Buscar

TRABALHO DE FILOSOFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇAO
A palavra manifestação pode ser entendida como uma ação de tornar público ou um ato de expressar um pensamento, ideia, ponto de vista etc. existem vários conceitos sobre manifestação, porém basicamente seria a ação de se expressar publicamente ou um ato de tornar público. Neste trabalho iremos expressar nossa opinião a favor das manifestações populares ocorridas no Brasil. No artigo 5º, IV, VII e IX da constituição federal diz que a liberdade de expressão é o direito de buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, inclusive através do direito de manifestar, desde que seja de forma anônima. Apesar de várias opiniões contra, as manifestações são uma maneira da população reivindicar seus direitos de forma pacifica, mas nem todas pessoas agem de forma civilizada, ocorrendo durante os protestos atos de vandalismo.
Fazendo uma retrospectiva histórica, podemos perceber na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas. Muitas pessoas, em todas as cidades do Brasil, precisam do transporte público para realizar suas tarefas cotidianas, como ir para a escola ou trabalhar. Algumas delas precisam utilizar mais de uma condução por dia, resultando em um alto custo para suas famílias no final do mês. Mesmo já pesando no orçamento familiar de muita gente, as prefeituras de algumas cidades decidiram aumentar o preço das passagens de ônibus. No ano de 2014 quando o Brasil assediou a copa, houve grandes gastos, com as dividas dos estados, os governadores se sentiram no direito de aumentar o valor da passagem dos transportes públicos, não pensando na população. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o valor da passagem passou de R$ 3,00 para R$ 3,20, levando assim as pessoas às ruas para protestar os seus direitos, conseguindo então a redução do valor da passagem. Por outro lado se as pessoas não tivessem se manifestado, os valores continuariam altos pesando cada vez mais no bolso dos brasileiros.
A partir de reivindicações contra o aumento das tarifas dos ônibus, a pauta dos manifestantes aumentou e passou a tocar em questões recorrentes: corrupção, má administração do dinheiro público, má qualidade dos serviços à população, em saúde, educação, segurança, etc. Os políticos - tanto do poder Executivo, quanto do Legislativo - foram colocados contra a parede e prometeram mudanças. 
Outra maneira de manifestação são as greves coletivas onde todos cessam seu trabalho por um período com o propósito de obter benefícios. Em 2015 a greve dos caminhoneiros mobilizou as rodovias de vários estados do Brasil. O alto preço do combustível e do pedágio foram alguns dos fatos da mobilização, o que levou o estado a ter consciência e a criar novas leis para auxiliar os caminhoneiros.
Neste mesmo período ocorreram as greves dos professores, que lutavam pela melhoria do salário e pelas condições das instituições de ensino público onde até mesmo faltaram merendas.
Mesmo não beneficiando a todos, e nas condições em que se encontravam, a greve era a única forma de conseguir seus direitos.
É viável que todos sejam a favor das manifestações pois é a única forma que a população encontra para obter seus direitos porem há uma minoria de pessoas que agem de maneira contraditória aos demais prejudicando os patrimônios públicos e o bem estar da sociedade.
 
CONCLUSÃO
Manifestações e greves são aceitáveis em um regime democrático, como já falamos anteriormente . Porém, essa manifestação deve acontecer de maneira pacífica, ou seja, sem a necessidade da polícia ou os manifestantes utilizarem a violência para “controlar” a situação.
A população não deve ser acomodar com a situação que se encontra o país. Não adianta falar que os profissionais de hoje não são bons, se não fizermos nada para melhorar o estudo. Não adianta reclamar do valor do combustível, se ficarmos de braços cruzados diante das corrupções. E isso só será possível se as opiniões forem expressadas, sejam elas por meio de manifestações ou greves.
 
Referencias:
http://revistadireito.com/ http://www.nossoclubinho.com.br/ http://educacao.uol.com.br/
http://www.jurisway.org.br/
http://www.gazetadopovo.com.br/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais