Buscar

Aula 1 Fundamento da Fisioterapia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Fisioterapia: O que é ?
*
Fisioterapia
“Ciência aplicada, cujo objeto de estudos é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função”
*
Fisioterapia
“O uso dos recursos naturais( sol, calor, frio,ar) e manuais para o tratamento e reabilitação de doenças”.
*
Fisioterapia
“A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. 
Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.
*
Fisioterapia
 Para tanto utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, sonidoterápicas e aeroterápicas além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área”.
*
Relatos históricos no Brasil
Em 1945, foi construído o primeiro hospital de Fisioterapia, hoje o Hospital Municipal Barata Ribeiro, no Pedregulho. Na época havia a poliomielite que aparecia periodicamente, e neste hospital haviam bons Fisiatras, Massagistas e auxiliares de Fisioterapia. 
Em 1944, Getúlio Vargas, após um acidente, sentiu necessidade de Fisioterapia. 
=
*
Em 1950, criação do IAPC (Instituto dos Aposentados e Pensionistas do Comércio - Precárias condições de Fisioterapia. 
Em 1949, criação do IAPI (Instituto dos Aposentados e Pensionistas da Indústria) - Melhor Instituto em Fisioterapia que foi criado. Sedes: Sacadura Cabral, Penha e Henrique Valadares. 
*
A primeira ênfase na área de Fisioterapia foi dada pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos, em 1949, com o Dr Camilo Abud.
*
Início da Fisioterapia como Profissão no Brasil
1951 - Aberto o 1° Curso de Fisioterapia ainda em nível técnico. Pelo Dr. Rolim. No Centro de Estudos Raphael de Barros - H.C.
1957 - Fundada a Associação Brasileira de Fisioterapia (ABF), com o objetivo de promover a unificação da classe.
*
1962 - A ABF é reconhecida pela Associação Médica Brasileira
1958 - Lei 5026. Instituto de Reabilitação, Faculdades de Medicina USP (FMUSP), vinculado à cadeira de Ortopedia e Traumatologia com o Prof. Godoy Moreira, tem o 1o Curso de Fisioterapia reconhecida pelos padrões internacionais (2 anos de curso)
*
1966 - ABF declara a profissão de utilidade pública.
1963 - Decreto n° 388/63 : Curso reconhecido pelo Conselho Federal de Educação e pelo MEC. Estabelecia então que a função do fisioterapeuta era executar técnicas, aprendizagens e exercícios que conduzissem a cura ou a recuperação dos parcialmente inválidos. 
*
1970-1979 - Curso com duração de 3 anos
1967 - Curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na FMUSP.
1969 - Reconhecimento do curso de Fisioterapia como de nível superior.
*
“ 1975 - Fundação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e também do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO)”
1970 - Portaria n° 1025 : Validou os certificados de 1958 a 1966. Define como atividade do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
*
1978 - Resolução do COFFITO - 10 : Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
1983 - Curso mínimo ampliado: Sociologia, Antropologia, Psicologia, Saúde Pública e Metodologia de Pesquisa. MEC passa a exigir uma carga mínima de 3240 horas.
1980 - Curso com duração de 4 anos. E, o Ministério do trabalho SINFISIO inicia a defesa dos interesses trabalhista da classe.
*
FISIOTERAPIA
HOJE
*
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS
 I - Atenção à saúde: 
II - Tomada de decisões: 
III - Comunicação:  
 IV – Liderança: 
V - Administração e gerenciamento: 
VI - Educação permanente:
*
ESPECIALIDADES DA FISIOTERAPIA
Acupuntura
Fisioterapia Dermatofuncional
Fisioterapia Esportiva
Fisioterapia do Trabalho
Fisioterapia Neurofuncional
Fisioterapia Oncológica
Fisioterapia Respiratória
Fisioterapia Traumato-Ortopédica
Fisioterapia em Osteopatia
Fisioterapia em Quiropraxia
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Fisioterapia em Saúde Coletiva 
Fisioterapia em Terapia Intensiva
 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando