Buscar

Modalidades de Licitação Pública

Prévia do material em texto

Licitação pública não é são todas iguais. Podemos prever cinco modalidades de licitação diferentes, e a escolha delas variam de acordo com o valor da compra e com o tipo de produto ou serviço comprado. Tais como concorrência, tomada de preço, convite, concurso, leilão e pregão é proibida a criação de outras modalidades de licitação, ou a combinação destas. A modalidade é uma forma de definir a apresentação do procedimento de seleção que será escolhido pela administração publica Como o leilão é usada para a venda de bens que não são mais úteis para a administração pública, e qualquer pessoa pode participar do processo. Os interessados deverão apresentar seus lances e ofertas em local e horário predefinidos em edital. O objeto licitado é entregue a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor de avaliação.
A modalidade de leilão só pode ser utilizada para a venda de bens no valor de R$ 650 mil, segundo avaliações prévias de mercado. Bens acima dessa cifra (ainda que tenham sido apreendidos ou empenhados) devem ser liquidados por meio de concorrência. Temos também o Concurso usada para selecionar prestadores de serviços de trabalhos técnicos, científicos, projetos arquitetônicos ou artísticos
A principal diferença entre o concurso e outros tipo de licitação é que a execução do trabalho ocorre antes do processo de seleção (ou seja, um serviço executado corre o risco de não ser remunerado). O prêmio a ser pago não possui caráter de pagamento de serviços, mas de incentivo. O valor é definido previamente em edital, ou seja, não é negociável.  
Qualquer interessado pode participar desse tipo de licitação. Não é necessário cadastro, e o único critério é atender às exigências do edital.

Continue navegando