue navegando