Buscar

FISIOLOGIA PROVA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-O QUE SÃO PLANTAS DE DIAS CURTOS? São plantas que tem noites longas, florecem quando submetidas o fotoperiodo abaixo do seu fotoperíodo crítico. Requer um período de escuro ininterrupto de um certa duração mínima para promover o desenvolvimento dos órgãos florais;
2-O QUE SÃO PLANTAS DE DIAS LONGOS? É um vegetal que somente florescerá quando exposto a um fotoperíodo acima de um valor crítico, que é chamado de fotoperiodo crítico.
3- EXPLIQUE O EFEITO DO TERMOPERIODISMO NA INDUÇÃO À FLORAÇÃO? A variação anual diária ou aperiódica da temperatura anual que determinam o florecimento de algumas culturas( cultura necessita para florecer) 
4- QUAL A RADIAÇÃO MAIS IMPORTANTE NA INDUÇÃO Á FLORAÇÃO? POR QUE? A radiação vermelha, porque seu comprimento de onda ativa o fitocromo.
5- O QUE É FITOCROMO E QUAL A SUA ESTRUTURA? Pigmento fotossensível, responsável pela percepção de luz. Possui duas porções: uma que absorve a luz(ficobilina) e a outra porção formada de proteína.
6- EXPLIQUE A INDUÇÃO Á FLORAÇÃO PELA LUZ? A luz tem influ~encia na floração de algumas plantas. As plantas de DC necessitam de um período menor de luz, já as PDL, necessitam de períodos de luz mais longos do que escuro para florecerem.
7- QUE COMBINAÇÃO HORMONAL INDUZ A FLORAÇÃO EM PLANTA DE DIAS CURTOS E DIAS LONGOS? PDC já tem giberilina, necessitando de dias curtos para que ocorra a síntese da antesina
PDL	já tem, antesina, necessitam de condições de dias longos para que ocorra a síntese de giberilinas;
8- POR QUE A SOJA, MESMO FLORECENDO EM DIAS LONGOS, É CONSIDERADA PDC? Por que a soja pode florescer, sem ativar o fotoperiodo ideal, caso ocorra um estresse hídrico, e uma tem peratura superior a 30º C, por um período de no mínimo 3 dias seguidos.
9- DIFERENCIE POLINIZAÇÃO E FERTILIZAÇÃO? Polinização transporte de grãos de polem da antera até o estigma da mesma flor. Fertilização fusão do núcleo masculino com o femenino.
10- DIFERENCIE PLANTAS ALÓGAMAS E AUTÓGAMAS? Autógamas- ocorre auto polinização, transporte do pólem da antera de uma flor para o estigma de outra flor da mesma planta. Alógamas- ocorre a polinização cruzada da flor de uma planta para a flor de outra planta.
11- DESCREVA AS FASES DE CRESCIMENTO DOS FRUTOS? Fase logarítmica, o tamanho aumenta exponencialmente com o tempo. Isto significa que a taxa de crescimento é lenta inicialmente, porém aumenta continuamente.
Fase linear, o aumento em tamanho continua constante, usualmente em taxa máxima certo tempo.
Fase de declínio é caracterizada pela queda na taxa de crescimento e ocorre quando o fruto atinge o estágio final de maturação.
12- QUAL A FUNÇÃO DO ETILENO NA MATURAÇÃO DOS FRUTOS?
13- QUAIS HORMONIOS INFLUEM NO DESENVOLVIMENTO DOS FRUTOS?
14- EXPLIQUE O METABOLISMO DO AMOLECIMENTO DE FRUTAS NA MATURAÇÃO. Início do amolecimento do fruto, se da pela quebra enzimática da parede celular pelas enzimas celulases e degradação das pectinas pelas enzimas poligalacturonases.
15- QUAIS AS MELHORES CONDIÇÕES AMBIENTAIS PARA O ARMAZENAMENTO DE FRUTOS?
16- QUAL A RELAÇÃO ENTRE TAXAS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO COM A SENESCÊNCIA?
17- EXPLIQUE A ABSCISÃO FOLIAR. Ocorre na zona de abcisão a degradação da parede celular de algumas celulas, isso devido ao aumento das enzimas que hidrolisam a parede. O protoplastos resultantes arredondam-se e aumentam de volume separando as células e facilitando a separação da folha do caule. 
18- EXPLIQUE O CONTROLE HORMONAL DA SENESCÊNCIA? Fase de manutenção da folha: uma gradiente de auxina da lâmina foliar para o caule mantém a zona de abscisão insensível.
Fase de indução da queda: alteração da síntese ou transporte da auxina na folha;
Fase de queda: as células sensibilizadas na zona de abscisão respondem a baixas concentrações de etileno endógeno sintetizando e secretando celulase e outras enzimas de degradação da parede celular resultando na queda.
19- QUAIS AS FUNÇÕES DAS GIBERELINAS NA PLANTA? Na Germinação: controle da hidrólise das reservas
Na Floração: indução da floração em espécies de dias longos (PDL) e em espécies que necessitam período de frio (Vernalização)
Produção de frutos: pode gerar alongamento do fruto, retardamento da senescencia, aumento na produção de sacarose.
20- COMO OCORRE O ESTÍMULO Á PRODUÇÃO DE ÁCIDO ABSCÍSICO NA PLANTA? ONDE ELE É PRODUZIDO E QUAL SUA FUNÇÃO? Sua produção é decorrente de secas, temperaturas inadequadas, salinidade, baixa luminosidade além de doenças e pragas
Funções na planta: Estímulo de produção de proteínas de reserva na semente, tolerância a seca – estimula o fechamento dos estômatos em muitas espécies, causador de dormência. Abscisão de folhas, flores e frutos e abortamento de frutos.
21- EXPLIQUE O EFEITO DAS AUXINASNA DOMINÃNCIA APICAL. Por ter uma alta quantidade de auxina neste local de síntese, ocorre a inibição do crescimento das brotações laterais (gemas), nos pontos mais próximos da região apical da planta. 
22- QUAIS AS FUNÇÕES EXERCEM AS CITOCININAS NA PLANTA? Agem na divisão celular, no crescimento através do alongamento celular, na diferenciação celular juntamente com as auxinas,no retardamento da senescência prevenindo a de gradação da clorofila, na cultura de tecidos para a formação de gemas.

Continue navegando