Buscar

plano de aulaa FUTSAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUTSAL
	OBJETIVO:
GERAL: Conhecer e vivenciar os fundamentos do futsal: passe, chute e condução, além de trabalhar controle de corpo e o trabalho em equipe.
ESPECIFICO: incentivar a colaboração e criatividade e avaliar o desenvolvimento motor e o espírito de coletividade de cada aluno em cada atividade executada.
	
CONTEÚDO:
Futsal – Fundamentos a serem trabalhados: Passe, Chute e Condução.
Será necessário 2 (duas) aulas de 50 min..
METODOLOGIA:
[aula teórica] Explicação e conversação sobre os fundamentos: passe, chute e condução em sala de aula, utilizando a lousa, a fim de descobrir quem já praticou ou quem nunca jogou o futsal.
[aula prática] Iniciar com um aquecimento, e começar com o fundamento: condução, depois passe e por ultimo o chute através de atividades e brincadeiras coletivas.
Primeira etapa: Condução
Iniciaria as atividades dispondo as crianças em quatro fileiras para trabalhar o fundamento: condução, onde as primeiras crianças de cada fila terá uma bola, e cada uma conduzirá a bola até um cone e circula-lo e retornar, entregando a bola para a próxima criança da fila e assim voltando ao final da fila, até que todos tenham realizado o movimento.
Segunda etapa: Condução e Passe
A próxima atividade irá trabalhar os fundamentos: condução e o passe, colocaremos uma fila de frente para a outra, orientaremos as crianças a conduzir a bola até o meio da quadra e passar para o colega da frente, realizando esse movimento 4 (quatro) vezes, retornando de costa para o inicio da fila, assim até que todos tenham realizado o movimento.
Terceira etapa: Condução, Controle de Corpo e Passe.
A terceira atividade trabalhará os fundamentos: condução, passe e controle de corpo, ainda em fileiras será disposto entre cada fila três cones, conde o aluno deve conduzir a bola passando entre os cones e passando para o colega da fila da frente, realizando esse movimento 4 (quatro) vezes retornando de costa para o inicio da fila, assim até que todos tenham realizado o movimento.
Quarta etapa: Condução, Controle de Corpo, Passe e Chute.
E para a última atividade eremos trabalhar os fundamentos condução, passe, chute e controle de corpo, organizando duas filas de frente para o gol, uma ira conduzir, passando entre os cones e passando para o outro colega da outra fila onde realizará o chute, assim até que todos tenham realizado, e depois trocando, o que conduzia passa a chutar, e o que chutava passa a conduzir.
Para finalizar realizar uma partida de futsal, e um alongamento final para relaxar.
Material: Bolas, Cones, Apito e coletes para formar times.
Obs: buscar trabalhar a lateralidade da criança, direita e esquerda, chutar só com a direita e depois chutar só com a esquerda, conduzir alternando entre direita e esquerda, e passar também alternando entre direita e esquerda.
	AVALIAÇÃO:
Observar o quanto os alunos respeitam as regras, sua autonomia individual e em equipe e a criatividade ao passar a bola um para o outro.
Analisar a forma como aluno faz os movimentos para realizar o Passe, Conduzir, Chutar, Correr, e ver o gral de experiência corporal que o aluno possui.
Critérios: serão considerados os índices de participação e interesse, de cada aluno.
	BIBLIOGRAFIA:
Bello, Nicolino. Silva, Ubiratan. Futsal: conceitos modernos. Editora Phorte, 63 páginas
Andrade Jr., José Roulien de. Futsal - Aquisição , Iniciação e Especialização. Editora: Jurua
Navarro, Antonio Coppi. Futsal. Editora: Phorte
Costa, Claiton Frazzon. Futsal: aprenda a ensinar. Editora Visual Books. 192 páginas
Melo, Rogerio Silva de. Futsal 1000 Exercícios. Editora: Sprint

Outros materiais