Buscar

teste g1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTE – TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II
Como é denominada a tubulação predial de água fria que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico?
Ramal.
Sub-ramal.
Coluna de distribuição.
Alimentador predial.
Tubulação de extravasão.
Nas instalações hidráulicas, existe uma tubulação que é destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios quando for superado o nível de transbordamento. O termo técnico utilizado para definir essa tubulação é
tubulação de recalque.
tubulação de limpeza.
tubulação de fuga.
tubulação de extravasão.
tubulação de queda.
Entende-se por Instalação Elevatória o sistema destinado a elevar a pressão da água em uma instalação predial de água fria, quando a pressão disponível na fonte de abastecimento for insuficiente, para abastecimento do tipo direto, ou para suprimento do reservatório elevado, no caso de abastecimento do tipo indireto. Inclui, também, o caso em que um equipamento é usado para elevar a pressão em pontos de utilização localizados. Sobre esse assunto, analise as proposições a seguir.
Uma instalação elevatória consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior ou para um reservatório hidropneumático.
Nas instalações elevatórias por recalque de água, recomenda-se a utilização de comando liga/desliga automático, condicionado ao nível de água nos reservatórios. Neste caso, este comando deve permitir, também, o acionamento manual para operações de manutenção.
Na definição do tipo de instalação elevatória e na localização dos reservatórios e bombas hidráulicas, pode se considerar o uso mais eficaz da pressão disponível, ou não, tendo em vista a conservação de energia.
As instalações elevatórias devem possuir, no mínimo, duas unidades de elevação de pressão, independentes, com vistas a garantir o abastecimento de água no caso de falha de uma das unidades.
A localização e a forma de instalação de instalações elevatórias devem ser definidas prevendo-se soluções que visem a economia, independente dos efeitos da vibração e do ruído.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
III, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, II e IV.
Avalie as afirmativas a seguir:
O Booster na distribuição de água é instalado em uma tubulação com o objetivo de aumentar a pressão à jusante, auxiliando o escoamento e procurando manter a pressão constante em toda a rede de distribuição de água.
As válvulas de retenção são empregadas para evitar o fluxo contínuo em sistemas adutores, servindo também para o controle de vazão.
De acordo com a disposição das canalizações principais e o sentido de escoamento nas tubulações secundárias, as redes de distribuição de água são classificadas como: ramificadas, malhadas e mistas.
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s). 
II e III
I e II
II
I e III
I
Considerando as diversas partes constituintes de uma instalação de água fria, apresenta-se a seguinte definição:
“Tubulação compreendida entre o orifício de saída da bomba e o ponto de descarga no reservatório de distribuição.”
Esta definição está relacionada à tubulação de:
recalque.
sucção.
descarga.
ventilação.
retrossifonagem.
De acordo com a NBR 5626 (ABNT, 1998), os projetos de instalações prediais de água fria devem ser dimensionados seguindo algumas prescrições. Assinale a opção correta.
Sobrepressões devidas a transientes hidráulicos são admitidas desde que não superem o valor de 400 kPa (40mca).
Em condições dinâmicas a pressão mínima deve ser 10 kPa (1 mca).
As tubulações devem ser dimensionadas de forma a prevenir que a velocidade do fluxo de água ultrapasse 3,0 m/s.
Para o dimensionamento de reservatórios, a vazão de projeto pode ser determinada a partir da divisão da capacidade do reservatório pelo tempo de enchimento. Em edificações de pequenos reservatórios individualizados (edificações unifamiliares), o tempo de enchimento deve ser menor que 3h.
Cada reservatório deve ser compartilhado em, pelo menos, duas câmeras, independentemente da sua capacidade.
O ensaio de estanqueidade nas instalações prediais de água fria deve ser realizado de modo a submeter às tubulações a uma pressão hidráulica superior àquela que se verificará durante o uso. A pressão de ensaio, em kPa, em qualquer seção da tubulação, qualquer que seja a parte da instalação sob ensaio considerada, deve ser superior a
5Kpa.
10Kpa.
15Kpa.
100Kpa.
800Kpa.
Na execução dos projetos de instalações prediais de água fria há a necessidade de ler e interpretar os elementos representados. Sobre os elementos representados numa rede de instalações, analise as proposições abaixo.
Alimentador de derivação predial é a tubulação compreendida entre o ramal predial e a primeira derivação ou válvula de flutuador do reservatório.
Barrilete é o conjunto de tubulações que se originam no reservatório superior e do qual partem as colunas de distribuição, geralmente dispostas na horizontal acima da laje da coberta.
Coluna de distribuição é a tubulação que parte do barrilete e serve para alimentar os ramais.
Extravasor ou ladrão é a tubulação que se destina a escoar os líquidos indesejados nos reservatórios.
Tubulação de recalque é a tubulação que vai da saída de uma bomba até o ponto de descarga no reservatório para onde a água se destina.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
III, IV e V.
II, III e V.
I, II e III.
III e V.
IV e V.
Conforme a NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário, o coletor predial e os subcoletores devem ser de preferência retilíneos. Quando necessário, os desvios devem ser feitos com peças com ângulo central igual ou inferior a 45°, acompanhados de elementos que permitam a inspeção. A declividade máxima a ser considerada para o coletor predial e os subcoletores é de:
3%
4%
5%
6%
Conforme a NBR 8.160 “Sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução“, o interior das tubulações, embutidas ou não, deve ser acessível por intermédio de dispositivos de inspeção. Considere as afirmações abaixo sobre a garantia de acessibilidade aos elementos do sistema de esgoto predial.
I - A distância entre dois dispositivos de inspeção pode ser de até 25m.
II - A distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo pode ser de até 15m.
III - Os comprimentos dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, caixas de gordura e caixas sifonadas, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, podem ser de até 35m.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Segundo a NBR 8160:1999 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução) sobre os tubos de ventilação é INCORRETO afirmar:
A extremidade superior situada acima da cobertura do edifício, ou ligada a um tubo ventilador primário a 0,15 m, ou mais, acima do nível de transbordamento da água do mais elevado aparelho sanitário por ele servido.
Nos prédios cujo sistema predial de esgoto sanitário já possua pelo menos um tubo ventilador primário de DN 100, fica dispensado o prolongamento dos demais tubos de queda até a cobertura, desde que atendidas algumas condições.
A extremidade inferior ligada a um subcoletor ou a um tubo de queda, em ponto situado abaixo da ligação do primeiro ramal de esgoto ou de descarga, ou neste ramal de esgoto ou de descarga.
Toda tubulação de ventilação deve ser instalada com aclive mínimo de 2%, de modo que qualquer líquido que porventura nela venha a ingressar possa escoar totalmente por gravidade para dentro do ramal de descarga ou neste ramal de esgoto ou de descarga.
Em sistemas prediais de esgoto sanitário (NBR 8160), o desconector destinado a receber efluentes do sistema predial de esgoto é denominado de:
Ramal de esgoto;
Ramal de descarga;
Ramal de ventilação;
Sifão;
Subcoletor.
"Revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de proteção e deacabamento sobre superfícies horizontais e verticais de uma edificação ou obra de engenharia, tais como: alvenarias e estruturas." Com base no tema, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
 
Os revestimentos argamassados são os procedimentos tradicionais da aplicação de argamassas sobre as alvenarias e estruturas com o objetivo de regularizar e uniformizar as superfícies, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamentos dos painéis e quando se trata de revestimentos externos, atuam como camada de proteção contra a infiltração de águas de chuvas.
Os revestimentos de paredes têm por finalidade regularizar a superfície, proteger contra intempéries, aumentar a resistência da parede e proporcionar estética e acabamento.
Reboco é a argamassa básica de cal e areia fina, onde a nata de cal (água e cal hidratada) adicionada em excesso no traço, constitui uma argamassa gorda, que tem a característica de pequena espessura (na ordem de 2 mm) e de preparar a superfície, com aspecto agradável, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicação de pintura. 
Estão corretas as afirmativas:
A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.
A afirmativa III está incorreta e as afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão incorretas.
A execução do revestimento cerâmico em uma parede, quando tratada como um sistema, considerada a ordem correta de aplicação, deve ser composta de
base nivelada, argamassa de assentamento, argamassa colante, revestimento.
cristalizante, emboço, argamassa colante, cerâmica, rejunte.
chapisco, reboco, emboço, argamassa de assentamento, azulejo, rejunte.
alvenaria, emboço, argamassa colante, cerâmica, argamassa de rejuntamento.
emboço, chapisco, argamassa colante, pastilha, acabamento.
Com referência aos revestimentos argamassados e sua posterior pintura numa edificação, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Emboço é uma camada de argamassa feita com areia peneirada com a utilização de peneira fubá.
( ) O chapisco é feito com argamassa fluida de cimento e areia no traço 1:3 em peso.
( ) Na fase de pintura, demão é o nome de cada uma das camadas de tintas aplicadas sobre um substrato.
( ) Cobertura é a propriedade da tinta de encobrir o substrato no qual foi aplicada
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
V; F; V; F
V; F; V; V
F; F; V; V
F; V; F; F
A ABNT NBR 13755 (1996), Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento, apresenta: “Substrato constituído por superfície plana de paredes, sobre o qual é aplicada a argamassa colante, para assentamento de placas cerâmicas”. Esse conceito define
 
revestimento externo.
argamassa colante.
base.
tardoz.
 
Em determinado revestimento de fachada, caso o executor da obra opte por um revestimento aerado, qual o procedimento a ser adotado?
Execução de emboço externo.
Chapisco externo da alvenaria.
Impermeabilização da alvenaria.
Execução de nichos para instalação dos insertes metálicos.
A etapa de execução dos revestimentos argamassados é a principal responsável por fenômenos patológicos observados posteriormente. Dessa forma, há uma série de recomendações que constam na Norma Brasileira (NBR) 7200 (Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento) a fim de evitar as possíveis improvisações durante o serviço de revestimento de paredes com argamassas e o comprometimento da qualidade do revestimento. Tendo como base o exposto e o que consta na NBR 7200, considere as seguintes afirmativas. 
I A NBR, ao apresentar a proporção entre constituintes da argamassa, geralmente se refere ao aglomerante principal. Portanto, no dimensionamento dos recipientes de medição dos materiais, devem ser considerados, como referência, volumes compatíveis com o equivalente a 50 litros do aglomerante.
II Na elaboração das especificações do projeto para execução do sistema de revestimento de argamassa, devem constar, pelo menos, os tipos de argamassa e os respectivos parâmetros para definição dos traços, o número de camadas, a espessura de cada camada, o acabamento superficial e o tipo de revestimento decorativo.
III Para obras que empreguem mistura prévia de cal e areia, deve-se misturar, primeiramente, a areia e a cal e, depois, acrescentar água, atingindo-se consistência seca. A mistura produzida deve ser deixada em maturação durante 16 horas, no mínimo.
IV Argamassa inorgânica para revestimentos de paredes e tetos é uma mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de endurecimento e resistência à compressão. 
Das afirmativas, estão corretas
I e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
Em um projeto de revestimento de tetos com argamassas inorgânicas, devem ser especificados no projeto os níveis de tolerâncias admitidas. Para tetos internos e externos, a espessura admissível (e), em milímetros, e o desvio de nível de revestimento de teto ao final da sua execução (d), em relação ao comprimento maior do teto (L), em metros, ambos em argamassas, são, respectivamente,
e ≤ 50 ; d ≤ L/1000
e ≤ 30 ; d ≤ L/1000
e ≤ 40 ; d ≤ L/5000
e ≤ 20 ; d ≤ L/900
e ≤ 80 ; d ≤ L/100

Continue navegando