Buscar

Prova Discursiva Ética Empresarial Legislação Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Legislação Aplicada e Direito do Consumidor
Analisando o texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique quando um produto é considerado com vício:
Nota: 25.0
	(
Direito do Consumidor I - Tema 4 – Responsabilidade por vício do produto ou serviço
O produto, ou seja, bens de consumo duráveis ou não duráveis, é considerado com vício quando tenha defeito de qualidade ou quantidade, capaz de o tornar impróprio ou inadequado para o consumo a que se destina, que resulte em redução do valor, ou quando haja disparidade entre ele e o que consta no recipiente, embalagem, rótulo ou mensagem publicitária. Constatado vício no produto, o consumidor deve procurar o fornecedor, que tem o dever em sanar o vício no prazo de 30 dias, podendo outro menor ou maior ser convencionado pelas partes, mas nunca inferior a 7 dias ou superior a 180 dias.
Questão 2/4 - Ética Empresarial
Um homem fugia de uma quadrilha de bandidos violentos quando encontrou, sentado na beira do caminho, o profeta Maomé. Ajoelhando-se à frente do profeta, o homem pediu ajuda: essa quadrilha quer o meu sangue, por favor, proteja-me!  O profeta manteve a calma e respondeu: continue a fugir bem à minha frente, eu me encarrego dos que o estão perseguindo.  Assim que o homem se afastou correndo, o profeta levantou-se e mudou de lugar, sentando-se na direção de outro ponto cardeal. Os sujeitos violentos chegaram e, sabendo que o profeta só podia dizer a verdade, descreveram o homem que perseguiam, perguntando-lhe se o tinha visto passar.  O profeta pensou por um momento e respondeu: falo em nome daquele que detém em sua mão a minha alma de carne: desde que estou sentado aqui, não vi passar ninguém. Os perseguidores se conformaram e se lançaram por outro caminho. O fugitivo teve a sua vida salva.
 
BERNARDO, G. Qual é a diferença entre ética e moral? Revista Eletrônica do Vestibular, 2015. Disponível em: <http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68>.
 
 
A história árabe apresentada tem como finalidade distinguir os conceitos de moral e ética, a partir das premissas apresentadas, diferencie o que é moral e o que é ética?
Nota: 20.0
	(
Os alunos devem apresentar os seguintes elementos em sua argumentação:
 
A ética pode ser compreendida como uma reflexão sobre o agir do ser humano e abarca a moral, pois lhe é mais ampla. A ética existe como referência para os indivíduos que vivem em uma determinada sociedade, possibilitando que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. Assim, o indivíduo deve possuir um senso ético, pois como humanos, vivemos em comunidade, e somos continuamente avaliados e julgados por nós mesmos e pelos outros, a fim de identificar em nossas ações, atitudes boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas (Aula 01, p.15). A moral, por sua vez, é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, tradição cultural, etc. Estabelece os valores efetivos a serem seguidos por determinada sociedade. É, portanto, provisória, muda com o passar do tempo, pois os costumes e hábitos de um povo mudam também (Aula 01, p.15).
Questão 3/4 - Legislação Aplicada e Direito do Consumidor
A dignidade é um valor espiritual e moral inerente à pessoa, que se manifesta singularmente na autodeterminação consciente e responsável da própria vida e que traz consigo a pretensão ao respeito por parte das demais pessoas, constituindo-se em um mínimo invulnerável que todo estatuto jurídico deve assegurar. Sendo esse valor a base norteadora dos direitos humanos e dos direitos fundamentais.
 
Neste sentido, explique a diferença entre os direitos humanos e direitos fundamentais, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
Nota: 25.0
	(
Direitos Humanos e Fundamentais - Tema 01 da Rota: Direitos Fundamentais e Direitos Humanos – Aspectos Gerais
Os direitos fundamentais são direitos reconhecidos e inseridos dentro do âmbito constitucional de uma determinada nação, tendo a sua incidência limitada às pessoas inseridas dentro do território onde o conteúdo da constituição é aplicada.
Por outro lado, os direitos humanos têm relação com algo mais amplo do que o direito interno de cada país, estando relacionado com instrumentos internacionais (tratados ou convenções), sendo garantido à todos independentemente da vinculação da pessoa a uma ordem constitucional interna, tendo uma validade universal.
Questão 4/4 - Ética Empresarial
Combatemos a corrupção e a discriminação e estimulamos a ética na relação com e entre os funcionários. Estabelecemos códigos e políticas de conduta que são reforçados em ações de comunicação interna e treinamentos. Conheça nossas principais ações: Respeitamos a legislação trabalhista e temos dois documentos internos que norteiam nossa atuação nesse sentido: Código de Ética e Política de Direitos Humanos. Além disso, o Santander possui compromissos formais que determinam boas práticas nas relações de trabalho em toda a sua cadeia de valor. Com o objetivo de informar e orientar nossos funcionários sobre o tema (Assédio Moral) criamos o programa “O Santander Contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho”. A iniciativa inclui ações como: palestras de sensibilização e orientação para gestores da capital e do interior de São Paulo; inserção do tema no programa institucional de formação de gestores; divulgação na intranet de cartilha digital sobre o tema e publicação do acordo firmado entre o Banco e o Ministério Público do Trabalho; distribuição de cartilhas em papel e curso online disponível a todos os funcionários. O Santander, ainda, possui um canal interno exclusivo para receber manifestações relativas ao não cumprimento de políticas internas ou de legislação, uso indevido de senhas, gestão inadequada e discriminação de qualquer tipo, assédio moral e/ou sexual, riscos à integridade física, corrupção e suborno, uso indevido de informações confidenciais ou estratégicas, conflitos de interesses, dentre outras. Todos os casos são avaliados e recebem retorno em até 45 dias. Após investigação, as ocorrências podem resultar em medidas disciplinares, corretivas, transferências de função, mudança no local de trabalho, ou mesmo no desligamento e processo cível competente.
 
 
BANCO SANTANDER. Ética nas Relações com Funcionários. Disponível em: < https://sustentabilidade.santander.com.br/pt/Praticas-de-Gestao/Paginas/Etica-nas-Relacoes-com-Funcionarios.aspx>.
 
A partir do exemplo prático apresentado na contextualização da questão, onde se discorre a respeito de práticas empregadas pelo Banco Santander, descreva quais são as obrigações das organizações para com seus funcionários.
Nota: 12.5
	(
A empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisões em relação as ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção, remuneração, rescisão de contrato, entre outros. Para tanto, ela deve além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional (Capítulo 03, p. 90).

Outros materiais