Buscar

simulados penal ii

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608356451)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com base nos estudos realizados sobre o tema Concurso de Crimes, analise a notícia transcrita abaixo e assinale a alternativa correta em relação à espécie de concurso de crimes e respectivo sistema de aplicação de penas: (Roubo e estupro em Santa Teresa - Fonte: RJTV 11/03/2009) Além de roubar dinheiro, aparelhos eletrônicos e um carro, o bando teria estuprado duas jovens, uma de 19 e outra de 24 anos. As vítimas foram encaminhadas para exame de corpo de delito, mas ainda não prestaram depoimento. Câmeras instaladas em prédios podem ter registrado a chegada e a partida dos criminosos. Peritos estiveram no casarão, onde funciona um centro cultural, e que também serve de moradia. A polícia investiga a possibilidade de que um dos moradores tenha facilitado a entrada da quadrilha. No local, não foram encontrados sinais de arrombamento. "Há algumas contradições que precisam ser esclarecidas. Por isso, os depoimentos das vítimas vão ser imprescindíveis para os esclarecimentos", afirma o delegado Marcos Antonio Silva.
		
	
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	
	trata-se de concurso material homogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	 
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608356485)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(Juiz de Direito/PR. 2007. MODIFICADA) Considere a veracidade ou falsidade das seguintes assertivas: I. é possível a participação dolosa em crime imprudente. II. na coautoria colateral não existe liame subjetivo. III. no que tange à participação, o Código Penal Brasileiro adota a teoria da acessoriedade limitada.
		
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608356303)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o concurso material de crimes, e correto afirmar que trata-se da hipótese em que o agente: (Exame de Ordem 1ª Fase. OAB/RS.2007. Modificada.)
		
	
	mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes identicos.
	 
	dispara dois tiros, que atingem pessoas diferentes, querendo ambos os resultados.
	
	pratica diversas ações (e, por conseguinte, vários tipos) nas mesmas condições de tempo, lugar, modo de execução e outras semelhantes, perfazendo, pelo seu conjunto, um único crime.
	
	por meio de um único golpe, atinge a integridade física de várias pessoas, querendo os resultados diversos.
	
	coloca uma bomba em um avião para matar apenas um passageiro e, quando a aeronave está no ar, detona-a, matando todos os que estavam a bordo.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608356428)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João, na intenção de auxiliar Marcos no estupro de Melinda, imobiliza-a enquanto o segundo submete-a a conjunção carnal, configurando o crime de estupro previsto no art. 213 do CP. Considerando-se que João não praticou nenhum ato libidinoso com a vítima, qual será sua responsabilidade penal segundo a teoria do domínio final do fato?
		
	
	Mero conivente
	 
	Coautor
	
	Partícipe
	
	Autor mediato
	
	Autor colateral
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608356431)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Indique o estabelecimento prisional destinado à execução da pena privativa de liberdade em regime aberto:
		
	 
	Casa do albergado
	
	Colônia agrícola e a colônia industrial
	
	estabelecimento de segurança máxima
	
	estabelecimento de segurança média
	
	estabelecimento de segurança média ou casa do albergado
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608356716)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que contém elemento que não é requisito essencial para a configuração do concurso de agentes.
		
	
	Pluralidade de agentes e condutas.
	
	Unidade de infração penal.
	
	Liame subjetivo entre os agentes.
	 
	Acordo prévio entre os agentes.
	
	Relevância causal de cada conduta.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608356496)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(Juiz de Direito/MG. MODIFICADA) Fulgêncio, com animus necandi, coloca na xícara de chá servida a Arnaldo certa dose de veneno. Batista, igualmente interessado na morte de Arnaldo, desconhecendo a ação de Fulgêncio, também coloca uma dose de veneno na mesma xícara. Arnaldo vem a falecer pelo efeito combinado das duas doses de veneno ingeridas, pois cada uma delas, isoladamente, seria insuficiente para produzir a morte, segundo a conclusão da perícia. Fulgêncio e Batista agiram individualmente, cada um desconhecendo o plano do outro. Pergunta-se:
		
	
	Fulgêncio e Batista respondem por lesão corporal seguida de morte.
	 
	Fulgêncio e Batista respondem por tentativa de homicídio doloso qualificado, face à ocorrência da autoria colateral incerta
	
	Fulgêncio e Batista respondem, como coautores, por homicídio doloso, qualificado, consumado.
	
	Fulgêncio e Batista respondem, cada um, por homicídio culposo.
	
	Fulgêncio e Batista respondem por homicídio doloso qualificado consumado, face à ocorrência da autoria colateral.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608356423)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José.
		
	
	Ambos são coautores, não havendo qualquer distinção acerca do juízo de reprovabilidade de sua conduta, consoante o disposto no art. 29, caput, do Código Penal.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	 
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201608356300)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(136° Exame OAB/SP, 1ª Fase) Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF:
		
	
	Nenhuma pena passará da pessoado condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido.
	
	As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuição do crime, justificada por seu intrínseco valor axiológico, que possui, em si, seu próprio fundamento.
	
	O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege.
	
	Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado.
	 
	O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608356834)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Concurso formal de crimes é aquele
		
	 
	que ocorre quando o agente, praticando uma só conduta, comete dois ou mais crimes.
	
	que se concretiza mediante duas ou mais condutas, com dois ou mais resultados gerados por um só autor.
	
	em que o agente estabelece uma forma de atuação, mas por razões alheias à sua vontade, ele não ocorre como idealizado.
	
	em que o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro.
	
	em que concorrem várias pessoas para a prática de um só ato delitivo.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608356209)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta:
		
	
	As medidas de segurança têm finalidade retributiva e preventiva.
	
	As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuição do crime, justificada por seu intrínseco valor axiológico, que possui, em si, seu próprio fundamento
	
	Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos.
	
	As medidas de segurança têm finalidade essencialmente retributiva.
	 
	O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608356432)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Percebendo que ARNALDO e BELÍZIA se abraçam em despedida, CARLOS realiza preciso disparo de potente arma de fogo com finalidade de produzir a morte de ambos, o que ocorre porque o projétil atinge órgãos vitais das vítimas. Nesse caso, CARLOS deverá responder pelos homicídios consumados em concurso de crimes, com a seguinte aplicação de penas:
		
	
	Material com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	
	Formal perfeito ou próprio com aplicação do princípio da exasperação da pena.
	 
	Formal imperfeito ou impróprio com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	
	Formal imperfeito ou impróprio com aplicação do princípio da exasperação da pena.
	
	Formal perfeito ou próprio com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608356278)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	 
(136° Exame OAB/SP, 1ª Fase) Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF:
		
	
	Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado.
	
	O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege.
	
	As medidas de segurança são proporcionais à reprovação social.
	 
	O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
	
	Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608356751)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(FCC - Analista Judiciário - TRE-PR/2012) Tício amarrou dois inimigos juntos em um poste e os matou com um único disparo. Neste caso houve:
		
	
	concurso formal próprio, aplicando-se a pena de um dos crimes aumentada de um sexto até a metade.
	 
	concurso formal impróprio, e as penas aplicando-se cumulativamente.
	
	crime continuado, aplicando-se a pena de um dos crimes aumentada de um sexto a dois terços.
	
	crime continuado, aplicando-se a pena de um dos crimes aumentada de dois terços até o dobro.
	
	concurso formal próprio, aplicando-se a pena de um dos crimes aumentada até o triplo.
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201608356361)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação aos critérios para substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, assinale a alternativa correta: (OAB. IV EXAME UNIFICADO . JULHO 2011).
		
	
	Somente fará jus à substituição o réu que for condenado a pena não superior a 4 (quatro) anos.
	
	A substituição nunca poderá ocorrer se o réu for reincidente em crime doloso.
	
	A substituição nunca poderá ocorrer se o crime for doloso.
	
	Em caso de descumprimento injustificado da pena restritiva de direitos, esta será convertida em privativa de liberdade, reiniciando-se o cumprimento da integralidade da pena fixada em sentença.
	 
	Se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608356500)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que se refere às penas restritivas de direitos e à de multa, assinale a opção correta.
		
	
	A pena de multa consiste no pagamento, ao fundo penitenciário, da quantia determinada na sentença e calculada em dias-multa, sendo, no mínimo, de dez e, no máximo, de trezentos e sessenta e cinco dias-multa, a ser fixada pelo juiz, não podendo ser inferior a um trigésimo do maior salário mínimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a cinco vezes esse salário.
	
	A prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado, sendo aplicável às condenações superiores a seis meses de privação da liberdade, atendidos os demais requisitos legais.
	
	Se o condenado for reincidente, o juiz poderá aplicar a substituição da pena privativa de liberdade, caso, em face de condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável , ainda que a reincidência se tenha operado em virtude da prática do mesmo crime.
	
	A limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanência, aos sábados, domingos e feriados, por oito horas diárias, em casa de albergado ou em outro estabelecimento adequado.
	 
	Se o condenado for reincidente, o juiz poderá aplicar a substituição da pena privativa de liberdade, caso, em face de condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não se tenha operado em virtude da prática do mesmo crime.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608356809)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes,devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços. Trata-se da definição legal do
		
	
	concurso material benéfico
	
	concurso real
	
	concurso material
	
	concurso formal
	 
	crime continuado
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608356823)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Brasil adotou o sistema trifásico de aplicação da pena, defendido por Nelson Hungria. Na primeira fase de aplicação da pena, o juiz fixará a pena base observando
		
	
	as penas restritivas de direitos
	 
	as circunstâncias judiciais
	
	as circunstâncias agravantes e atenuantes
	
	as causas de aumento e diminuição de pena
	
	a pena de multa
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608356618)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O instituto que permite ser computado na execução da pena privativa de liberdade ou na medida de segurança o tempo de prisão provisória, ou seja, da prisão anterior ao trânsito em julgado da sentença condenatória, denomina-se:
		
	
	Progressão
	
	substituição de pena.
	
	Regressão
	
	Remissão
	 
	Detração
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201608356298)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação à aplicação da Pena é CORRETO afirmar que: (Juiz de Direito/ MG.Modificada)
		
	 
	é possível considerar as circunstâncias que qualificam o homicídio com as que o tornam privilegiado, desde que sejam aquelas de natureza objetiva.
	 
	as circunstâncias judiciais devem ser levadas em consideração na fixação da pena intermediaria.
	
	se o réu é primário e de bons antecedentes, a pena sempre deve ser fixada no mínimo legal.
	
	as circunstâncias atenuantes e agravantes devem ser levadas em consideração na fixação da pena-base.
	
	a circunstância atenuante pode reduzir a pena aquém do mínimo legal, assim como a agravante pode aumentá-la além do máximo cominado.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608356739)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(MPU - PROMOTOR DE JUSTIÇA- MODIFICADA) Quanto ao tempo de duração da execução de pena privativa de liberdade, assinale a opção correta.
		
	
	Poderá ser perpétua, se assim dispuser lei complementar.
	 
	Não poderá ser superior a trinta anos.
	
	Quando fixadas em mais de um processo, as penas devem ser cumpridas a começar por aquelas aplicadas para o crime de menor gravidade e assim progressivamente até o de maior gravidade, não havendo previsão legal para o tempo de encerramento
	
	Poderá ser superior a cinquenta anos.
	
	Quando fixadas em mais de um processo, a pena total resultará do somatório de todas as condenações, sem restrição quanto a limite mínimo ou máximo.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608356896)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(TRE-MS, FCC - Analista Judiciário - 2007) João, ciente de que José pretende matar seu desafeto, empresta-lhe uma arma para esse fim. Consumado o homicídio, João será considerado
		
	
	AUTOR IMEDIATO
	
	AUTOR PRINCIPAL
	
	COAUTOR
	
	AUTOR MEDIATO
	 
	PARTÍCIPE
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608356373)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Relativamente ao sistema de aplicação de pena criminal, assinale a alternativa correta:
		
	 
	é admissível, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, a progressão de regime de cumprimento de pena antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.
	
	as circunstâncias judicais e legais, tais como as agravantes genéricas podem aumentar a pena além do máximo legal.
	
	a pena de reclusão, por qualquer atividade delituosa, inferior a quatro anos, sendo o réu primário e de bons antecedentes, impede ao juiz que estabeleça o início de seu cumprimento em regime fechado.
	
	a pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento previsto no Código Penal é considerada para a concessão de outros benefícios, como a progressão de regimes.
	
	as causas de diminuição de pena não podem reduzir a pena aquém do mínimo legal.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608356352)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a opção correta quanto à fixação da pena. (EXAME OAB/CESPE-UNB 2009.3.)89
		
	
	Na segunda etapa da dosimetria da pena, o juiz não pode reduzir a pena em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime,visto que tal possibilidade não está prevista expressamente em lei.
	
	Será reincidente o réu que possuir condenação por crime anterior, ainda que esta não tenha transitado em julgado.
	 
	O CP adotou o sistema trifásico de fixação da pena, segundo o qual o juiz fixa a pena-base, considera, em seguida, as circunstâncias agravantes e atenuantes e, por último, as causas de aumento e de diminuição da pena.
	
	Concorrendo circunstâncias atenuantes e agravantes, deve sempre prevalecer a circunstância atenuante, em respeito ao princípio in dubio pro reo.
	
	o infanticídio seria julgado pelo júri.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608356312)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Beto, em razão de calúnias proferidas por Carlos a seu respeito, mediante uma emboscada agride este com uma barra de ferro, vindo a quebrar-lhe o braço, incapacitando-o por 35 dias para o trabalho. Ocorre que, no momento da sentença, verificou-se pela sua FAC que Beto fora indiciado em dois inquéritos, um por estelionato e outro também por lesão corporal. Considerando que Beto tem 20 anos de idade, assinale a opção correta acerca da dosimetria de pena: (Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano. § 1º - Se resulta: I - incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 (trinta) dias; ... Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos).
		
	
	Trata-se de delito de lesões corporais leves, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na segunda fase de aplicação de pena; bem como não há que se falar em maus antecedentes ou reincidência face à existência de inquéritos policiais em curso.
	
	Trata-se de delito de lesões corporais leves, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na terceira fase de aplicação de pena; bem como não há que se falar em maus antecedentes ou reincidência face à existência de inquéritos policiais em curso.
	
	Trata-se de delito qualificado, sendo sua pena-base majorada em decorrência de maus antecedentes, face à existência de inquéritos policiais em curso, sendo irrelevante sua idade para fins de fixação de pena.
	 
	Trata-se de delito qualificado, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na segunda fase de aplicação de pena; bem como não há que se falar em maus antecedentes ou reincidência face à existência de inquéritos policiais em curso.
	
	Trata-se de delito qualificado, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na segunda fase de aplicação de pena; todavia sua pena-base será majorada em decorrência de maus antecedentes, face à existência de inquéritos policiais em curso.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608356503)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o Sistema Trifásico de Aplicação de Pena assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	No concurso de causas de aumento previstas na parte especial do Código Penal, deve o juiz aplicar ambas, podendo a pena superar o máximo cominado em lei.
	
	De acordo com o Código Penal, a pena não pode ser atenuada por uma circunstância posterior ao crime e não prevista expressamente em lei.
	
	No concurso de infrações, a pena executadapor último será a mais grave.
	
	O tempo de cumprimento da pena privativa de liberdade somente não pode superar trinta anos no caso de concurso de crimes.
	 
	É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608356313)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quanto ao sistema trifásico, estudado em sala aplicado no cálculo da pena privativa de liberdade, marque a opção correta.
		
	 
	É pacífico que as causas de diminuição de pena podem levar a pena abaixo do mínimo legal
	
	No concurso entre agravantes e atenuantes, primeiro agrava e depois atenua
	
	As qualificadoras aumentam a pena com base numa fração
	
	as agravantes possuem um limite legal
	
	Reincidência e maus antecedentes são sinônimos

Continue navegando