Buscar

vitamina C

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vitamina C
Equipe Vitamina C
Adriana Smith
Bruna Santana
Endrel Morais
Matheus Vieira
Thiago Maia
Definição
A vitamina C conhecida como ácido ascórbico é caracterizada como uma das 13 fundamentais vitaminas que compõe um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma das vitaminas hidrossolúveis, isso significa dizer que o organismo usa o necessário e elimina o excesso. 
Função
A vitamina C possui inúmeras funções no organismo, sua participação mais importante é na síntese de colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, é excelente na prevenção de gripes e infecções, Facilita a absorção de ferro pelo organismo.
Necessidades Nutricionais
Há um debate contínuo sobre a melhor quantidade diária a ser ingerida da vitamina C. Em termos gerias concorda-se que uma dieta balanceada e sem suplementos contém vitamina C suficiente para prevenir escorbuto em adultos saudáveis, enquanto mulheres grávidas, aqueles que fumam ou estão sob estresse precisam de um pouco mais.
Recomendações da FAO/OMS
Bebes de 0 a 6 meses 40mg
7 a 12 meses 50mg.
Crianças de 1 a 13 anos varia 15mg a 45mg.
Mulheres 65 a 75 mg.
Homens 75 a 90 mg.
Pessoas fumantes, sob stress, consumidoras de álcool e idosos precisam de doses maiores.
 
Fontes Alimentares
Encontradas em alimentos como frutas cítricas, morango, tomate, pimentão-doce, brócolis, couve-flor, batatas, bata-doce, goiaba, manga, alface, alho, kiwi, laranja, entre outros.
Deficiências Nutricionais
 A deficiência em vitamina C, diferentemente da maioria das vitaminas, está associada com doenças específicas, sendo o escorbuto a principal delas. Escorbuto, problemas nas gengivas e na pele, muitos dos sintomas da deficiência podem ser explicados por uma deficiência da hidroxilação do colágeno, resultando em tecido conjuntivo defeituoso, fragilidade capilar, hemorragia.
Toxicidade
A vitamina C possui pouca toxidade. O excesso de vitamina C pode causar indigestão, particularmente quando ingerida de estômago vazio. Quando tomada em altas doses, a vitamina C causou diarreia em adultos saudáveis. Sinais de intoxicação por excesso de vitamina C podem incluir náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, rubor na face, fadiga e perturbação no sono. Como a vitamina C melhora a absorção de ferro, o envenenamento por esse mineral é possível em pessoas com desordens raras de acúmulo de ferro, como hemocromatose.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando