Buscar

Alguém pode me ajudar, a entender a evolução do direito. Desde de Sócrates, Aristoteles, jusnaturalismo, juspositivismo e direito moral.

Av1 1º semestre

💡 9 Respostas

User badge image

Lucas Causso

Vamos lá... para você entender sobre os pensamentos dos filósofos, vou explicar brevemente algumas coisas...

 

Direito Natural(SUBJETIVO):

- É um sistema de normas de condutas intersubjetivas.
- Busca uma compreensão universal para o fenômeno jurídico

 

Direito Positivo(ESCRITO):

- É um sistema de normas de condutas fixado pelo estado.


Jusnaturalismo:

Trata-se da doutrina que admite as duas formas do Direito (Direito Natural e Positivo). No entendo, considera o Direito Natural superior ao Positivo, devendo prevalecer em casos de conflito. Preocupa-se muito mais com a ética e com a moral do que com aspectos formais.

 

Juspositivismo:

Trata-se do positivismo jurídico que estuda e reconhece somente o direito posto(ESCRITO). Opõe-se ao jusnaturalismo ao defender somente a existência de um sistema jurídico que corresponde às normas que são editadas pelo legislador.

8
Dislike0
User badge image

Felipe S. Macedo

Este é um debate muito interessante de se fazer, pois gera vários pontos de vista é argumentos diversos. Deixo o link de um artigo que explica bastante e muito bem essa parte, embora um pouco extenso, me ajudou bastante a entender. https://jus.com.br/artigos/6999/direito-e-evolucao
4
Dislike0
User badge image

Lucas Causso

Sócrates(470-399 a.C.)->

Foi um dos pensadores mais importates do ocidente, dando o nome a um período filosófico

Enquanto os pré-sócráticos demonstravam interesse filosóficos para o mundo da natureza, os Socráticos se afastaram da contemplação da natureza para a contemplação do homem

    COSMOLOGIA -> ANTROPOLOGIA

Por não ter deixado escritos, a sua filosofia é estudada através de seus discípulos, principalmente Platão, de quem foi mestre, e Xenofonte.

Acreditava que, se escrevesse algo, seu pensamento poderia ser petrificado e interpretado de modo incorreto no futuro, o que não ocorre com as palavras expressas oralmente, que permanecem vivas no decorrer da história

 

1) Ironia Socrática: "Sei que nada sei"

Sócrates, ao buscar a verdade, colocou em dúvda os conhecimentos, com a famosa frase "Sei que nada sei", tendo em vista:

-Complexidade das coisas;

-O fato de, naquela época, os conhecimentos serem transmitidos pelos sofistas, que observavam a Arte Retórica para o convencimento de suas teses, sem, no entendo, se comprometerem com a verdade.

 

2)Dialética

É a arte de se discutir e trabalhar com opiniões opostas. Para platão, trata-se de uma teoria do conhecimento na qual se separa a opinião da verdade, o sensível do inteligível e a aparência da ideia.

Sócrates procurou buscar as verdades absolutas com o auxílio da dialética, que pode ser resumida da seguinte forma:

 

Dialética(Dialogo como método para se buscar a verdade) -> Exortação(Chamamento para a discussão) -> Indagação (Pergunta-se a respeito do tema) -> Refugação(Exposição dos argumentos a serem discutidos) -> Maiêutica(É o "nascimento" do conhecimento após um período de reflexão)

Entre as virtudes, convém destacar a sabedoria, a temperança, a juntiça, a coragem e a piedade (STJCP), sendo que, através da dialética, o homem pode redescobrir as virtudes que existem em si mesmo, importante mencionar que os juristas devem possuir todoas as virutdes para que possam exercer o direito.

Nesse sentido, a virtude não se ensina, pois é não é uma técnica. Trata-se de algo intrínseco à natureza do homem.

Um dos ensinamentos mais importantes de Sócrates es´ta no sentido de que todos os homens são iguais, todos são capazes da ciênia e possuem uma alma racional onde se encontra a verdade; a virtude.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais