Direito Civil II

6939 materiais | 88025 seguidores
  • ...
  • Aulas e Resumos

    • Introdução ao Estudo do Direito Civil

      Nós sabemos que Civil é a mais extensa disciplina do Direito, mas nem por isso precisa ser a mais temida, não é mesmo? Aqui você vai aprender um pouco mais sobre a Teoria Geral do Direito Civil, aplicável a todo o estudo jurídico, bem como os principais pontos da Lei de Introdução ao Direito Brasileiro, antiga LICC (Lei de Introdução ao Código Civil). Então, vamos nessa?
    • Pessoa Natural

      Neste bloco vamos estudar as características da pessoa natural, tambem chamada pessoa física. Analisaremos como a pessoa natural é registrada, como pode ter sua capacidade suspensa e ainda, de que forma se dá a extinção da personalidade do indivíduo. Por fim, passaremos a estudar a condição de domicílio da pessoa natural.
    • Direitos da Personalidade

      Este é o último bloco de Direito Civil I, momento em que iremos ver os direitos da personalidade.
    • Pessoa Jurídica

      Já estudamos as características da pessoa humana, bem como os direitos de sua personalidade. E que tal agora avançarmos rumo ao estudo da pessoa jurídica?
    • Bens jurídicos

      Será que todo objeto é bem? E todo bem pode ser considerado pelo Direito? Vamos ver, nessa sequência de aulas, as respostas!
    • Fatos jurídicos

      A essa altura você já deve imaginar que, se nem todos os bens e coisas são importantes para o Direito, o mesmo deve ocorrer com os fatos da vida, não é mesmo? Você tem razão! Mas como isso acontece?
    • Elementos de Constituição do Negócio Jurídico (parte 1)

      Iniciaremos o estudo sobre os elementos que constituem o negócio jurídico. Nesse plano de estudos iremos ver, de forma bem simples, como, para que e por que se constituem os negócios jurídicos. Bora lá então!
    • Elementos de Constituição do Negócio Jurídico (parte 2)

      Vamos aprofundar os nossos conhecimentos sobre negócio jurídico, abarcando temas importantes como condição, termo e encargo. E aí, você topa?
    • Defeitos do Negócio Jurídico

      O operador do Direito, seja de qual ramo for, não pode errar em certos pontos de um contrato, não é mesmo? Por isso, a partir de agora, vamos saber tudo sobre os defeitos do negócio jurídico.
    • Invalidade do Negócio Jurídico

      Já estudamos as características básicas do negócio jurídico. Que tal agora partirmos para os defeitos em espécie?
    • Prova do Fato Jurídico

      Os fatos jurídicos relacionados aos negócios jurídicos devem ser provados, mas há várias formas de fazer isso. Vamos estudá-las agora?
    • Atos Ilícitos

      O Direito não admite todo e qualquer tipo de ato. Há vários que a legislação, por diversas razões, proíbe que sejam realizados. Vamos a eles?
    • Introdução e conceitos iniciais de contratos

      Neste primeiro plano, iniciaremos o estudo da Teoria Geral dos Contratos, que consiste numa disciplina que tem o escopo de introduzir conceitos iniciais e noções gerais do que vem a ser o contrato, criando base para entendermos, em seguida, os contratos em espécie. Aqui veremos a nova teoria contratual, conceito e a natureza jurídica dos contratos. Veremos também como se dá a formação dos contratos, a sua classificação e quais os princípios que regem a disciplina contratual.
    • Efeitos do contrato e extinção dos contratos

      Veremos neste plano os efeitos do contrato e a como se dá a sua extinção. Dessa forma, estudaremos a teoria da imprevisão, o vício redibitório e a evicção. Além disso, trataremos de todas as especificidades da extinção do contrato, inclusive as espécies de extinção.
    • Contrato de compra e venda, contrato de troca ou permuta e contrato estimatório

      Após o estudo concernente à teoria geral dos contratos, no qual vimos os princípios e fundamentos básicos que servem de orientação para a generalidade dos contratos, passamos agora a tratar das várias espécies de contratos. Neste eixo veremos o contrato de compra e venda, o contrato de troca ou permuta e o contrato estimatório. Perde tempo não, já dá o play!
    • Contrato de doação, contrato de empréstimo: comodato e mútuo

      No primeiro eixo iniciamos os contratos em espécie e agora vamos dar continuidade ao tema tratando dos contratos de doação e do contrato de empréstimo e suas espécies: comodato e mútuo. Além disso, dedicaremos uma aula para fazermos uma comparação e distinção entre o mútuo e comodato, já que são institutos que costumam ser confundidos.
    • Contrato de locação de coisas, prestação de serviços, empreitada, comissão e mandato

      São várias as espécies de contratos e todos com muita importância teórica e prática dentro da disciplina contratualista. Por esta razão, dedicaremos algumas aulas ao estudo dessas espécies. Neste eixo veremos os contratos de locação de coisas
    • Contrato de depósito, fiança, agência e distribuição, corretagem, transporte e seguro

      Então, mãos à obra e vamos dar continuidade aos contratos em espécie? Neste eixo vamos estudar o contrato de depósito, contrato de fiança, contrato de agência e distribuição, contrato de corretagem, contrato de transporte, contrato de seguro. Eu já dei a dica que são vários! Clica aí!
    • Contrato de constituição de renda, jogo e aposta, transação e compromisso

      Estamos quase terminando! Vamos estudar os últimos contratos? Veremos agora contratos muito interessantes, como: o contrato de jogo e aposta, contrato de constituição de renda, contrato de transação e o contrato de compromisso. Foi uma longa jornada, não é mesmo!? Agora que vimos todos os contratos em espécie, já podemos iniciar o estudo dos atos unilaterais. Então, força e muito estudo! Aperta o play e vem!
    • Conceitos iniciais e atos unilaterais em espécie

      Os atos unilaterais, assim como os contratos e os atos ilícitos, constituem fontes de obrigações. Nesse plano estudaremos, a promessa de recompensa, gestão de negócios, pagamento indevido, o enriquecimento sem causa e, por fim, e não menos importante, os títulos de crédito.
    • Espécies de contratos especiais

      Vamos estudar agora a parte final do estudo dos contratos. Já vimos a teoria geral dos contratos, contratos em espécie, os atos unilaterais e agora veremos os contratos especiais, são eles: edição, contratos bancários, "leasing", franquia, "facturing", contrato de risco, contrato de transferência, contrato engieneering e, por fim, comercialização de programas de computador. Galera, está acabando, força! Aperta o play e vamos terminar a disciplina de contratos!