Buscar

Tuberculose na Cavidade Oral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tuberculose na Cavidade Oral
Pouca gente sabe, mas você pode contrair a doença em uma consulta ao dentista, Tuberculose oral é relacionado a remoção de alguns dentes e outras operações dentárias. A baixa incidência deste tipo de tuberculose, provavelmente devido ao fato de, no epitélio escamoso da cavidade oral proporciona uma proteção muito eficaz contra infecções.
Nas superfícies das mucosas traumatizadas começam as manifestações, neste local começa o desenvolvimento das lesões, em geral considera-se que representa uma infecção por micro organismos presentes no escarro, provenientes das lesões pulmonares.
A incidência da tuberculose oral é de 0,1 a 5% de todos os casos de infecção. Apresenta-se geralmente como uma área extremamente dolorida, edemaciada, ulcerada, e com linfonodo regional infartado (Imagem 1). Em alguns casos há envolvimento ósseo que pode mimetizar outras doenças, como o Carcinoma Epidermóide e infecção profunda por vírus.
As maiorias dos casos relatados ultimamente são em idosos que possuem algum tipo de imunossupressão e que os sinais da doença não são aparentes

Outros materiais