Buscar

Exercícios da disciplina Auditoria Governamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(Esaf/Susep/2010) A definição, pelo auditor externo, da extensão dos testes a serem aplicados em seus procedimentos de auditoria são fundamentados:
a) no volume de transações praticado pela empresa auditada, sem influência dos controles internos;
b) na carta da administração que afirma que todas as informações foram prestadas e disponibilizadas para a auditoria;
c) nos conhecimentos e nas experiências dos auditores que farão os trabalhos;
d) na experiência do auditor em empresas que realizam as mesmas atividades que a empresa auditada, de forma padrão;
e) nos riscos e na confiança apresentada pelos controles internos da empresa.
(FGV/Sefaz/RJ-Fiscal de Rendas/2010) De acordo com as normas de auditoria em vigor, a medida de qualidade da evidência de auditoria, isto é, a relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta o auditor, é conhecida como:
a) avaliação dos procedimentos de auditoria;
b) avaliação dos papéis de trabalho dos especialistas;
c) suficiência da evidência de auditoria;
d) evidência de auditoria;
e) adequação da evidência de auditoria.
(Cesgranrio/Petrobras/2010) Durante a execução de primeira auditoria no processo de contas a pagar, o auditor interno da empresa X verificou que existiam dois problemas relacionados ao processo:
	contas pagas em duplicidade ou com valores incorretos;
	fornecedores inexistentes registrados no contas a pagar.
Para encontrar os dois problemas relacionados ao processo de contas a pagar, o auditor precisou executar, no mínimo, alguns procedimentos de auditoria, como os que devem ser analisados a seguir.
I. Abertura analítica do saldo registrado no contas a pagar.
II. Envio de cartas de circularização para os fornecedores.
III. Contagem de caixa.
IV. Contagem física dos estoques.
V. Conferência e inspeção física de documentos.
Estão corretos APENAS os procedimentos:
a) I, II e V;
b) I, III e IV;
c) II, III e IV;
d) I, II, III e V;
e) II, III, IV e V;
(Cesgranrio/Petrobras/2011) Em um processo de auditoria completo, são realizados alguns procedimentos para se chegar ao objetivo final. Dentre os procedimentos que devem ser executados pelos auditores, incluem-se os testes substantivos, que visam à:
a) obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil ou dos processos da entidade;
b) realização de procedimentos simples de auditoria para verificação do comportamento financeiro da empresa;
c) regularização de todos os outros procedimentos de auditoria a serem executados;
d) validação do sistema de controles internos por meio da observância do fiel cumprimento das normas internas da empresa;
e) verificação da eficácia do sistema de governança corporativa da empresa.
(Cespe/CNJ/2013) A auditoria que tem como objetivo específico o melhoramento das operações examinadas, consubstanciada na análise da eficiência, eficácia e economicidade da ação administrativa, é denominada auditoria de gestão. Certo ou errado?
(Cespe/MPE-PI/2012) A contratação de uma empresa privada de auditoria para a apuração de possível irregularidade no âmbito de determinada unidade administrativa caracteriza uma forma de fiscalização denominada compartilhada, em que a responsabilidade pela execução do serviço é assumida conjuntamente pela administração e pela contratada. Certo ou errado?
(Cespe/ANP/2013) A auditoria de acompanhamento de gestão é realizada ao longo do exercício financeiro em curso, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos, com vistas a certificar a regularidade das contas. Certo ou errado?
(Cespe/TCE-ES-ACE/2012) A auditoria coordenada pelo sistema de controle interno do Poder Executivo Federal e, de forma auxiliar, pelos órgãos e/ou instituições públicas ou privadas é classificada, quanto à forma de execução, como indireta e compartilhada. Certo ou errado?
(Cespe/TCE-ES-ACE/2012) A Secretaria Federal de Controle, órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal, abrange, em sua área de atuação, todos os órgãos do Poder Executivo Federal, realizando auditorias e fiscalizações. Certo ou errado?
(Cespe/AFT/2013) O relatório de auditoria de recursos externos deve ser elaborado pelo organismo internacional contratante e encaminhado à Controladoria-Geral da União e às unidades setoriais e regionais do Sistema de Controle Interno. Certo ou errado?
(Cespe/TCE-ES-Auditor/2012) Com base nas normas de controle interno do Poder Executivo Federal, julgue o item seguinte.
Classifica-se como indireta e simplificada a auditoria executada em órgãos públicos pelas denominadas empresas de auditoria externa, contratadas quando o deslocamento de servidores em exercício no órgão central é considerado inviável. Certo ou errado?
(Esaf/ANA/2009) Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase: “No Setor Público Federal, a ______________________________ objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizada para atender determinação expressa de autoridade competente.”
a) Auditoria de Avaliação da Gestão.
b) Auditoria Contábil.
c) Auditoria Especial.
d) Auditoria Operacional.
e) Auditoria de Acompanhamento da Gestão.
(Esaf/CGU/2008) De acordo com a IN SFC/MF nº 001/2001, os controles internos administrativos implementados em uma organização devem possuir as seguintes características, exceto:
a) prevalecer como instrumentos auxiliares de gestão;
b) prioritariamente, ter caráter preventivo;
c) estar direcionados para o atendimento a todos os níveis hierárquicos da administração;
d) primar pela abordagem corretiva e, subsidiariamente, punitiva;
e) permanentemente, estar voltados para a correção de eventuais desvios em relação aos parâmetros estabelecidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais