Buscar

Relatório Reatividade dos Materiais

Prévia do material em texto

FACULDADE ASSIS GURGACZ
ALEXANDRE GIL
ELISSON MAYER SOUZA
SAULO ANTONIO FILIPPINI
VINICIUS SOARES VIEIRA ALVES
REATIVIDADE DOS METAIS
CASCAVEL
2014
ALEXANDRE GIL
ELISSON MAYER SOUZA
SAULO ANTONIO FILIPPINI
VINICIUS SOARES VIEIRA ALVES
REATIVIDADE DOS METAIS
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Química Geral do curso de Engenharia de Controle e Automação, na Faculdade Assis Gurgacz.
Prof: Ana Claudia 
CASCAVEL
2014
INTRODUÇÃO
O experimento tem como objetivo principal observar a ocorrência de reações de deslocamento de elétrons entre ácidos e substâncias metálicas, onde foi comparada a reatividade entre os metais e foram observadas as alterações nas características físicas entre os elementos antes e após o desenvolvimento do experimento.
DESENVOLVIMENTO TÉORICO
A reatividade está diretamente relacionada com a capacidade de doar e perder elétrons, e a sua eletropositividade. Quanto mais eletropositivo o metal for mais reativo ele é. A série de relatividade também constitui os elementos com sua respectiva capacidade de se oxidar, quanto maior sua relatividade maior é sua capacidade de liberar gás, assim acabando por oxidar-se.
Segue abaixo uma representação da reação química de oxidação dos metais:
 Quanto mais à esquerda da fila de reatividade mais eles se tornam extremamente reativos, à direita, menos reativos e os do meio, mantem uma relatividade moderada. Assim, os metais mais reativos são fortes agentes redutores e tem grande facilidade de oxidar, deslocando os metais menos nobres. O hidrogênio incluído na fila acima, mesmo não sendo um metal, ele separa os elementos que reagem com ácido e liberam hidrogênio e os que não reagem (direita e esquerda respectivamente). Os elementos a esquerda do H, com exceção do Au e Pt, reagem somente com ácidos oxidantes, que possuem ânions que são fortes agentes oxidantes.
   Metais à direita do magnésio são tão reativos que reagem diretamente com água fria formando hidróxidos desses metais, como é o caso do sódio, já os metais antes do magnésio até o ferro só reagem com água em ebulição ou vapor de água. E os metais a esquerda do ferro antes do hidrogênio não reagem com água, e sim com ácido liberando H2(g).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Utilizamos alguns materiais como alguns tubos de ensaio onde colocamos os ácidos, e uma estante para os tubos, além das amostras de metais e equipamentos necessários para usarmos os ácidos. Foram colocados os respectivos ácidos nos tubos de ensaio com os seus respectivos metais, conforme no descritivo da aula experimental, foram aguardados alguns instantes, observado as suas reações, anotados os resultados, e discutidos os mesmos entre o grupo. Após o término da aula, foi organizado a bancada, descartado os ácidos e metais em um local apropriado, designado pela docente, e foi finalizada a aula.
 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após a observação, análise e discussão com os demais colegas, foram descritos os seguintes resultados:
Magnésio + HCl : No caso ocorre a liberação do gás hidrogênio quando o magnésio e consumido. E uma reação de oxirredução. O metal magnésio oxida e o hidrogênio reduz.
Alumínio + HCl: A liberação de gás Hidrogênio.
Cobre + HCl: Não ouve reação
Zinco + HCl: Efervescência e liberação de calor
Ferro + HCl: Reação do HCl em um parafuso de Ferro (Fe) e em um fio de Cobre (Cu), como o Ferro desloca o hidrogênio tem-se como resultado a formação de H2 (hidrogênio gás) identificado pelas bolhas em torno do metal. O mesmo não ocorre com o cobre.
Sulfato de cobre + zinco: Após um tempo, perceberemos um escurecimento do pedaço de zinco metálico. A reação é lenta. Ao se sacudir o recipiente, pedaços marrons se soltam do zinco metálico, que é prateado. O líquido do recipiente também fica azulado.
Sulfato de zinco + cobre: Não há reação, pois o zinco é mais nobre que o cobre, então o cobre não é forte o suficiente para substituir o zinco e uma reação.
Cloreto de sódio + Cobre: Essa reação nem ocorre porque o cobre tem um potencial de redução maior que a do sódio.
Cloreto de sódio + Zinco: Não há reação.
Cloreto de sódio + Alumínio: Não há reação.
CONCLUSÃO
Diante dos experimentos feitos, foi concluído que a reatividade dos metais, varia com a posição deles na fila da reatividade química, onde que os metais localizados antes do hidrogênio reagem com ácido clorídrico, e os metais que estão localizados após o hidrogênio, não vão reagir com ácidos clorídricos.
REFERÊNCIAS
Reatividade química. Disponível em: < http://www2.fc.unesp.br/lvq/exp07.htm> Acesso em: 19/03/2014;
Reatividade dos metais. Disponível em: <http://clubeciencia.blogspot.com.br/2011/09/reatividade-dos-metais.html> Acesso em: 20/03/2014;
Reatividade dos metais. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/lvq/LVQ_experimentos/engenharia/reatividade_metais_files/exp07.htm> Acesso em: 20/03/2014.

Continue navegando