Buscar

1a Atividade de Direito Constitucional IIA (B)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Direito da UFBA
Prof. Dirley da Cunha Jr.
1ª Avaliação de Direito Constitucional II-A
Não será permitido a nenhum tipo de consulta.
Marque um X nas questões objetivas sem rasuras. Boa Prova!
	01. 
	(TRT-24ª Região - Analista Judiciário – 2006 ) No que diz respeito à eleição do Presidente e do Vice- Presidente da República, é correto afirmar:
	a) 
	Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal do candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.
	b) 
	Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos.
	c) 
	Se, decorridos trinta dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo força maior, não tiver assumido o cargo, esse será declarado vago.
	d) 
	Em caso de impedimento ou vacância do Presidente e de seu Vice, serão chamados sucessivamente o Presidente do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.
02. (14º Concurso da Magistratura Federal 3ª Região – 2008). O processo legislativo não compreende, no Brasil contemporâneo, a elaboração de: 
a) leis delegadas. 
b) decretos-leis. 
c) decretos legislativos. 
d) medidas provisórias. 
03- (Prova: CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região PA e AP). Com referência ao princípio da separação das funções do poder e à fiscalização financeira, contábil e orçamentária, assinale a opção correta.
a) Cabe ao presidente da República representar ao poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados mediante o controle externo do Poder Executivo. 
b) Os ministros que compõem o TCU devem possuir, entre outras exigências constitucionais, idoneidade moral e reputação ilibada.
c) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas será exercida pelos tribunais superiores, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada poder. 
d) Compete ao Congresso Nacional o controle interno dos Poderes Executivo e Judiciário por meio da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, com o auxílio do TCU. 
4. (Juiz Substituto – PI)  Considerando as disposições constitucionais acerca do processo legislativo, assinale a opção correta.
a) As deliberações das comissões permanentes de ambas as casas do Congresso Nacional devem ser tomadas por maioria simples, salvo no que diz respeito à discussão e votação, em caráter conclusivo, de projetos de lei, caso em que se requer maioria absoluta.
b) A promulgação é entendida como o atestado de existência da lei; desse modo, os efeitos da lei somente se produzem depois daquela.
c) As medidas provisórias, cujo prazo de validade é de sessenta dias, prorrogável por mais sessenta, devem ser votadas em sessão conjunta do Congresso Nacional.
d) As leis delegadas, elaboradas pelo presidente da República em virtude de autorização do Poder Legislativo, devem ser aprovadas por maioria absoluta.
05. ( Prova: ISAE - 2011 - AL-AM – Procurador - adaptada) Relativamente às Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), analise as afirmativas a seguir. 
I. O depoente em Comissão Parlamentar de Inquérito poderá fazer-se acompanhar de advogado, ainda que em reunião secreta. 
II. No exercício de suas atribuições, poderão as CPI’s determinar as diligências que reportarem necessárias e requerer a convocação de Ministros de Estado, tomar o depoimento de quaisquer autoridades federais, estaduais ou municipais, ouvir os indiciados, inquirir testemunhas sob compromisso, requisitar de repartições públicas e autárquicas informações e documentos, e transportar-se aos lugares onde se fizer mister a sua presença. 
III. As CPI’s apresentarão relatório de seus trabalhos à respectiva Câmara, concluindo por projeto de resolução. 
Assinale: 
	a)
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	b)
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	c)
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	d)
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
Parte Subjetiva - Responda ao que foi pedido no limite de linhas
(Magistratura MG 2003 — prova escrita - adaptada) A iniciativa popular aplica-se às propostas de emenda à Constituição? Caso contrário, quais são os legitimados para iniciar o processo legislativo de PECs (Propostas de Emendas Constitucionais)? 
Descreva o processo legislativo das mesmas (iniciativa, tramitação, etc.) (Máximo: 70 linhas)
02- O Deputado Estadual da Bahia, Aureliano Borba, no curso do seu mandato, cometeu um crime contra a administração pública federal. Sendo Aureliano Borba um Deputado Estadual que cometeu um crime federal, no exercício da sua função, ele será assistido pela prerrogativa de foro por exercício de função? Se sim, qual será o foro competente para julgar a ação penal contra esse deputado? Explique. (Máximo: 30 linhas)

Continue navegando