Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 ED INCLUSIVA (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO - COC
PEDAGOGIA – MÓDULO 5.1
CAROLINA MOURA
GLEYD CAMPOS 
RAFAELA LOVATO
ZULEICA LOUZADA
Atividade Avaliativa nº 01 (20/08/2013):
“REFLEXÃO SOBRE TEXTO”
VITÓRIA
AGOSTO - 2013
CAROLINA MOURA
GLEYD CAMPOS 
RAFAELA LOVATO
ZULEICA LOUZADA
“REFLEXÃO SOBRE TEXTO”
Relatório do Curso de Graduação em Pedagogia apresentado ao Centro Universitário UniSEB Interativo - COC, como parte das exigências das Disciplinas Educação Inclusiva: 
Princípios e Práticas sob orientação da Docente Profª Dra Andrea Rosin Pinola e Tutora Josiane Eleotério.
VITÓRIA
AGOSTO – 2013
Refletindo sobre o texto, entendemos a partir de uma afirmação de Veiga Neto, que a inclusão é uma questão de ordem política, social e cultural. Percebemos que a educação inclusiva não é realmente como deveria ser. Não é apenas a escola dizer: a partir de agora vamos receber crianças com necessidades especiais, pronto nossa escola agora é inclusiva. De forma alguma, é preciso muito mais que isso. É necessário primeiramente que se olhe para essas crianças como um ser em desenvolvimento. Para isso, tem que haver todo um preparo para recebê-las, como por exemplo, mudanças na estrutura física da escola, preparação e capacitação dos profissionais da escola, pois cada criança deve ter um atendimento específico de acordo com sua necessidade. Os professores devem receber treinamento e capacitação para desenvolver tarefas de inclusão. Devem ter conhecimento real sobre as deficiências e inclusão social. 
A pesquisa realizada nos mostrou como está ocorrendo o processo de implantação de projetos inclusivos em escolas públicas de ensino básico. Mesmo que se queira aperfeiçoar o processo, observa-se que há práticas preconceituosas e discriminatórias em relação ao deficiente e à deficiência, a desvalorização pela sociedade permanece ainda constante, oque trás interrupções em seus sonhos e suas vidas.
O sistema de inclusão deve envolver por completo toda a comunidade acadêmica, tanto os professores, alunos, pais, sociedade, bem como o governo, todos unidos na luta pela conscientização do direito à cidadania. 
Para se obter sucesso no projeto, pode-se levar em conta também, as competências técnicas, o plano da ordem cultural, assim como, a política para subsidiar princípios e práticas necessárias. Deve-se contar com o plano de vida de cada sujeito envolvido, além de professores bem preparados que saibam lidar com as diferenças, com a diversidade de cada aluno. Busca-se ainda, outra parte importante que é da infraestrutura necessária para implantar os projetos inclusivos nas escolas, tanto no que se entende por aspectos físicos quanto os recursos humanos. 
Contudo, deve-se levar a todos os envolvidos a ampla visão de que é possível construir saberes a partir das competências, habilidades e limitações dos seres humanos, tornando alunos com necessidades especiais bem-sucedidos tanto nas salas de aula do sistema regular de ensino, quanto na sociedade e na família, criando dessa forma, compensações para suas insuficiências físicas.
.

Continue navegando

Outros materiais