Buscar

Redes de Computadores - Lista 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redes 1 
2º Semestre de 2017
2º Lista de Exercícios – referente ao capítulo 2 
O que é o serviço DNS?
O DNS é responsável por direcionar dos nomes de alto nível para o endereço IP de modo que seja possível desassociar os nomes das máquinas de seus endereços, para isso, conta com a ajuda de um resolvedor.
Quais são as etapas do processo de resolução de nomes DNS?
O resolvedor recebe de um programa aplicativo o nome em alto nível, envia essa consulta o servidor DNS local, que procura esse nome e retorna uma resposta contendo o endereço IP, o resolvedor, então, repassa essa resposta ao aplicativo, que chama esse endereço.
Qual a diferença entre o processo de recursão e o processo de interação DNS?
Ao enviar uma solicitação ao DNS local, normalmente o mais próximo, ele tem dois processos que usa para lidar com essa situação. No processo iterativo, ao não encontrar a resposta, o DNS manda para a máquina uma lista de outros servidores que podem ter a resposta e a máquina faz a busca até encontrar a resposta para a sua solicitação. Já no processo recursivo, o próprio DNS busca nos outros servidores a resposta e a retorna para a máquina.
Cada hospedeiro da Internet tem no mínimo um servidor de nome local e um servidor de nomes com autoridade. Que papel cada um desses servidores desempenha no DNS?
O servidor local é o mais próximo da máquina, ele tem cópias das páginas, mas elas não estão hospedadas nele. O servidor com autoridade é o que possui o registro da página, ou seja, é ele que as hospeda.
Explique como funciona o correio eletrônico, descrevendo as funções dos principais componentes de aplicação.
O correio eletrônico funciona com base em dois tipos de subsistemas: agentes do usuário e agentes de transferência de mensagens (servidores de correio). O agente do usuário é responsável por oferecer uma interface gráfica que permita que o usuário interaja com o sistema do email. Já os servidores de correio são os responsáveis pela transferência automática da mensagem do remetente ao destinatário e armazenar as caixas de correio.
Descreva como o cache Web pode reduzir o atraso na recepção de um objeto desejado. O cache web reduziria o atraso para todos os objetos requisitados por um usuário ou somente para alguns objetos? Por quê?
O cache funciona armazenando uma cópia de dados recentemente solicitados, dessa forma, ao solicitar um objeto, o solicitante não precisa ir sempre ao servidor de origem para buscar esse objeto, pois existe uma cópia em um servidor local, entretanto, quando a página já está velha e desatualizada, esses dados são descartados. Por isso ele reduz o atraso, uma vez que não é preciso buscar os objetos em servidores distantes, mas se essa página não tiver sido solicitada ou estiver ultrapassada, o cache não tem seus dados guardados, assim, ele reduz o atraso, mas apenas para alguns objetos.
Qual a diferença entre HTTP persistente e não persistente a inda persistente com paralelismo e HTTP persistente sem paralelismo? Qual dos dois é utilizado pelo HTTP/1.1?
No HTTP não persistente, uma única solicitação é enviada e, assim que recebe a resposta, essa conexão é encerrada. Já no HTTP persistente, a conexão TCP não é encerrada após o recebimento da resposta da solicitação, tornando possível a melhora do desempenho. Nessa conexão, pode haver paralelismo, ou seja, antes de receber a resposta, já é enviada outra solicitação, ou sem paralelismo, que faz com que a pergunta seguinte só seja mandada após o recebimento da primeira resposta. No HTTP/1.1 é feita a HTTP persistente com paralelismo.
Considere um site de comércio eletrônico que quer manter um registro de compras para cada um de seus clientes. Descreva como isso pode ser implementado.
A implementação dessa função se deve ao cookies, que são strings e não programas executáveis. O processo que ocorre por trás deles é que, antes de enviar a solicitação de uma página, o navegador verifica se há cookies incluídos no domínio da solicitação e os envia junto com ela. A partir daí, o servidor os recebe e interpreta a fim de identificar o cliente.
Quais são os tipos de arquitetura para uma rede de entrega de conteúdo?
CDN: nessa arquitetura os provedores colocam uma cópia em cache para que os clientes a acessem e assim o conteúdo é entregue
P2P (peer to peer): nessa arquitetura as próprias máquinas se comunicam entre si a fim de compartilhar conteúdo.

Outros materiais