Buscar

O Barroco no Brasil

Prévia do material em texto

O Barroco no Brasil
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. O estilo Barroco chega ao Brasil no século XVIII, 100 anos depois de seu surgimento na Europa e permanece aproximadamente até as duas primeiras décadas do século XIX. Em território brasiliense o barroco sofre influências portuguesas, francesas, italianas e espanholas. Mestres portugueses por hora se uniam aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas belas obras do barroco brasileiro. O movimento barroco no Brasil tem seu ápice artístico a partir de 1760 com a variação do rococó do barroco mineiro.
O barroco acaba se proliferando sobretudo no nordeste e no sudeste do país, porém a primeira manifestação de traços barrocos, se bem que misturado ao estilo gótico e românico pode ser encontrada na arte missionária dos Sete Povos das Missões na região da Bacia da Prata no Rio Grande do Sul, nessa região durante um século e meio padres missionários ensinaram índios guaranis uma síntese artística com base em modelos europeus. As primeiras manifestações do espírito barroco no resto do país estão presentes em fachadas e frontões, mas principalmente na decoração de algumas igrejas, também em meados do século XVII. A talha barroca dourada em ouro, de estilo português, espalha-se pela Igreja e Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, construída entre 1633 e 1691
Antiga igreja de São Miguel das Missões - RS
Fonte: https://arquiteturadobrasil.wordpress.com
Características 
As principais características do barroco definem-se como uma reação à simetria e às formas rígidas do Renascimento: utilizam o dinamismo plástico, a suntuosidade e a imponência, reforçados por intensa emotividade conseguida através de sinuosidades, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos perspéticos e ilusórios, tanto nas fachadas quanto no desenho das plantas e dos interiores das edificações. A intenção da criação de ilusão do movimento; combinação e abundância de linhas opostas que reforçam o efeito cénico; o uso de jogos de claro-escuro pela construção de massas salientes e reentrantes (sinuosas ou lisas). Os elementos construtivos usados como elementos puramente decorativos: uso de colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e escalonadas; os frontões são compostos ou interrompidos, que reforçam o movimento ascencional das fachadas; o uso de decorações naturalistas converte-se em elementos característicos do estilo.
Principais características:
Extravagância
Incomum e irregular
Uso do movimento
Proximidade do real
Aplicação da curva em oposição à ideia estática dos prédios
As igrejas do período barroco são marcadas por abóbadas, arcos e contrafortes
Tentativa de levar o observador a se imaginar no infinito
Efeitos cenográficos teatrais
Mistura da pintura e da escultura
Manipulação da luz
Fontes:
https://arquiteturadobrasil.wordpress.com/o-barroco-no-brasil/
https://www.todamateria.com.br/arquitetura-barroca/
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo63/barroco-brasileiro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_barroca#Caracter.C3.ADsticas_da_arquitetura_barroca

Continue navegando