Buscar

Resenha do documentário a saúde esta entre nós

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha critica
Temos produtos valiosos ao nosso alcance, que estão presente em nosso dia a dia, mas não sabemos quem são eles ou como usa-los, na maioria das vezes devido a falta de conhecimento sobre esses produtos, que são as plantas medicinais, que se encontram em nossos quintais e jardins.
Devido o capitalismo e a falta de lucro sobre a comercialização de medicamentos provenientes de plantas medicinais, se gera uma campanha através das indústrias farmacêuticas que promovem a imagem da não eficácia dessas plantas, mas isso não é verídico, pois se fosse uma verdade absoluta, alguns princípios ativos não seriam extraídos e sido descobertos através de plantas medicinais. Com essa cultura se acaba por se gerar uma consequência em nosso sistema educacional, em faculdades de medicinas não se é passado esse conhecimento de uso de determinadas plantas medicinais associado a fármacos melhorar a eficácia de tratamentos farmacológico, aumentando a eficácia desses tratamentos.
Poucas pessoas nos dias atuais possuem esse conhecimento sobre plantas medicinais e poucas pessoas tem esse interesse em aprender sobre esse assunto, o se torna quase impossível de se alastrar esse conhecimento dentro da sociedade atual, que se apega tanto a medicamentos, e esquecem que em seus quintais ou hortas tem a solução de alguns problemas simples de saúde que possuem.
Existem algumas plantas medicinais inseridas na farmacopeia brasileira de fármacos, esse número e insignificante quando comparado a diversidade de plantas que possuímos em nosso pais. A própria falta de investimento e recursos nessas praticas de usos plantas medicinais limita a disseminação do seu uso na sociedade, o que seria uma saída boa para algumas questões de tratamento de enfermidades em populações carentes, a um baixo custo que seria praticamente nenhum, teriam que somente plantar essas plantas em seus quintais, e fazer o uso de maneira correta e orientada por alguém que conheça sua propriedades, como farmacêuticos especializados na área, pessoas da própria comunidade e pesquisadores, poderiam assim estar auxiliando com orientações sobre.
Mas infelizmente esses tipos de conhecimentos não são passados por falta de incentivos, interesse e desvaloriza-o dessas praticas, pois o que não se gera lucro não presta ou não tem valor em nossa sociedade. 
Referências: 
Disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=_MtQqrcLzBc acesso em 24/02/17.

Continue navegando