Buscar

Teoria da comunicação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Teoria da comunicação 1 – Fábio Marcio
Natasha De O. Ferreira – 20172069
Verificação de Aprendizado
Conceitue a comunicação em 2 aspectos utilizando exemplos atuais justificados. E defina o estudo da comunicação como ciência também em 2 aspectos, e com exemplos recentes.
R.: Do latim commmunicatio (munis – estar encarregado de; co – que expressa simultaneidade; tio – que reforça a ideia de atividade). É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação, processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Por exemplo, se um colega de trabalho, que é sempre bem comunicativo e alegre, chega quieto e cabisbaixo você entende que tem alguma coisa errada. Este é um exemplo de comunicação não-verbal, feita apenas por gestos e atitudes.
Exemplifique com as mensagens da mídia a teoria geral dos signos da semiótica, utilizando os 3 signos básicos.
R.: Um signo representa em parte um objeto ou referente. Os objetos teriam qualidade intrínseca, mas de sua relação com o sujeito via a linguagem resultava na representação da realidade.
Ícone é um parâmetro que se assemelha ao objeto e seu conhecimento depende da qualidade da representação. Como uma onomatopeia, por exemplo tic tac: o barulho do relógio; Tibum: alguém caindo na água; Atchim: espirro.
Índice é um parâmetro cujo o signo possua uma relação de causalidade sensorial indicando seu significado. Alguns índices podem ser interpretados por animais, como por exemplo onde há fumaça há fogo.
Símbolo uma relação puramente convencional entre o signo e seu significado. O símbolo é explicado ad infinitum por outros referentes, como nas definições de um dicionário que levam a outra definição. Como por exemplo a cruz para simbolizar uma sepultura, a religião cristã, uma nacionalidade (em bandeiras), um hospital.
Caracterize os 2 graus de comunicação da mídia. Dê 2 exemplos atuais segundo a teoria matemática da comunicação e a teoria cibernética.
R.:
Dê 2 funções básicas da mídia e suas disfunções. Com exemplos justificados.
R.: A grande quantidade de informação disponível atualmente contribui para que a sociedade esteja sempre a par dos acontecimentos, sejam políticos, sociais ou econômicos, a disfunção é tornar a audiência insensível e incapaz de guardar informações, seu acumulo faz com que o indivíduo não tenha nenhuma ação perante ao grande número de informações apresentada
Na era da internet os Vloggers/Youtubers fazem sucesso com um entretenimento direcionado ao seu target; como gamers, beauty guru e etc, proporcionando material especifico e com poucas distrações. Sua disfunção se faz apresentando um dia-a-dia glamouralizado e fora da realidade da sua audiência. Passando uma experiência de vida irreal e um estilo de vida hiper-idealizado
Dê 2 teorias do efeito da mídia de forma comparada com exemplos recentes brasileiros.
R.: A Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência, a passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria. Um exemplo é o tiroteio acontecido na favela da Rocinha, no dia 22 de setembro, onde, apesar da situação de caos e pânico, a atenção da mídia estava voltada quase integralmente ao Rock in Rio, evento musical que dominou as manchetes na semana anterior.
A Teoria da Persuasão é baseada em aspectos psicológicos, e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Como campanhas políticas.