Buscar

Noçoes iniciais Direito Penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
 DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO
 
 REGISTRO REFLEXIVO 
 Discente: Lucas Fagundes de Oliveira
 NATAL – RN
 AGOSTO, 2017
O registro reflexivo em questão tem por intento dissertar sobre algumas reflexões e aprendizados que foram discutidos em sala, nas aulas dos dias 26/07/17 e 07/08/17, referente a disciplina de Direito Penal I, sob a orientação da professora doutora Keity Mara Ferreira de Souza e Saboya, cujo conteúdo abordou as considerações introdutórias: Conceito; fundamentos; missão e funções do direito penal. As aulas contaram com a exposição oral da docente, bem como a participação dos alunos mediante prévia leitura dos textos sugeridos, que são eles: Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro, de Nilo Batista e Fundamentos de Direito Penal, de Paulo César Busato et al. 
O curso de Direito, apesar de não ser minha primeira graduação, sempre foi uma paixão, um amor, até então, não correspondido, e que deixou de ser platônico este ano. Não diferente da maioria dos colegas de classe, ainda estou descobrindo esse novo universo e a cada aula sinto que fiz a escolha certa - não há nada melhor que amor correspondido – Ademais tenho grandes expectativas com o direito penal, pois é o ramo pelo qual pretendo construir as bases de minha carreira profissional. 
Na aula que introduziu o conteúdo referente a primeira unidade podemos analisar sob uma ótica crítica o instituto da pena, e alguns aspectos do Direito penal em si. Num dos primeiros contatos a professora instigou a turma a conceituar com as próprias palavras o Direito penal, me voluntariei para responder, mesmo sabendo que a resposta não estaria de toda forma completa, com minhas palavras eu afirmei que o direito penal é o conjunto de normas que estabelecem os crimes e suas respectivas sanções, posteriormente, fazendo a releitura do texto Introdução crítica ao Direito Penal, mais especificamente no capítulo em que o autor diferencia o Direito Penal do Sistema penal, pude observar o complemento de minha resposta em sala: 
“[...] O direito penal é o conjunto de normas jurídicas que preveem os crimes e lhes cominam sanções, bem como disciplinam a incidência e validade de tais normas, a estrutura geral do crime, e a aplicação e execução das sanções cominadas”. 
Dando continuidade ao conteúdo, discutimos sobre a função do direito penal, logo pudemos notar que não há um consenso, pois existem funções do direito penal, porém podemos dizer que a função do direito de estabelecer e estruturar uma ordem econômica e social determinada é chamada de “Função conservadora” ou de “Controle social”. Assim como toda teoria crítica, cumpre-lhe a função de “fazer aparecer o invisível”, que nem é tão invisível assim, na prática, podemos dizer que o direito penal possui disfunções que o distanciam de sua missão, pois cumpre um papel estigmatizante, repressivo e seletivo, para evidenciar esse caráter basta atentarmos para o nosso crítico sistema penal. 
A respeito dos fins ou missões do Direito penal definimos três vertentes, e que, segundo a professora, iriam determinar o modo como futuramente iríamos encarar o direito penal, de acordo com nossa escolha, são elas: Defesa de bens jurídicos relevantes para a sociedade, ou seja, não é qualquer bem jurídico, apenas aqueles importantes para o corpo social; Defesa de valores sociais (tentativa clara de aproximar Direito de Moral); e Expectativa ou afirmação de validade da norma. 
Não posso me furtar de assumir que tive dificuldade em distinguir a diferença entre missão e função, contudo, tal empecilho foi superado ao ler novamente os textos. Porém, uma dúvida permanece, não ficou claro quais seriam os fundamentos do Direito Penal, receio que posso estar confundindo com os princípios, que seriam o da intervenção mínima (Ultima ratio), de acordo com o qual o Direito penal é fragmentário e subsidiário. 
Dado o exposto e acreditando que as aulas, assim como as bibliografias sugeridas, foram satisfatórias, não tenho muito a sugerir para as próximas aulas senão a continuidade do plano de aula e da metodologia já adotada. Avalio a atividade do Registro reflexivo como inovadora, confesso que pela primeira vez estou dando um feedback do conteúdo trabalhado em sala, para além de melhorar a dinâmica das aulas, com a soma de sugestões do restante da turma, ajudará a fixar o que foi estudado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando