Buscar

terria da administração ADM 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROF: MARTHA SUZANA
AD1
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: REFLEXOS SOBRE O CAMPO DE SABER A PARTIR DA DIVISÃO ACADÊMICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (2009/2013)
A obra dos autores Elvia Fadul, Fernando de Souza Coelho, Frederico Lustosa da Costa e Ricardo Corrêa Gomes, membros do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Administração Pública da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), apresenta uma reflexão histórica sobre da produção acadêmica em administração pública no Brasil, destacando a importância da ANPAD nesse contexto, avalia o ensino superior no país, com ênfase nos cursos de pós-graduação além de apresentar os principais eventos que norteiam os estudos e a pesquisa em administração púbica no Brasil. 
O texto inicia mostrando a evolução da pesquisa na área de administração pública da ANPAD (1985 – 2000) que no primeiro ano aparece como Politicas e Negócios Públicos e, em 1987, com a nomenclatura Administração Publica teve número expressivo de trabalhos apresentados. Apesar da aparente crescente e do grande numero de programas de mestrado e doutorado em AP, a década de 80 não foi rica em pesquisa na área. Somente a partir de 1990, com toda a mudança politica e econômica que o país vivia é que passou a se ter interesse na produção em Administração Pública e, apesar disso, ainda que o número de trabalhos fossem bem expressivos, não havia pesquisa direcionada ao tema. Esse contexto perdurou durante a primeira década do ano 2000 apesar das tentativas frustradas da ANPAD de criar estruturas de divisões e subdivisões acadêmicas na tentativa de direcionar a pesquisa em AP. Já no ano de 2011 com o objetivo de rediscutir e reconstruir o campo do saber, os estudos passaram a dimensionar a relação do Estado e da sociedade, logo, os estudos sobre os fundamentos teóricos e as perspectivas metodológicas em AP e, sobre história e a memoria da administração publica no Brasil foram os temas trabalhados e com isso, houve uma melhora nas avaliações dos artigos. Em 2013 novas mudanças foram sugeridas, aplicadas e bem sucedidas no que se refere à estruturação de temas e subdivisões dos trabalhos em Administração Pública o que comprova a necessidade de uma reestruturação periódica em temas para a ampliação das pesquisas na área.
A seguir, trata da educação superior em administração publica que teve início no Brasil em 1950 com as graduações e centros de pesquisas e, no final de 1960 e início de 1970 com os cursos de mestrado. Apesar da influenciada pelos norte-americanos, que na gestão pública buscava diminuir a divisão entre politica e administração, no Brasil, mais por conta do regime político da época, não houve a princípio crescimento no campo dos estudos e pesquisas na área. Em meados da década de 80, diante da redemocratização do país que passa a ter um posicionamento mais voltado para a gestão, buscando reduzir a diferença entre política e administração e, na década de 90, vários grupos de pesquisa foram criados o que não se transformou em programas de mestrado e doutorado em Administração Pública. Já a partir de 2000 pode ser verificado um aumento significativo nos cursos inclusive o surgimento de cursos de gestão de políticas públicas ou similares. Até então, artigo já se somavam 50 cursos de graduação em todo país e, embora também esteja em crescimento, à oferta de mestrado e doutorado ainda não é suficiente para suprir as necessidades. Outro ponto que merece destaque é o das escolas do governo que estão voltados para o aperfeiçoamento e requalificação de funcionários públicos merecem destaque a ESAF e CEFOR que já possuem seus próprios cursos de mestrado profissional.
Por fim, cita os principais Congressos e Periódicos nacionais e internacionais ressaltando a importância da pesquisa associada ao ensino superior, sobretudo dos cursos de pós-graduação frisando ainda que estes influenciam na produção acadêmica. Fala dos principais desafios no campo do saber em Administração Pública enumerando como principais os investimentos na área de modo a estimular a busca de experiência internacional, instigar a produção local com a criação de novas revistas e periódica nacional além de valorizar aquelas que já existem.
Bibliografia:
FADUL, E. ; COELHO, F.S. ; COSTA, F.L. & GOMES R. C. (2014.) Administração pública no Brasil: reflexos sobre o campo de saber a partir da Divisão Acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (2009/2013). Rev. Adm. Pública – Rio de Janeiro 48(5) : 1329-1354, set./out. 2014.
.

Outros materiais