Buscar

resenha sobre o Artigo "Agronomia entre a teoria e a ação"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DE ALAGOAS – CAMPUS PIRANHAS
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
ALUNA: ELIANE LOPES DA SILVA
 
RESENHA: AGRONOMIA ENTRE A TEORIA E A AÇÃO
Resenha apresentado ao Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, referente à disciplina de Ecologia fazendo parte da avaliação da disciplina. Área de concentração: Artigo.
Professor: Antonio Tadeu Pinto Soares Junior
PIRANHAS, AL
2017
Artigo “A Agronomia Entre a Teoria e a Ação”, Jalcione Almeida.
Almeida, Jalcione. A Agronomia entre a Teoria e a Ação. Revista de Educação Agrícola Superior, Brasília, ABEAS, v. 18, n. 2, p. 1-13, 2000). Jalcione Almeida, em seu artigo conta historia a agricultura como foi criada ao longo dos anos por necessidades do ser humano de plantar, colher, comercializar e se alimentar. Exemplificando o surgimento da agronomia, Almeida argumentando que se podem estabelecer cinco fases para caracterizar o surgimento da agricultura (e da agronomia) no mundo. Alem disso, afirma que outras áreas do conhecimento ajudaram nesse processo de criação a física, ciências biológicas e, sobretudo, da química. A autora cita, a origem da palavra agrônomo observando como está palavra veio a ser divulgada e publicada, fazendo ressalvas que a palavra agronomia se impõe mais lentamente que o termo agrônomo, Citando nomes como Lavoisier e o Instituto Nacional Agronômico de Versailles (1848-1852).
Almeida trás a história, da agronomia dividida em fases dentro de cada fase existe ideologias diferentes. Além disso, como a história da agricultura e da agronomia está ligada, o surgimento de uma está atrelado ao surgimento da outra, primeiro surge agricultura e depois a agronomia. O artigo relata o que é a agronomia moderna contextualizando com o modelo antigo de agronomia.
A senhora autora, demonstra argumentos de como a agronomia foi vista ou interpretada ao longo dos anos. Por outro lado, isso mostra de onde veio às influencias que a agronomia sofreu para chegar neste paradigma em que se encontra atualmente abordando a dimensão ecológica dos processos produtivos. A agronomia moderna segundo a autora surgiu na Europa particularmente na França. 
Levando-se em conta, conhecimentos sobre os mecanismos inerentes ao sistema formado pelo clima, o solo e a planta, e também nos conhecimentos básicos adquiridos por diversas disciplinas, tais como a fisiologia vegetal, a bioclimatologia e a pedologia. É preciso ter em mente que, outra direção dada à agronomia levou em consideração as intervenções técnicas e os objetivos dos agricultores, isso levou a melhoria dos solos dentro desse contexto de melhoramento de solos ouve duas correntes a “ecofisiologia das plantas cultivadas” e a “tecnologia agrícola”. 
A agronomia, esta ligada diretamente a os mecanismos fisiológicos, edificos e climatológicos, às praticas dos agricultores. Por consequência, a agronomia tem um desafio que é explorar e conservar a natureza, de maneira compatível com a existência de um número considerável de habitantes do planeta. Outro desafio para a agronomia é ajudar a construir a demanda social, abrir, espaço aos agricultores e confrontar, sistematicamente, o saber formal com a realidade, ou seja, idéias que levam a degradação e a insustentabilidade. 
Segundo Almeida, a agroecologia é um conjunto de princípios balizadores para a pesquisa agronômica. A senhor Almeida, complementa argumentando que a agronomia é interdisciplinar seja para propor uma problematização ou para resolver dentro ou fora do cenário da agronomia. Alem disso, demonstra no que tange à relação da agronomia e o campo da interdisciplinaridade, alguns exemplos disso é o perfil de cultivo, vocação dos solos, práticas agrícolas e a construção de uma agroecologia.
Resta para o leitor procurar outros artigos sobre agronomia, assim podemos aumentar o conhecimento sobre história da agronomia e sua atual função no mundo capitalista. A agronomia é a base para a produção de alimentos de qualidade para a população mundial. Em “A Agronomia entre a Teoria e a Ação” sentimos que a agricultura e a agronomia estão ligadas. Pena que as 11 paginas acabem tão rápido: para um assunto tão grandioso como agronomia fica um gostinho de “quero mais”.
A autora argumenta que a agronomia teve como inicio as pesquisas voltadas para a agricultura de alimentos o que serve de inspiração para os agrônomos do semiárido procurarem o melhoramento das técnicas de produção de alimentos e de manejo do solo para o Sertão de Alagoas. Além disso, sabendo a origem da agronomia e as suas transformações ao longo dos anos. Poderemos usar este conhecimento, para aprimorar a situação da agricultura local no semiárido do Estado de Alagoas.
O artigo “A Agronomia entre a Teoria e a Ação" é recomendado para agricultores que desejam conhecer mais sobre o campo especificamente agronomia neste caso. O autor Jalcione Almeida, fez outras obras como “A construção social de uma nova agricultura” de 1999, “Significados sociais, limites e potencialidades da agroecologia” de 1998. Recomendo este artigo para pessoas interessadas em obter conhecimento sobre agronomia. Dessa maneira, esta obra é essencial para ingressantes no curso de Engenharia Agronômica.
Eliane Lopes da Silva é graduando do curso de Engenharia Agronômica do IFAL.

Continue navegando