Buscar

Fund. das Ciencias Sociais Testes de Conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Observe a frase: " NÃO SE NASCE MULHER, TORNA-SE MULHER. " A partir de tão conhecida frase de Simone de Beauvoir e dos conhecimentos acerca do modo como as Ciências Sociais abordam a questão do comportamento de gênero, assinale a alternativa correta sob o ponto de vista sócioantropológico:
Ser mulher é um comportamento apreendido através de um processo de socialização.
2 No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
3 Desde o nosso nascimento somos levados a adotar certos padrões de comportamento, normas, regras e valores sociais que são estabelecidos pela sociedade que estamos inseridos, ou seja, passamos por um processo de aprendizagem. Podemos denominar esse processo de:
Socialização
4 "As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções:
I, II e V
5 Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano deve ser socializado. Assim, a socialização é importante para a compreensão do homem em seu meio social e pode ser definida como:
o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras.
6 Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Estas disciplinas apresentam como aspecto comum fatos que:
Resultam da vida em sociedade.
7 Veja - 06/09/2012 - 10:13 - Eleições 2012 "Pesquisa eleitoral dá o tom da campanha nas ruas Apesar de os candidatos insistirem na máxima de que pesquisa eleitoral é um retrato do momento e evitarem, publicamente, comemorar ou demostrar preocupação com os resultados, fato é que os reflexos dos números podem ser sentidos nas ruas. No mesmo dia da publicação de mais uma pesquisa Datafolha, o primeiro colocado, Celso Russomanno (PRB), teve uma agenda no extremo sul da cidade onde não faltaram comentários sobre a liderança e possíveis rivais no segundo turno. Já o segundo colocado, José Serra (PSDB), que registrou queda na preferência do eleitorado, teve um encontro fechado com taxistas e preferiu se calar sobre a pesquisa." A pesquisa eleitoral é um instrumento de investigação que permite compreender os conceitos de poder, autoridade e dominação, conceitos que são utilizados por qual ciência social?
Ciência Política.
8 No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
9 "Nas ciências naturais há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. A prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. Já os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que (...)" I. Nas Ciências Naturais a prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. II. A análise de fenômenos sociais não apresenta a mesma objetividade que o estudo das ciências naturais. III. Objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas suas relações intersubjetivas, ou seja, eventos com determinações variadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. IV. Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Está correto as afirmativas:
II, III e IV.
O conhecimento científico tem como características ser um tipo de conhecimento sistemático, metódico e verificável, pois
Busca compreender e analisar os fenômenos a partir da observação, chegando a conclusões objetivas e gerais.
11 As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo:
Tudo o que diz respeito às culturas humanas.
12 Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolveu enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, seria correto afirmar que:
faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos.
13 Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta.
As afirmações I e II estão corretas.
14 Segundo Mello (2014), as Ciências Sociais são constituídas por disciplinas distintas, que estudam fenômenos muito semelhantes. Identifique-as, com base nas alternativas a seguir:
Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
15 Leia o texto abaixo e responda ao que se pede: ¿Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.¿ LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado). Quanto ao assunto tratado acima, podemos afirma que:
Esse tema interessa às ciências sociais, já que trata de um dos aspectos do comportamento social na atualidade.
16 As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância
sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
17 "Vendo-se obrigado a explicar as sucessivas derrotas de suas tropas durante a Guerra do Vietnã, o comandante das Forças Armadas norte-americanas, declarou à imprensa que os 'amarelos comunistas' estavam ganhando a guerra porque, ao contrário dos ocidentais, não davam valor à vida e, por isso, lutavam sem nenhum temor. Segundo o militar, os destemidos vietnamitas sequer expressavam dor por ocasião da morte de amigos e parentes". 
Disponível em: <http://www.cefetsp.br/edu/eso/comportamento/etnocentrismoexemplos.html>. Acesso em: 28 fev. 2014.
Qual é o conceito das ciências sociais que melhor explica o discurso do comandante americano?
etnocentrismo.
18 O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, ordenou a prática da mutilação genital nas mulheres do califado muçulmano proclamado por sua organização, segundo um comunicado de seu organismo legal na província síria de Aleppo. Na nota, publicada na internet, a Comissão da Legitimidade em Aleppo explica que a ordem "é de cumprimento obrigatório em todas as cidades e regiões", sob o controle dos extremistas. O EI justifica a medida por seu empenho em "cuidar" da sociedade muçulmana e evitar "a expansão da libertinagem e da imoralidade" entre as mulheres. Para isso, exige que se pratique a mutilação genital das mulheres como - diz - "se fazia antigamente na cidade sagrada saudita de Medina". (Publicado em http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio, em 23/07/2014). O tema da mutilação feminina, discutido no texto, ao ser debatido pela sociedade brasileira provoca
reações etnocêntricas causando repúdio junto à população.
19 A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas como:
A diferença de comportamentos entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
20 É um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura:
Etnocentrismo
21 A partir dos estudos teóricos sobre a cultura para a antropologia, é correto afirmar que:
a etnografia consiste na atividade de campo em que o pesquisador diretamente entra em contato com a cultura objeto de estudo, a fim de coletar dados sobre a mesma.
	
	22 Quando a antropologia desloca sua matriz de parâmetros para a cultura pesquisada, entendendo que ela se expressa de forma diferente e que a sua interpretação deve ser segundo o seu contexto, ela está fundamentada:
No relativismo cultural
23 Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da Antropologia:
Todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume, capacidades e hábitos adquiridos na sociedade.
24 Na segunda metade do século XIX a "antropologia de gabinete" é questionada. Afinal, como falar sobre uma cultura que nunca se viu? Como descrever eventos que nunca se vivenciou? Com esses questionamentos nasce uma nova prática na antropologia que tem características próprias das Ciências Sociais e é chamada de
Etnografia
	
	
	
	25 "Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
	
John Locke
26 Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
Jean-Jacques Rousseau
27 O Dalai Lama exortou os tibetanos nesta sexta-feira a permanecerem unidos, dizendo a uma plateia reunida para a posse do novo líder do povo exilado que estes precisam evitar as divisões que prejudicaram outras religiões. O líder espiritual budista criticou a campanha de eleição do líder político, que degenerou para ofensas pessoais e eclipsou qualquer debate sobre como persuadir a China a conceder autonomia ao Tibete. "Se vocês realmente me consideram seu amigo, então por favor fiquem unidos, independentemente de sua região ou linha religiosa", disse ele para cerca de dois mil monges e devotos presentes no templo na cidade montanhosa indiana de Dharamsala, onde a comunidade exilada está sediada. http://www.dci.com.br/ . De acordo com a teoria dos tipos ideais de Max Weber podemos interpretar a Liderança de Dalai Lama como:
tradicional e carismática
28 Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?
o contrato social
29 Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
30 Assinale a alternativa que aponta a principal corrente filosófica que apoiava as revoluções burguesas.
o iluminismo.
31 De acordo com Marx, os modos de produção se alteram ao longo da história em função do avanço das forças produtivas. Ele afirma ainda que esse avanço possui um caráter contraditório próprio das relações de produção e que pode assumir forma
revolucionária quando os setores sociais privilegiados entram em declínio. Essa contradição das relações sociais denuncia a divisão social que resulta da forma como os homens se organizam para produzir, ou seja, dos modos de produção. Nesse contexto, essa divisão social se expressa no capitalismo através de:
Classes sociais
32 Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
Hobbes
33 Ordem e progresso são questões fundamentais que norteiam a teoria Comtiana. Assim como na Europa, o positivismo teve grande influência no Brasil, sendo demonstrado em símbolos como nossa bandeira, nosso Hino. Deste modo é correto afirma que:
O positivismo foi uma corrente que valorizava as ciência e exaltava a razão.
34 Junto com a Revolução Industrial ocorreu uma outra revolução que deu início a Sociologia. Qual foi essa revolução?
A revolução Francesa
35 Dentre outras características, podemos dizer que o positivismo apresenta uma ênfase no método científico e uma crença na evolução social a partir de uma organização racional da vida. Concluímos que, segundo essa teoria, para a realização positiva da sociedade é necessário se observar:
a formação de um Estado forte, centralizador, mantenedor da ordem social para alcançar o progresso.
36 ( UENP,2013) A Sociologia surgiu tendo em vista diversas situações vinculadas às revoluções:
Francesa e Industrial
37 A BANDEIRA DO BRASIL APRESENTA O LEMA "ORDEM E PROGRESSO" BASEADA NA PERCEPÇÃO SOCIOLÓGICA DO(A):
POSITIVISMO.
		38 Observe a figura abaixo:
 Sobre o surgimento da Sociologia como ciência:
 I - Foi o resultado de novas configurações sociais resultantes da instalação definitiva do capitalismo.
II- Surge espontaneamente como uma reflexão sobre a organização social.
III - É resultante das mudanças sociais que se instalaram com a ascensão da ideologia burguesa.
IV - Surge a partir de uma sociedade onde os estratos sociais se definem pelo clã e pela propriedade fundiária.
V - Se dá no contexto do Positivismo que pretende sanar o caos social existente.
Após análise das afirmativas, marque a única alternativa correta:
	
I, III e V
39 O darwinismo social foi utilizado como argumento para justificar, no século XIX, o:
Imperialismo
	
	40 Em que consiste o cientificismo?
Ele representa um entusiasmo em relação ao conhecimento científico e se traduz pela crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.
41 Durkheim cunhou o termo ¿anomia¿ alertando para os perigosos efeitos desse fenômeno, tais como conflitos e perturbações de toda ordem, comprometendo a harmonia social. A anomia, segundo Durkheim, ocorre diante do enfraquecimento ou do não cumprimento das funções sociais. Marque a alternativa que melhor define o termo anomia.
Ausência ou desintegração das normas sociais
		42 Segundo Durkheim à sociologia caberia estudar exclusivamente os ¿fatos sociais¿, e estes versariam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. Assim, estamos diante das três características do fato social que são:
	
Generalidade, exterioridade e coercitividade;
43 Por que Emile Durkheim foi considerado o fundador da Sociologia?
Por que ele sistematizou a sociologia e inseriu essa disciplina na Universidade de Bordeaux, na França.
44 Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo:
"Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria..."
Anomia 
45 Para Durkheim, a desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade pode levar a consciência coletiva a perder seus parâmetros de julgamento da realidade. Nesse sentido, o domínio de determinadas comunidades por organizações criminosas seria considerada por ele uma situação de:
Anomia, em que o indivíduo perde suas referências ao se ver privado de regras, normas e controle social.
46 Leia as afirmativas sobre a sociologia de Durkheim e assinale a afirmativa correta: I- O objeto de estudo da sociologia segundo Durkheim é a ação social. II -A educação, a escola, a religião, o crime, são exemplos de fato social. 
III - A sociedade apresenta como todos os organismos vivos, estados normais e patológicos.
 IV -Segundo Durkheim, o aborto e o suicídio não podem ser considerados fatos sociais, pois são atos individuais. 
II e III
47 Para Durkheim, um dos elementos que simboliza a solidariedade social é o Direito. Nas sociedades primitivas, o crime pode ser uma ofensa à consciência coletiva e, nesse caso, o desviante deve ser punido para que a coesão seja protegida. Segundo ele, a pena:
existe para manter os laços que ligam entre si os membros da sociedade, evitando o relaxamento da solidariedade social.
48 Qual o conceito de Durkheim que é definido com sendo: a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribui valor e delimitam os atos individuais. É ela que define o que, numa sociedade, é considerado "imoral", "reprovável" ou "criminoso".
Consciência coletiva.
49 Weber, atento ao sentido da ações, desenvolveu tipos para compreender as ações de sujeitos e seus motivos. Ele definiu quatro tipos de ação descritas abaixo, exceto a opção...
Ação social e cultural - motivada pela necessidade de difusão e cristalização da cultura e da sociabilidade.
50 As pequenas e médias empresas brasileiras vêm sofrendo o que podemos chamar de verdadeiro "terremoto" em seus princípios e conceitos de gerir seus processos organizacionais na busca de maior ganho de competitividade. A obrigatoriedade de adesão às novas exigências da realidade empresarial colocam em xeque-mate os vícios administrativos que foram passados de pai para filho. Mas como mudar após 20, 30 ou 40 anos de práticas administrativas em uso e, comprovadamente, inadequadas aos dias de hoje? A ação social, segundo Max Weber, é toda conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ação. A ação é social quando é orientada pela a ação - passada, presente ou futura - de outro ou de outros agentes. Dito isso, qual é o tipo de ação social que aparece no texto acima?
Ação Tradicional
51 Sobre a definição de ação social para Weber, assinale a alternativa correta:
É aquela que se orienta pela ação dos outros, sendo, portanto, reciprocamente referida; e possuidora de significado.
52 Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido que possuem para os indivíduos que as praticam. Nesse sentido, a ação social se configura como uma ação intencional. Trata-se de ação social, EXCETO quando você
Atua motivado por um hábito fisiológico.
53 Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas. Portanto, a ação social é um conceito fundamental na sociologia de Max Weber. NÃO constitui um tipo em ação social para o autor a ação social.
Compreensiva.
54 Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo
moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja,
ação social e racionalidade.
55 Analise o texto abaixo a marque a alternativa correta. ¿O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL), usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar até o Recife e submeter-se a uma cirurgia para implantar 10 mil fios de cabelo. O senador usou a aeronave da FAB na última quarta-feira, e passou pelo procedimento cirúrgico no dia seguinte, de acordo com informações publicadas neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo¿ (texto extraído do Portal Terra). O fragmento denuncia um comportamento apontado como comum nas instituições políticas brasileiras. Assinale a alternativa que define tal atitude:
Patrimonialismo
56 De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma ¿coisa¿ exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social:
identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os demais membros do grupo ou sociedade.
57 A luta de classes cumpre uma função importante: é ela que faz as mudanças sociais acontecerem. É portanto, o motor da história. Esta afirmação se refere ao pensamento de que autor
Karl Marx.
58 De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela (s)
Divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
59 Darwinismo Social e Materialismo Histórico são definições ligadas, respectivamente, a quais movimentos sociológicos?
Positivismo e Marxismo.
60 Segundo Marx, a sociedade capitalista aparece como um grande ¿depositário¿ de mercadorias. Marx faz tal análise, denunciando que: I- o trabalho dedicado à produção da mercadoria fica encoberto, aparecendo a mercadoria com um poder próprio, tornando-se um fetiche ¿ Fetichização da mercadoria. II- a mercadoria torna-se aparentemente um ser vivo animado, enquanto o homem torna-se coisa, objeto do capitalismo ¿ reificação do trabalhador. III- Na produção capitalista, o excedente de valor produzido é devolvido ao trabalhador, e assim, o trabalhador pode se beneficiar da exploração de seu próprio trabalho. Das afirmativas expostas, pode-se dizer que:
Somente a III está incorreta
61 O conceito mais genérico de ideologia significa o conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão, por exemplo, a ideologia burguesa, a ideologia de um partido político. Historicamente, porém, o conceito de ideologia tem um sentido específico divulgado pelo filósofo e economista:
Karl Marx.
62 Karl Marx foi um grande crítico e revolucionário da sociedade. O que ele mais criticava em suas obras?
O sistema capitalista
63 A história da humanidade é a história da luta de classes". Essa afirmativa refere-se ao pensamento de:
Karl Marx
64 O conceito de alienação, para Marx, diz respeito:
ao processo de desumanização que caracterizava as condições de trabalho industrial, em que as coisas produzidas são separadas do interesse e do alcance de quem as produziu resultando numa situação de não-posse;
65 "A intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice versa". Esta afirmação de Anthony Guiddens refere-se à globalização, que trouxe muitas modificações no mundo contemporâneo. Entre essas modificações verifica-se o surgimento de uma:
Sociedade em rede
		66 (Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação - essencialmente a internet e os meios de comunicação - porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto" (Adaptado de www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012). Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que...
	
Os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
67 Cerca da interação entre ser humano e meio ambiente, assinale a opção CORRETA.
A distribuição e os padrões de organização das populações e seus efeitos no meio ambiente estão todos inter-relacionados e são tópicos importantes para a análise das condições da existência social.
68 Podemos afirmar que um dos grandes desafios do capitalismo no século XXI seja a criação de um ¨capitalismo sustentável¨. Entendemos por ¿capitalismo sustentável¨:
a criação de um sistema que, embora baseado em princípios de mercado encorajadores da competição, leva em consideração o respeito pelo meio ambiente e a inclusão de parcela significativa da população alijada do mercado de consumo;
69 Os papéis sociais entre homens e mulheres são definidos em sociedade, essa divisão se inicia na divisão das cores e se estende até as funções desempenhadas em sociedade. A partir dessa afirmação podemos afirmar que esse processo denomina-se de:
Construção cultural
70 "Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir. I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano. II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas. III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos. IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
I e IV
71 ENADE 2009
"O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003"
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
"Uma revisão dos estudos sobre os processos de globalização mostra-nos que estamos perante um fenómeno multifacetado com dimensões económicas, sociais,
políticas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de modo complexo". Santos, Boaventura de Souza. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2014.
Com base nos seus conhecimentos sobre tema e levando-se em consideração a citação acima, caracterize a globalização:
É um fenômeno multidimensional, pois implica em mudanças importantes nas várias esferas da vida social (econômica, política, cultural, etc.).
72 Observe a figura, leia o texto e responda à questão proposta (adaptada do ENADE 2005) Tendo em vista a construção da ideia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa:
A afirmação da identidade regional
		73 "A partir dos anos 80 novos modelos de família começam a emergir de modo mais frequente/visível. Surgem as famílias monoparentais. O vocábulo monoparental foi sugerido por Nadine Lefaucheur e sociólogas feministas que teriam utilizado o termo a fim de valorizar lares chefiados por mulheres (divorciadas, mães solteiras, viúvas) e que puderam constituir suas famílias sem sofrer tanto a pressão que a sociedade antes as imputava." (gestaoecuidado.blogspot.com/.../familia-contemporanea-e-seus-novos) Leia as assertivas abaixo considerando o texto acima e assinale: I- O aumento das famílias monoparentais evidencia o crescimento de famílias chefiadas por mulheres após a dissolução dos laços matrimoniais. II- Apesar do crescimento da família monoparental, o modelo de referência ainda é a família nuclear composta de pai, mãe e filhos. III- Na contemporaneidade, a consanguinidade é condição necessária e obrigatória para o reconhecimento do grupo como família. Estão corretas:
		
	
	
as alternativas I e II.
74 Justiça obriga Funai a demarcar duas terras indígenas no Médio e Baixo Rio Negro (disponível em http://www.questaoindigena.org/2014/06/etnogenese-justica-obriga-funai.html. Acesso em 25/02/2015). O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu manter medida liminar obtida pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) para obrigar a União e a Funai a concluírem a demarcação de terras ocupadas por caboclos ribeirinhos no Médio e Baixo Rio Negro, nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, interior do Estado. Os caboclos mestiços foram considerados índios pela Funai como forma de viabilizar a demarcação das terras como indígenas. Com a manutenção da decisão, a Funai segue obrigada a apresentar os estudos técnicos e o laudo antropológico em 45 dias. Em caso de descumprimento, há previsão de multa diária no valor de R$ 5 mil. O texto acima retrata o processo de formação e reconhecimento de novas identidades étnicas, frequentemente verificado no Brasil atual. Esse processo pode ser, neste caso, atestado pelo fato de:
Caboclos mestiços passarem a ser reconhecidos como índios
75 Os papéis sociais dos jovens, na família e na escola são diferentes. Esta afirmativa é:
Verdadeira, porque os papéis sociais que desempenham em cada um dos grupos correspondem a funções e a modelos de comportamento diferentes.
		76 "Acabou-se a agonia. Desde ontem, dia 16/05/2013, nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os cartórios do País são obrigados a celebrar casamentos gays. A partir desta decisão, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passa a ser legal em todo o Brasil, com os mesmos requisitos, direitos e efeitos de um casal heterossexual." As questões colocadas no texto são: (O Povo online - 17/05/2013) Assinale a opção correta.
		
	
	
Verdadeiras, pois o uso da expressão ¿família homossexual¿ ou ¿família homoafetiva¿ revela que esse novo modelo de família é uma realidade social, tendo sido, inclusive, objeto de reconhecimento em várias decisões do Poder Judiciário.
77 "ACABOU-SE A AGONIA. DESDE ONTEM, DIA 16/05/2013, NENHUM CARTÓRIO EM TERRITÓRIO BRASILEIRO PODE SE RECUSAR A REALIZAR O CASAMENTO DE PARES HOMOAFETIVOS. POR DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), TODOS OS CARTÓRIOS DO PAÍS SÃO OBRIGADOS A CELEBRAR CASAMENTOS GAYS. A PARTIR DESTA DECISÃO, O CASAMENTO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO PASSA A SER LEGAL EM TODO O BRASIL, COM OS MESMOS REQUISITOS, DIREITOS E EFEITOS DE UM CASAL HETEROSSEXUAL." (O POVO ONLINE - 17/05/2013) AS QUESTÕES COLOCADAS NO TEXTO SÃO:
VERDADEIRAS, POIS O USO DA EXPRESSÃO "FAMÍLIA HOMOSSEXUAL" OU "FAMÍLIA HOMOAFETIVA" REVELA QUE ESSE NOVO MODELO DE FAMÍLIA É UMA REALIDADE SOCIAL, TENDO SIDO, INCLUSIVE, OBJETO DE RECONHECIMENTO EM VÁRIAS DECISÕES DO PODER JUDICIÁRIO.
78 Ampliamos o nosso olhar sobre o mundo através das relações que estabelecemos com ele. Como exemplo, citamos o novo código civil brasileiro que estabelece que: I- O conceito de família passa a abranger as unidades familiares formadas por casamento, união estável ou comunidade de qualquer genitor e descendente, II- Enquanto no código de 1916 a família legítima era aquela formada pelo casamento formal. III- A nova legislação estabelece que o casamento seja a comunhão plena de vida, com direitos iguais para os cônjuges, obedecendo à regra constitucional segundo a qual os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. Neste caso, podemos afirmar que o assunto tratado nesta perspectiva está relacionado a:
Novos padrões familiares
79 O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu manter medida liminar obtida pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) para obrigar a União e a Funai a concluírem a demarcação de terras ocupadas por caboclos ribeirinhos no Médio e Baixo Rio Negro, nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, interior do Estado. Os caboclos mestiços foram considerados índios pela Funai como forma de viabilizar a demarcação das terras como indígenas. Com a manutenção da decisão, a Funai segue obrigada a apresentar os estudos técnicos e o laudo antropológico em 45 dias. Em caso de descumprimento, há previsão de multa diária no valor de R$ 5 mil. (disponível em http://www.questaoindigena.org/2014/06) Acesso em 25/02/2015). O texto acima retrata o processo de formação e reconhecimento de novas identidades étnicas, frequentemente verificado no Brasil atual. Esse processo pode ser, neste caso, atestado pelo fato de:
Caboclos mestiços passarem a ser reconhecidos como índios

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando