Buscar

Aulas 1 e 2 Aula Teoria da Personalidade Estácio Professora Ana Ribeiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

24/09/13
*
 Teoria Psicanalítica
Profa. Ana Ribeiro
*
24/09/13
*
24/09/13
Os estudos sobre a histeria datam de épocas bem mais remotas, podendo ser encontrados em Hipócrates, o pai da medicina – datando de 400 a.C. 
Na tentativa de explicar os sintomas histéricos Hipócrates os associou ao deslocamento do útero (histeron em grego); daí o nome histeria para a referida patologia. 
A histeria foi conhecida também por outro nome: Pitiatismo, que não é mais utilizado, embora o seu apelido tenha ficado. Você já ouviu dizer que alguém está dando “piti”?
24/09/13
*
24/09/13
Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou algum tempo em um laboratório de Fisiologia e deu aulas de Neuropatologia no instituto onde trabalhava.
 
Dedicou-se , a clinicar, atendendo pessoas acometidas de “problemas nervosos”. Obteve, ao final da residência médica, uma bolsa de estudo para Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hipnose. Em 1886, retornou a Viena e voltou a clinicar, e seu principal instrumento de trabalho na eliminação dos sintomas dos distúrbios nervosos passou a ser a sugestão hipnótica[1].
 
24/09/13
*
24/09/13
Em Viena, o contato de Freud com Josef Breuer, médico e cientista, também foi importante para a continuidade das investigações.
Breuer denominou método catártico o tratamento que possi­bilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Esta liberação de afetos leva à elimina­ção dos sintomas.
24/09/13
*
24/09/13
A Teoria Psicanalítica de Freud
A partir de 1895, Freud apresentou conceitos que causaram bastante agito à comunidade científica, estando entre eles:• Inconsciente;• Histeria de conversão;• Recalque;• Trauma;• Psicanálise.         
Estruturação Psiquica em Freud:
Entre 1920 e 1923, Freud desenvolve a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas da personalidade.
24/09/13
*
24/09/13
Nascimento da Psicanálise (1885)
- O fracasso do modelo médico de causa e efeito para a explicação da histeria – a influência de J.M. Charcot; a influência de J. Breuer .
- Os primórdios da psicanálise – do trauma à fantasia, da hipnose à associação livre e da catarse à elaboração psíquica.
- A descoberta do inconsciente
- A teoria da sexualidade
- O complexo de Édipo e a sua dissolução.
24/09/13
*
24/09/13
“Qual poderia ser a causa de os pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior...?”[], perguntava-se Freud.
O esquecido era sempre algo penoso para o indivíduo, e era exatamente por isso que havia sido esquecido e o penoso não significava, necessariamente, sempre algo ruim, mas podia se referir a algo bom que se perdera ou que fora intensamente desejado.
 
24/09/13
*
24/09/13
Quando Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às suas idéias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas idéias ou imagens que lhes ocorriam.
 A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud de­nominou resistência. E chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psíquicos “localizam-se” no inconsciente.
24/09/13
*
24/09/13
Com a utilização da associação livre Freud iniciou seu interesse pela análise dos sonhos que permitiram com que ele se informasse sobre tudo o que seu paciente pensava desvendando assim uma cadeia associativa que o levaria a conteúdos mais profundos. 
A partir de seus estudos Freud passou a entender o psiquismo como sendo um todo dinâmico, uma evolução contínua de forças antagônicas. Para tentar torná-lo mais compreensível, sendo passível de estudo e intervenção ele criou uma metapsicologia, uma estrutura hipotética, um mapeamento da estrutura de personalidade do ser humano.
24/09/13
*
24/09/13
Neste sistema metapsicológico Freud representa as forças que se deslocam e que estruturam os três sistemas propostos por ele:
Inconsciente;
pré-consciente;
consciente. 
Sobrepondo-se a esta primeira tópica Freud propôs uma segunda tópica na qual representou as três instâncias psíquicas que atuam em planos distintos e tem características próprias, são elas:
Id;
Ego;
superego.
24/09/13
*
24/09/13
O inconsciente, para a psicanálise, é um sistema em constante evolução investido por uma energia psíquica e caracterizado por seu conteúdo e por seu modo de atuar. Nos conteúdos encontraremos os equivalentes instintivos, tal como um impulso amoroso ou um impulso agressivo, e as representações dos fatos vividos pelo sujeito.
24/09/13
*
24/09/13
E o modo de atuar se refere a forma de funcionamento do mesmo, a qual Freud deu o nome de processo primário, significando ser a primeira forma de funcionamento do psiquismo, a mais primitiva. O processo primário é regido por regras que determinam a dinâmica inconsciente. 
Entre essas regras Freud destaca os seguintes mecanismos:
24/09/13
*
24/09/13
- Deslocamento – consiste na mudança de uma carga psíquica de um conteúdo para o outro. Este mecanismo é muito comum no sonho onde frequentemente se transfere a importância de uma unidade para outra. 
- Condensação – consiste na união de vários elementos separados que mantém entre si uma certa afinidade; este processo também é muito comum nos sonhos, onde é possível, por exemplo, que apareça em uma só pessoa características de várias pessoas diferentes.
-Projeção – devido a projeção o indivíduo atribui a outros os seus próprios impulsos. 
- Identificação – por meio deste processo o sujeito considera-se, em certa medida, semelhante a outra pessoa. 
24/09/13
*
24/09/13
Além destes processos o inconsciente possui também seus modos próprios de atuar que são característicos do processo primário, são eles:
- Ausência de cronologia – a ordem temporal não existe no inconsciente; desta forma podemos afirmar que tudo no inconsciente é presente, não existem nem passado nem futuro. Desta forma, fatos ocorridos na infância podem continuar exercendo forte influência sobre o sujeito mesmo na idade adulta. 
- Ausência do conceito de contradição – ideias contraditórias podem coexistir no inconsciente sem nenhum problema; isso faz com que, inconscientemente possamos manter sentimentos de amor e ódio direcionados para o mesmo objeto sem que nenhum anule o outro.
24/09/13
*
24/09/13
- Utilização de linguagem simbólica – a forma de expressão dos conteúdos inconscientes é sempre através de uma linguagem simbólica, de metáforas; essa característica fica particularmente evidente na análise dos sonhos.
- Igualdade de valores entre realidade interna e externa ou maior valorização da realidade interna – em especial na psicose a realidade interna assume um valor maior que a realidade externa e o paciente passa a se orientar por ela, ignorando o real.
- Predomínio do princípio do prazer – as tendências do inconsciente buscam sua satisfação imediata sem se preocupar com as consequências que isso pode acarretar. Isso faz com que o inconsciente tenha um caráter imperativo, de urgência, exigindo a satisfação dos desejos do indivíduo. 
24/09/13
*
24/09/13
Freud usa uma analogia entre a primeira tópica e um iceberg sugerindo que a ponta do mesmo seria o consciente, ou seja, a parte da nossa personalidade da qual temos conhecimento é apenas sua menor porção, estando abaixo da superfície todo o sistema pré-consciente e inconsciente (sendo este sua maior parte).
24/09/13
*
24/09/13
Os instintos apresentam características particulares:
Fonte de origem – processo energético que origina o instinto; este processo
seria eminentemente orgânico e o seu correlato psíquico seria o instinto.
Impulso – quantidade de energia da qual o instinto está investido e que o faz superar limites a fim de alcançar sua satisfação.
Objeto – pessoa, situação ou objeto para o qual o instinto se dirige na busca de satisfação.
Fim – reestabelecimento do estado no qual deixa de existir a tensão instintiva. 
24/09/13
*
24/09/13
Processo de recalcamento : mecanismo de defesa – desligamento entre a ideia e o afeto.
- Aparelho psíquico: os modelos concebidos por Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. 
Para isso, ele propôs cronologicamente algumas hipóteses entre as quais as mais conhecidas são:
24/09/13
*
a hipótese econômica que concerne essencialmente à quantidade e movimento da energia na atividade psíquica. 
a hipótese topográfica que tenta localizar a atividade mental em alguma parte do aparelho, que ele inicialmente dividiu em consciente, pré-conscinete e inconsciente
a hipótese estrutural na qual ele finalmente dividiu a mente em três instâncias funcionais: id,ego, e superego atribuindo a cada uma delas uma função específica.
24/09/13
*
24/09/13
ID : representa o núcleo primitivo da personalidade, e os impulsos básico do ser humano. Constitui o reservatório de energia psíquica. É a única estrutura que já possuímos quando nascemos. 
Energia pulsional que forma a essência indiferenciada da personalidade.
EGO: As funções básicas do ego são: percepção, memória, sentimentos, pensamento.
24/09/13
*
24/09/13
EGO: representa a consciência e vai se formando a partir do contato com o social.
-Responde ao mundo de acordo com o princípio de realidade.
-Mecanismos de defesa do ego, de repressão, que empurra pensamentos e motivos ameaçadores para o inconsciente.
Superego: representa também uma estrutura consciente, e se forma a partir da aquisição das regras sociais, e do entendimento do que é certo e errado.
 -Internaliza regras sociais e ajuda a proteger e ego de pulsões irresistíveis do id.
24/09/13
*
24/09/13
Freud, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pen­samentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, ou seja, na vida infantil onde estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa. 
As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica, e é postulada a existência da sexualidade infantil. 
24/09/13
*
24/09/13
Os principais aspectos destas descobertas são:
• A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes.
• O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodu­ção e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. Esta afirmação contrariava as idéias predominantes de que o sexo estava associado, exclusivamente, à reprodução.
24/09/13
*
24/09/13
No processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo, nos primeiros tempos de vida, tem a função sexual ligada à sobrevivência, e, portanto, o prazer é encontrado no próprio corpo. 
O corpo é erotizado, isto é, as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo, e há um desenvolvimento progressivo que levou Freud a postular as fases do desenvolvimento sexual :
24/09/13
*
Estágios do Desenvolvimento:
Oral (0 a 01 ano): Atividade de sucção não nutritiva, é a 1ª. Manifestação da libido.
Anal (1 a 3 anos): Energia libidinal volta-se para as esfíncteres , por onde são eliminados as fezes e a urina.
Fálico (3 a 6 anos): A fonte de obtenção de prazer se desloca para os genitais e sua manipulação.
*
24/09/13
*
. Latência (6 a 11 ano): Superego
. Genital (Adolescência): Com as mudanças da puberdade, os impulsos reaparecem, e a libido é reativada.
 A sexualidade adquire a generalização própria da idade adulta, e superadas as fases exclusivamente auto eróticas, volta-se para a relação heterossexual.
*
24/09/13
*
 O Complexo de Édipo é central e estruturante:
Há um conjunto de sentimentos , de aptidões, de emoções, de ideias que existem.
- Como consequência da sexualidade que se desenvolve no seio de uma situação edípica, como consequência destes desejos de tipo incestuoso e hostil que entram em contradição com a vida anímica do sujeito – a cultura
24/09/13
*
O Édipo intervém determinando o tipo de escolha de objeto, a identidade do sujeito, como este e seu desejo se constituem, seus mecanismo de defesa. (Estrutura narcísica/personalidade)
24/09/13
*
Os Pais e o contexto familiar como modeladores do desenvolvimento da personalidade:
A forma como os pais manejam a satisfação ou a restrição dos desejos de seus filhos.
- A forma como respondem a suas condutas exploratórias e as suas iniciativas.
*
24/09/13
*
Mecanismos de defesa:
- Repressão: É o mecanismo de defesa do ego que repele os pensamentos ameaçadores, enviando os de volta ao inconsciente.
- Formação reativa: É o processo de afastar pulsões ameaçadoras superenfatizando o oposto em nossos pensamentos e atitudes.
- Projeção: É o mecanismo de defesa em que o indivíduo exterioriza as pulsões provocam ansiedade, depositando-as ou projetando-as em outras pessoas. As ameças internas sentidas por esse indivíduo são atribuidas àqueles que estão a sua volta.
24/09/13
*
Cont. Mecanismos de defesa:
- Negação: Recusa em reconhecer um estímulo que provoca ansiedade .
- Deslocamento: O deslocamento ocorre quando alguém desvia o alvo de medos ou desejos inconscientes.
- Sublimação: É a transformação de pulsões perigosas em motivações positivas e socialmente aceitáveis.
- Regressão: estágio iniciais e mais seguros da vida (teoria dos estágio)
- Racionalização: É o mecanismo que abrange explicações lógicas
24/09/13
*
24/09/13
24/09/13
*
24/09/13
Sintoma: É um fenômeno subjetivo que se constitui, não como sinal de doença, mas como efeito, produto de um conflito inconsciente. É uma formação do Inc. expressam um sentido mascarado.
Sintoma, tem causa, direção, finalidade e função na vida psíquica. E sua raiz encontra-se na história do sujeito.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais