Buscar

Resumo AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teste: Testar significa verificar através de uma execução controlada se o comportamento do sistema corre de acordo com o especificado.
Defeito: É algo ocasionado por um indivíduo que codifica de forma errada métodos ou ferramenta de um sistema.
Erro: É consequência do defeito, pois todo resultado inesperado constitui um erro.
Falha: É o comportamento operacional que ocorre na utilização do sistema pelo usuário.
Depuração: Processo para identificação e correção dos defeitos que originaram as falhas observadas durante a realização de testes. Obs.: Depurar não é testar!
Caso de teste: Descreve uma condição particular a ser testada e é composto por valores de entrada, restrição para a sua execução e um resultado ou comportamento esperado.
Procedimento de teste: É uma descrição dos passos necessários para executar um caso (ou um grupo de casos) de teste.
Critério de teste: Serve para selecionar e avaliar casos de teste de forma a aumentar as possibilidades de provocar falhas ou, quando isso não ocorre, estabelecer um nível elevado de confiança na correção de produto. Eles podem ser utilizados como:
Critérios de Cobertura de Teste: Permitem a identificação de partes dos programas que devem ser executadas para garantir a qualidade do software e indicar quando o mesmo for suficiente testado, ou seja, determinar o percentual de elementos necessários por um critério de teste que foram executados pelo conjunto de casos teste.
Critérios de Adequação de Casos de Teste: Quando a partir de um conjunto de casos de teste “T” qualquer, é utilizado para verificar se “T” satisfaz os requisitos de teste estabelecidos pelo critério, ou seja, este critério avalia se os casos de teste definidos são suficientes ou não para avaliação de um produto ou uma função.
Critério de Geração de Caso de Teste: Quando o critério é utilizado para gerar um conjunto de casos te teste “T” adequado para um produto ou função, ou seja, este critério define as regras e diretrizes para geração dos casos de teste de um produto que esteja de acorda com o critério de adequação definido anteriormente.
Plano de Teste
Teste de Unidade: Também conhecido como testes unitários tem por objetivo explorar a menor unidade do projeto. Procurando provocar falhas ocasionadas por defeitos de lógica e de implementação em cada módulo separadamente. O universo alvo deste tipo de teste são os métodos dos objetos ou mesmo pequenos trechos de código.
Teste de Integração: Visa provocar falhas associadas às interfaces entre os módulos quando esses são integrados para construir a estrutura do software que foi estabelecido na fase de projeto.
Teste de Sistema: Avalia o software em busca de falhas por meio da utilização do mesmo, como se fosse um usuário final. Dessa maneira, os testes são executados nos mesmo ambientes, com as mesmas condições e com os mesmos dados de entrada que o usuário utilizaria no seu dia-a-dia de manipulação do software verifica se o produto satisfaz seus requisitos.
Teste de Aceitação: São realizados geralmente por um restrito grupo de usuários finais do sistema. Esses simulam operações de rotina do sistema de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com o solicitado.
Teste de Regressão: Não responde a um nível de teste, mas é uma estratégia importante para redução de “efeitos colaterais”. Consiste em se aplicar, a cada nova versão do software ou a cada ciclo, todos os testes que já foram aplicados nas versões ou ciclos de testes anteriores do sistema. Pode ser aplicado a qualquer nível de teste.
Técnicas de Teste
Técnica Estrutural (Caixa Branca): Técnica que avalia o comportamento interno do componente. Essa técnica trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos tais como:
Teste de Condição
Teste de Fluxo de Dados
Teste de Ciclos
Teste de Caminhos Lógicos
Técnica Funcional (Caixa Preta): Técnica em que o componente de software a ser testado é abordado como se fosse uma caixa-preta, ou seja, não se considera o comportamento interno do mesmo. Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado com o resultado esperado previamente conhecido.
Questões importantes a serem estudadas!
Considerando que o planejamento dos testes deve ocorrer em diferentes níveis e em paralelo ao desenvolvimento de software, quais são os principais níveis de teste de software e explique como você os aplicaria na elaboração de um plano de testes.
R: No nível de especificação aplicaria testes de aceitação, no nível de projeto de alto nível aplicaria teste de sistema, no nível de projeto detalhado aplicaria testes de integração e no nível de codificação aplicaria os testes de unidades.
O que são e em que situações se aplicam os testes caixa branca e preta?
R: O teste de caixa branca é utilizado para testar o caminho lógico do sistema e o da Caixa preta é utilizado para testar a integridade das funções existentes de um sistema. Ambos são técnicas de teste de software, sendo caixa branca uma técnica estrutural e o da caixa preta funcional.
Analise a definição abaixo:
Teste de software que procura descobrir erros por meio de reaplicação parcial dos testes a um programa modificado.
A correta é:
R: Teste de Regressão.
No que tange aos aspectos fundamentais de teste de software explique com suas palavras o paradoxo de se construir uma série de casos de teste que têm a intenção de “demolir” o software construído.
R: Seria provar que este software foi desenvolvido de forma errada e que precisaria ser totalmente reconstruído.
Descreva a diferença entre verificação e validação.
R: Verificação: “Estamos construindo certo o produto?” O software cumpre com todas suas especificações.
Validação: “Estamos construindo o produto certo?” O software deve estar de acordo com o que o usuário deseja.
Em um exemplo em que um caso de teste deva ser construído para testar um novo campo numérico do sistema, qual alternativa apresenta os aspectos que deveriam ser levados em consideração?
R: Se for um campo numérico, verificar se não aceita caracteres alfabéticos ou caracteres especiais.
Analise as seguintes sentenças e escolha a alternativa verdadeira, em relação aos níveis de testes: 
I - Os testes Unitários e de Integração devem ser realizados no ambiente de desenvolvimento. 
II - Os testes de Sistema devem ser realizados no ambiente de produção. Errado: (No de desenvolvimento)
III - Os testes de aceitação devem ser realizados no ambiente de produção. 
IV - Os testes unitários devem ser realizados no ambiente de desenvolvimento e os testes de integração devem ser realizados no ambiente de produção. 
R: As alternativas I e III estão corretas.
O cliente para abrir uma conta no banco deve ser maior que 18 anos e menor que 61 anos. Quais testes negativos, o analista de teste deve elaborar para o caso acima?
R: Seria o Teste com Valor Limite.
Ao verificarmos se a solução atende aos objetivos do negócio e a seus requisitos no que diz respeito à funcionalidade e usabilidade, antes da utilização no ambiente de produção, qual o nível de testes que está sendo aplicado?
R: Testes de Sistema.
 Quando um sistema é submetido a condições extrema de operação, de forma a identificar seus limites operacionais, verificando se os mesmos estão dentro de limites toleráveis e previstos quando da especificação do sistema, estamos falando de que tipo de teste?
R: Estresse.
 Os testes alfa e beta devem ser contemplados em qual nível de teste?
R: Validação (São feito pelos usuários)
 Um erro foi encontrado pelo testador. Isto significa que:
R: Um resultado encontrado é diferente do resultado esperado.
 Qual teste pode ser usado em qualquer nível de teste, porém não responde a nenhum nível do mesmo?
R: Teste de Regressão.

Outros materiais