Buscar

AULA 05 Unidade 3 (Obrigação de meio e de resultado) Para mais acesse https direitonaestaciofapbelem.blogspot.com.br

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Obrigação de meio e de resultado
Unidade 3
Faculdade Estácio do Pará (Estácio – FAP)
Curso de Graduação em Direito
Disciplina: Direito Civil II
Profª. Msc. Lorena Mesquita Silva Viana
Estrutura de Conteúdos
1. Obrigação de meio 
2. Obrigação de Resultado
3. Reflexos Jurídicos
4. Ônus da prova
5. Entendimentos jurisprudenciais
6. Atividades
1. Obrigação de meio
1.1 Noções Gerais
Atividade diligente do devedor
Ex: Advogados, médicos
2. Obrigação de resultado
1.1 Noções Gerais
O devedor se obriga a alcançar determinado resultado, sem o qual será inadimplente
Ex: Transportador de coisas e de pessoas; cirurgia plástica, com fins estéticos
3. Reflexos Jurídicos
Traço distintivo entre essas duas modalidades:
Obrigação de meio
Adimplemento: consumação de uma atividade diligente;
Inadimplemento: responsabilidade do profissional se demonstrada a sua negligência ou imperícia;
Obrigação de resultado
Adimplemento: Quando o fim prometido é alcançado;
Inadimplemento: o devedor se exonera da obrigação mediante prova de fato inevitável capaz de romper o nexo de causalidade
4. Ônus da prova
Oscilação na distribuição da carga probatória
Obrigação de meio
Obrigação de resultado
Incumbe aoCredorcomprovar que o devedor não agiu com o grau de diligência pertinente.
IncumbeaoDevedorafastar a sua culpa e demonstrar a existência de uma causa diversa. (inversão do ônus da prova)
5. Entendimentos jurisprudenciais
Cirurgia plástica com fins estéticos (STJ) e com fins corretivos
Prestação de serviços advocatícios com cláusula de remuneração quota litis
Obrigação de meio ou de resultado?
Termo inicial do prazo prescricional para cobrança dos honorários?
5. Entendimentos jurisprudenciais
O termo inicial do prazo de prescrição da pretensão ao recebimento de honorários advocatícios contratados sob a condição de êxito da demanda judicial, no caso em que o mandato foi revogado por ato unilateral do mandante antes do término do litígio judicial, é a data do êxito da demanda, e não a da revogação do mandato. Na hipótese de prestação de serviços advocatícios com cláusula de remuneração quota litis, resta claro que o compromisso do advogado - que, em regra, representa obrigação de meio, ou seja, independe do sucesso na pretensão deduzida em juízo - assume a natureza de obrigação de resultado, vinculando o direito à remuneração do profissional a um julgamento favorável na demanda judicial. No caso em análise, no momento da revogação do mandato, o advogado destituído não tinha o direito de exigir o pagamento da verba honorária, uma vez que, naquela altura, ainda não se verificara a hipótese gravada em cláusula condicional incerta [...] (Info 560, STJ, 17/04 a 03/05/2015.)
5. Entendimentos jurisprudenciais
Exames radiológicos, transfusão de sangue e tratamentos odontológicos
Obrigação de meio ou de resultado?
5. Entendimentos jurisprudenciais
[...] Nesse contexto, o Min. Relator destacou que, embora as obrigações contratuais dos profissionais liberais, na maioria das vezes, sejam consideradas como de meio, sendo suficiente que o profissional atue com a diligência e técnica necessárias para obter o resultado esperado, há hipóteses em que o compromisso é com o resultado, tornando-se necessário o alcance do objetivo almejado para que se possa considerar cumprido o contrato. Nesse sentido, ressaltou que, nos procedimentos odontológicos, sobretudo os ortodônticos, os profissionais especializados nessa área, em regra, comprometem-se pelo resultado [...] Assim, como no caso cuidou-se de obrigação de resultado, em que há presunção de culpa do profissional com a consequente inversão do ônus da prova, caberia ao réu demonstrar que não agiu com negligência, imprudência ou imperícia, ou mesmo que o insucesso se deu em decorrência de culpa exclusiva da paciente [...] (STJ, Info 485, 10 a 21/10/2011) 
5. Entendimentos jurisprudenciais
 Em suma, o STJ afirmou que o hospital que realiza transfusão de sangue observando todas as cautelas exigidas por lei não é responsável pelo fato de o paciente ter sido contaminado com hepatite C, ainda que se considere que essa contaminação ocorreu por conta do fenômeno da janela imunológica. (STJ. 4ª Turma. REsp 1.322.387-RS, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 20/8/2013. Info 532).
5. Entendimentos jurisprudenciais
Contrato de prestação de serviço de vigilância armada
O banco mantinha contrato com a empresa de Vigilância Privada “XXX” por meio do qual esta se comprometia a prestar serviços de vigilância armada nas agências bancárias. Determinado dia, o banco foi assaltado por um grupo de oito ladrões fortemente armados. O banco ajuizou ação de indenização contra a empresa de vigilância sustentando que, por expressa disposição contratual, a empresa deveria ser responsabilizada pelo roubo e pelos prejuízos suportados pela instituição bancária. A tese do banco foi aceita? A empresa de vigilância foi condenada a indenizar?
5. Entendimentos jurisprudenciais
A cláusula de contrato de prestação de serviço de vigilância armada que impõe o dever de obstar assaltos e de garantir a preservação do patrimônio de instituição financeira não acarreta à contratada automática responsabilização por roubo contra agência bancária da contratante, especialmente quando praticado por grupo fortemente armado. [...] a tentativa de transformar o serviço de segurança privada em um contrato constitutivo de obrigação de resultado, em não raras vezes, imporia à contratada uma obrigação impossível (art. 104, II, CC). Com efeito, o contrato de segurança privada é de ser tido como constitutivo de obrigação de meio, consistente no dever de a sociedade empresária contratada, mediante seus agentes de vigilância, envidar todos os esforços razoáveis a evitar danos ao patrimônio da contratante e de proceder com a diligência condizente com os riscos inerentes ao pacto. (STJ. Info 561, 04 a 17/05/2015)
6. Atividades
Julgue as assertivas:
A relação entre médico e paciente é contratual e encerra, de modo geral, obrigação de meio, salvo em casos de cirurgias plásticas de natureza exclusivamente estética.
Na obrigação de meio, o credor deverá provar que o devedor falhou ao não agir com o grau de diligência pertinente.
6. Atividades
(2005/PGR) O contrato de propaganda que uma empresa faz com uma agência de publicidade, anunciando certo produto, constitui:
a) obrigação de garantia;
b) obrigação de resultado;
c) obrigação de meio;
d)obrigação de risco.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais