Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS
1 - Dados do Surgimento
Os Banco de Dados começaram a aparecer no início dos anos 60 e a partir deste momento tem sido submetidos a profundas mudanças em seus conceitos . Os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientados a Objetos foram uma das grandes idéias do início dos anos 80.
O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos. No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.
Os modelos de dados orientados a objetos têm um papel importante nos SGBDs porque, em primeiro lugar, são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações). Depois, por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em consonância com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. 
SGBDs orientados a objeto combinam conceitos a objeto com capacidade de bancos de dados e, portanto, têm o potencial de fornecer poderosos repositórios para aplicações avançadas de bancos de dados
1.1 - Principais características 
A principal característica de SGBDOO é modelar estruturas complexas armazenando não somente a estrutura de dados, mas também seu comportamento. Para tanto, tem-se a necessidade de Banco de Dados Orientados a Objetos.
Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientados a Objetos (SGBDOO) podem ser definidos como um banco de dados capaz de armazenar além de dados, como nos Sistemas de Arquivos e estruturas de dados nos Bancos de Dados Relacionais, outros tipos diferentes de dados que não podem ser convertidos somente em arquivos lineares ou bidimensionais como tabelas, e sim um tipo especial de objeto [1][2]. 
– Tipos de Dados que o Banco Suporta
Todos os conceitos de modelagem de objetos, tais como herança simples e múltipla, polimorfismo, tipos de dados avançados e geradores de métodos, são suportados.
– Linguagem de Consulta Utilizada
O SQL é a linguagem de consulta mais utilizada em todo o mundo. Ela possui também recursos para criação de tabelas, definição de regras de integridade, inclusão e remoção de registros, e funções de controle necessárias para o gerenciamento de dados. A linguagem SQL possui um pequeno número de tipos de dados, e o desenvolvimento precisa construir todo o seu modelo de dados usando apenas esses tipos oferecidos.
1.4 - Outros Conceitos
Finalmente, há duas propriedades fundamentais para a construção de um SGBDOO: extensibilidade e completude computacional. A primeira garante que o conjunto de tipos oferecidos pelo sistema permita a definição de novos tipos e não há distinção entre os tipos pré-definidos e os definidos pelo usuário. A segunda implica em que a linguagem de manipulação de um banco de dados orientado a objetos possa exprimir qualquer função computacional.
1.5– Conclusão
Os bancos de dados orientados a objetos ainda estão amadurecendo, são mal-entendidos e difíceis de usar. Mas estão ganhando aceitação, graças ao explosivo, e um tanto especulativo, crescimento da Internet e da multimídia. '	
O modelo de banco de dados de objetos e o modelo relacional coexistem porque são projetados para aplicações diferentes. Dito de outra forma: não se deve adaptar os dados ao banco de dados. Deve-se escolher o tipo de banco de dados e o produto com base no tipo dos dados e na forma como os usuários finais os acessarão, pois não existe até o presente momento um SGBD compatível para aplicações diversificadas.
Mesmo encontrando-se em processo de evolução os SGBDOO's ainda apresentam pontos fracos que devem ser trabalhados.
Referências Bibliográficas:
SILBERSCHATZ, KORTH E SUDARSHAN – Sistema de Banco de Dados - Terecira Edição. 
WWW.PR.GOV/BATEBYTE/EDIÇOES/1998/BB78/ESTAGIARIO.HTM-13K.
WWW.LINHADECODIGO.COM.BR