Buscar

Constitucional 1º Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Constitucional – 1º Semestre
Poder Constituinte: é o poder de formar um Estado juridicamente conforme a Constituição. Pode criar ou alterar a Constituição.
Poder constituinte originário: essencialmente constituinte (cria). Ele começa uma nova ordem e rompe com a anterior. Pode ter natureza
- Juspositivista: Constituição vem antes do Estado. Pré-jurídica.
- Jusnaturalista: o Direito não é criação do Estado, ele acompanha o homem. Jurídica
* características: é inicial (inicia uma nova ordem); ilimitado (por ser inicial estabelece aquilo que bem entender); incondicionado.
* pode ser histórico (o primeiro) ou revolucionário (os que vieram depois).
Poder constituinte derivado: altera a Constituição (com limites) e pode ser reformador ou revisor.
- reformador: competência para alterar a Constituição, pertence ao povo e é exercido pelo Congresso Nacional.
* características: não inicial (apenas altera) e limitado (possui restrições)
- limitação material: encontra limite diante de alguma matéria/tema. Ex: forma federativa; direitos e garantias fundamentais.
- limitação procedimental: deve seguir um procedimento para poder permitir a promulgação de uma emenda. Ex: 3/5 2T 2C
- limitação circunstancial: em algumas circunstancias a Constituição não pode ser alterada. Ex: intervenção; Estado de defesa
* Poder Constituinte Decorrente: Os Estados farão suas Constituições observadas os limites impostos na Constituição Federal.
* Forma Federativa de Estado: descentralização do poder. Na Federação parcela do poder é exercida pela União, parcela exercida pelos Estados, parcela pelos Munícipios e outra pelo DF. O poder é distribuído em competências, não é uma questão de hierarquia. Cada ente possui atribuições distintas.
* Clausula pétrea pode ser explicita ou implícita
1988 : novo fundamento de validade.
Fenômeno da recepção: normas antigas que não afrontam a nova ordem são recebidas e as que afrontam são revogadas, ou seja, ficam no passado.
* O Brasil não adota o Desconstitucionalismo (Constituição passada perde a norma Constitucional, ou seja, perde um nível). 
* mutação constitucional: É um procedimento informal de alteração da Constituição (sem emenda). Não altera o texto da Constituição e sim sua interpretação. Ex: presunção de inocência se abrevia.
Competência Legislativa: É competência para editar e produzir as leis.
Todos os entes que compõem a Constituição são autônomos nos termos da constituição, ou seja, pressupõe governo próprio. (Elegemos governos em todos os níveis, como Estadual, Federal, Municipal ou Distrital).
Além disso, há competências materiais ou administrativas. (Cuidam da saúde, educação e etc). E cada um deles possui competência legislativa. Cada um desses entes tem uma ou várias matérias para que eles trabalhem legislativamente. Exemplo: Direito Penal é da União; Interesse local é matéria do Munícipio. 
Privativa: podem legislar sobre o interesse (competência delegada). A Constituição reservou determinada matéria a um ente específico.
- União: A Constituição trouxe expressamente toda a matéria que a União vai legislar (direito civil, direito penal e direito processual são matérias privativas da União)
-Municípios: Possui matérias de interesse local, da comunidade. Pode suplementar a constituição estadual e federal
- Estados: Os Estados organizam-se e regem-se pelas leis que adotaram, que é chamado de Competência Privativa Expressa. Legislam também sobre a Competência Residual, que diz que os Estados podem legislar tudo aquilo que não for proibido à eles, ou seja, competências de outros entes.
-D.F: É um ente que acumula as competências de estado e município. Além da competência de interesse local, ele possui a residual. Lá possui apenas lei orgânica, e não uma Constituição.
*Competência Delegada: É uma exceção dentro da Competência Privativa, a qual uma Competência pode ser delegada à outro ente. A União só pode delegar que os Estados legislem sobre questões específicas, e não sobre a questão como um todo.
Concorrentes: em determinadas matérias mais de um ente pode legislar. (apenas União, Estados e D.F)
Determinada matéria pode ser legislada por todos os entes. A União é quem da a diretriz única, e os demais entes trabalham a sua legislação para as suas particularidades. Na política urbana, as cidades devem buscar desenvolvimento e bem estar. É o poder público municipal que cuida disso, com base nas leis. Município precisa da lei federal para aplicar sua legislação.
Aplicabilidade das normas constitucionais:
Normas constitucionais de eficácia plena: são completas e possuem aplicabilidade imediata, ou seja, não dependem de esclarecimentos posteriores.
 Normas constitucionais de eficácia contida: possui aplicabilidade imediata mas possuem restrições. Admite a edição de lei posterior ou a prática de um ato posterior que reduza o seu alcance.
- Normas constitucionais de eficácia limitada: precisam de complemento. A aplicação prática depende de uma regulamentação.
Nacionalidade (vinculo que liga o individuo a um Estado)
Natos: Nascidos no Brasil, mesmo que estrangeiros, desde que os país não estejam a serviço do Brasil (e vice-versa); nascidos no estrangeiro de pai e mãe brasileiros, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir no Brasil e optem, após a maioridade, pela nacionalidade brasileira
Naturalizados: originários de país de língua portuguesa residentes no Brasil por um ano interrupto e com idoneidade moral; os de qualquer nacionalidade residentes no Brasil há mais de quinze anos interruptos e com idoneidade moral;
Exercícios
Enumerar e descrever os princípios constitucionais aos quais os Estados Federados estão obrigados a obedecer quanto a sua auto-organização.
 Entende-se como auto-organização dos Estados ou Poder Constituinte Decorrente o poder destinado aos entes federativos para que elaborem suas próprias Constituições. Como regra geral, devem observar três princípios: 
1) Princípios constitucionais estabelecidos: limitação material prevista na própria constituição.
2) Princípios constitucionais sensíveis: estes, caso descumpridos, preveem intervenção direta da União.
3) Princípios constitucionais extensíveis: regras gerais estabelecidas pela Constituição que devem ser reproduzidas, não necessariamente de igual forma, porém com observância obrigatória. 
 
Descrever as normas constitucionais de eficácia plena das de eficácia contida. 
Como normas de eficácia plena, pode-se definir como aquelas que possuem aplicabilidade imediata, integral e direta. Já as denominadas como eficácia contida apresentam também eficácia imediata e direta, porém não é integral, pois o legislador pode restringir sua eficácia.
 
Diferencia a competência concorrente da competência comum dos entes da Federação.
 A constituição pode delimitar sobre quais matérias cada ente federativo pode legislar, entretanto deve-se diferenciar cada modalidade de competência. Entende-se como a material comum aquela que manifesta-se de maneira cooperativa a todos os entes federativos, ou seja, o fazem de maneira conjunta. Logo, diferencia-se da competência concorrente, pois nesta a União delimita normas gerais e os demais entes as observam para a elaboração de normas específicas.

Outros materiais