Buscar

Mudanca tecnologia e tipos de inov

Prévia do material em texto

Conceitos de Mudança tecnológica; tipos de inovações e Fatores indutores [1: Inovação é uma ideia , uma prática ou um objeto percebido como novidade pelo indivídiuo (ROGERS; SHOEMAKER, 1971)]
	
A mudança tecnológica tem sido um tema importante sob o contexto do estudo da inovação. Conforme afirma Schumpeter (1949), a mudança tecnológica está intimamente ligada à inovação. Para entendermos este construto, torna-se necessário compreender algumas terminologias de antemão (TIGRE, 2010):
tecnologia é todo conhecimento sobre técnica; já a técnica é a aplicação desse conhecimento em processos, produtos e métodos organizacionais.
Invenção é a criação de técnica, método ou produto inédito; já a inovação ocorre com a aplicação efetiva e prática de uma invencão. “Não há inovação sem invenção, assim como não há técnicas sem tecnologia” (SANTOS, 2003, p.47).
Schumpeter (1949) já havia mencionado que a inovação é tudo que traz a “diferenciação” e proporciona valor para um negócio, criando assim um mercado antes inexistente. Quando abordamos a mudança tecnológica, podemos nos apoiar também em Schumpeter e observar que a mudança tecnológica é a alteração de estado que ocorre quando uma inovação surge e compete com outras já em andamento até substituí-la.
A referência para estudar a inovação é sem sombra de dúvidas o Manual de Oslo da OCDE e no Brasil o PINTEC do IBGE. De acordo com ambos os manuais, a inovação deve ser monitorada em suas três formas principais: a) produtos (cujas características fundamentais diferem dos produzidos anteriormente pela empresa); b) processos (novas formas de operação e tecnologia de produção que impactam em qualidade, custo, manuseio e entrega dos produtos/ serviços); c) inovação organizacional (mudanças na estrutura gerencial da empresa, na articulação entre departamentos e áreas, na forma de trabalho dos funcionários e suas especializações, na relação cliente-fornecedor e na organização do processo de negócio).[2: Pesquisa Industrial sobre Inovação tecnológica]
i) Tipos de inovações
	Vamos agora abordar os tipos de inovações e suas implicações. 
A inovação incremental é a mais elementar das mudanças tecnológicas, pois é contínua e não deriva necessariamente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Geralmente esta inovação ocorre em layout, design, arranjos, vendas e suprimentos.
A inovação radical é aquela que promove uma mudança tecnológica que rompe trajetórias de inovações existentes. A inovação radical depende de intenso investimento em P&D e tem um caráter descontínuo no tempo e nos setores.
Dentre os demais tipos de mudanças tecnológicas, temos também:
Novos sistemas tecnológicos, que se referem a mudanças amplas que influenciam mais de um setor e originam novas atividades da economia. Ex: plásticos e internet, dentre outros.
Novo paradigma tecnoeconômico contempla mudanças organizacionais e técnicas que influenciam toda economia, modificando processos e produtos, dando origem a novas indústrias e viabilizando inovações por décadas. Ex: microeletrônica e energia nuclear, dentre outros.
Para que uma tecnologia promova uma mudança de paradigma e seja vista como revolucionária, deverá apresentar: um alto potencial de difusão (processo em que a inovação é comunicada por certos canais através do tempo por um sistema social); oferta ilimitada e custos baixos que tendem a declinar.
ii) Fatores Indutores da mudança tecnológica
oferta e demanda
A mudança tecnológica pode ser induzida pelas demandas de clientes e consumidores (demand pull) ou pela própria tecnologia (technology push), que como fator autônomo poderia oferecer novas possibilidades que influenciariam as escolhas dos clientes. De acordo com Tigre (2010), países desenvolvidos têm mais facilidade em induzir a mudança tecnológica por meio dos avanços da ciência (technology push); já países em desenvolvimento teriam como principal motivo a mudança tecnológica oriunda da demanda (demand pull)
custos dos fatores de produção
A mudança tecnológica também pode ser induzida pelos custos dos fatores de produção. De acordo com Tigre (2010), inovações são induzidas para lidar com escassez de um fator de produção e seu alto custo. Imagine por exemplo o caso das lavadoras automáticas de louças (TIGRE, 2010) que surgiram de inovações, pois os empregados domésticos (fator de produção) eram caros e até escassos em certos países. 
TIGRE, P.B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

Continue navegando

Outros materiais