Buscar

FISIOPATOLOGIA DA ASMA- resumo robbins

Prévia do material em texto

ASMA: inflamação das vias aéreas crônica, que resulta em obstrução brônquica intermitente e persistente devido à hiper-reatividade, inflamação, produção excessiva de muco nos brônquios.
 Desenvolvimento mais usual na infância, mas crises agudas podem existir em qualquer parte da vida. É uma doença de herança multifatorial em que, além do fator de predisposição genética, o fator ambiental é responsável pelo aumento da velocidade da resposta inflamatória a partir de contato c alérgenos: poeira, poluição, ácaros , polen,fungos e etc.O alérgeno disparador da resposta imune é variável com o indivíduo.
Classificação: pode ser classificada de diversas formas
*-de acordo com a evidencia de sensibilização
-de acordo com o agente disparador
-de acordo com o quadro clinico
*Asma atópica: é a mais comum,aparece na infância a historia familiar é mais comum, o teste cutâneo com o antígeno agressor resulta na reação papiloeritetomatosa(pele avermelhada c bolinhas ). É possível de se identificar através dos níveis de IgE serica ( anticorpos no sangue)
Asma tópica: o paciente não responde a testes cutâneos( da negativo), historia familiar pouco comum , e os fatores desencadeantes são VIRUS , via processo inflamatório, ex:rinovírus,influenza vírus e vírus sincicial respiratório). Poeira ,fumaças e etc também podem contribuir na inflamação
Asma por fármacos:vários agentes farmacológicos provocam a asma. É incomum,mas a aspirina pode desencadear a asma em pacientes com rinite. Mecanismo : os mediadores pró inflamatórios(ver info da fisiopatologia antes) são inibidos por prostaglandinas. A aspirina inibe o ciclo oxigenase, que diminui as prostaglandinas.
Asma ocupacional : pode ser desencadeada por vapores: resinas, plásticos etc; gases: tolueno; e compostos químicos: formaldeído. Quantidades mínimas dessas substancias já provocam o quadro da asma.
 Asma induzida por exercício(AIE):atividades físicas vigorosas também estimulam o broncoespasmo.
FISIOPATOLOGIA:
A asma atópica é causada pela resposta de células Th2 (linfócito T) e IgE (imunoglobulina E= anticorpo) aos alérgenos ambientais de indivíduos geneticamente predispostos.
Não se sabe o porquê ,mas em pessoas com asma, o linfócito T,célula Th2 , é é extremamente responsivo à antígenos ambientais, que em pessoas normais é inofensivo.
- a célula Th2 em contato com o alérgeno produz citocinas, que vao atuar na inflamação das vias áreas
Obs: As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune.
As citocinas dependem da ligação com receptores específicos da membrana celular para desempenharem sua função.
-IL-5:vai recrutar eosinófilos para o local
-IL-3: estimula a produção de muco pelas células submucosas bronquicas
-além disso , a célula Th2 vai estimular a produção de IgE pelo linfócito B(através da produção da citocina IL-4)
Obs: Imunoglobulina E (IgE) é um anticorpo. Está presente no soro sanguíneo em baixas concentrações. É encontrada na membrana de superfície de basófilos e mastócitos em todos os indivíduos. Tem um papel importante na imunidade ativa contra parasitas helmintos, atraindo os eosinófilos.
Como ocorre: 
-No primeiro contato com o alérgeno a célula Th2 produz as citocinas que vão fazer a inflamação das vias áreas e a estimulação da liberação dos IgE pelo linfócito B.Os IgE vão se ligar aos receptores do mastócito submucosos. 
-No segundo+ contato os mastócitos vão liberar o conteúdo de seus grânulos, que vão produzir citocinas e outros mediadores na fase inicial e reação fase tardia.
Fase aguda: ocorre principalmente a broncoconstrição e aumento da produção de muco. Os responsáveis pelos espamos da musculatura lisa dos brônquios.A broncoconstrição é desencadeada por receptores parassimpáticos através de reflexos desencadeados por mediadores.
Fase crônica: é feita pelo recrutamento de leucócitos ,eosinófilos, neutrófilos, e mais células T(tem Th17 por ex).
 São vasoconstritores: os LEUCOTRIENOS ,PROSTAGLANDINA, ACETILCOLINA e HISTAMINA.
Leucotrienos: Obs: Leucotrienos são lipídios, mediadores autócrinos e parácrinos derivados da via mediada pela lipo-oxigenase da cascata do ácido araquidônico.(N precisa saber)
Os leucotrienos são extremamente potentes na constrição da musculatura lisa de efeito prolongado Além disso, os leucotrienos participam nos processos de inflamação aguda, aumentando a permeabilidade vascular e favorecendo, portanto, o edema da zona afetada.
Prostaglandinas: As prostaglandinas são ácidos graxos modificados, frequentemente derivados de lipídios da membrana plasmátic, são sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, porém que não entram na corrente sanguínea, atuando apenas na própria célula e nas células vizinhas.
Histaminas: potente broncoconstritor ,mais presente em asma alérgica aguda
Obs: Histamina,é amina biogênica VASOdilatadora envolvida em processos bioquímicos de respostas imunológicas
Acetilcolina:liberada por nervos parassimpáticos intrapulmonares que causam a vasoconstrição pelo pelo estimulo direto dos receptores muscarídicos.
Obs: molécula neurotransmissora que atua na passagem do impulso nervoso dos neurônios para as células musculares.
*hipótese da higiene: ideia de que a exposição à antígenos microbianos durante a gravidez reduziria a incidência posterior das doenças alérgicas.
-remodelagem das vias aéreas com os surtos repetidos de exposição aos alérgenos, há alterações estruturais na parede brônquica, como a hipertrofia e hiperplasia da musculatura lisa brônquica, dano epitelial, aumento da vascularização, hipertrofia das glândulas mucosas epiteliais e deposição de colágeno superficial.

Continue navegando