Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO PENAL II

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO PENAL II
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quando o partícipe instiga outrem a praticar um crime de homicídio, mas durante a execução do ataque tenta impedir que o resultado se produza, mas não consegue, pode-se dizer que, consequentemente:
		
	
	É reconhecível a co-autoria.
	 
	É reconhecível a participação de menor importância.
	
	É reconhecível a desistência voluntária.
	
	É reconhecível o arrependimento posterior.
	
	É reconhecível o arrependimento eficaz.
	Respondido em 28/10/2020 14:43:43
	
Compare com a sua resposta: De acordo com o nosso Código Penal, em seu artigo 68, a dosimetria será realizada por meio de um sistema trifásico, ou seja, dividida em três partes: Na 1ª fase, a fixação da pena-base (utilizando-se os critérios do artigo 59 do Código Penal); Na 2ª fase, o magistrado deve levar em consideração a existências de circunstâncias atenuantes (contidas no artigo 65 do Código Penal) e agravantes (artigos 61 e 62, ambos do Código Penal); Por fim, na 3ª fase, as eventuais causas de diminuição e de aumento de pena.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A pena é a consequência jurídico-penal da prática de uma infração penal por pessoa imputável, imposta através de sentença judicial condenatória e consistente em uma restrição estatal a um direito do infrator (liberdade de locomoção, patrimônio etc.). Diversas teorias (retributivas, preventivas e unificadoras) buscam fundamentar a aplicação da pena. Sobre a pena criminal, é correto afirmar: I ¿ É com base na teoria da prevenção geral negativa que o legislador aumenta as penas cominadas aos delitos na crença de conter a criminalidade com a maior punição às condutas tipificadas no Código Penal e/ou em leis penais extravagantes. II ¿ Segundo a teoria retributiva, a ideia de retribuição se confunde com a expiação, pois ambas trazem um significado moral, ou seja, a pena, ao ser aplicada, cumpre o dever de retribuir o mal causado e também de possibilitar que o apenado se reconcilie com seus predicados morais através da reflexão durante o tempo de cumprimento da pena, libertando-se das angústias determinadas pela atividade delitiva. III ¿ A ideia de pena como prevenção especial funda-se na necessidade de reeducação do criminoso, para sua reinserção social (ressocialização), ou de torná-lo um ser não perigoso, podendo essa tese pode ser sintetizada em três palavras: intimidação, correção e inocuização. Está correto somente o que se afirma em:
		
	
	Assertiva II e III.
	 
	Assertivas I e III.
	
	Assertiva I
	
	Assertiva III.
	 
	Assertivas I e II.
	Respondido em 28/10/2020 14:46:08
	
Compare com a sua resposta: A tese adequada é a da aplicação da lei mais benéfica ao condenado, que importará na redução da sua pena, tendo em vista que a alteração legislativa transformou o tipo penal do estupro em misto alternativo, portanto crime único OU tendo em vista que a alteração legislativa transformou o tipo penal do estupro em misto cumulativo, sujeito à aplicação da continuidade delitiva o que permite sua aplicação para fatos praticados antes de sua entrada em vigor, ainda que a decisão seja definitiva.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Delegado SP-2008. Nâo configura requisito para a existência do concurso de agentes:
		
	
	a infração única para todos os concorrentes.
	
	a relevância causal de cada conduta.
	 
	o acordo prévio entre os agentes.
	
	a pluralidade de condutas.
	
	o vínculo subjetivo.
	Respondido em 28/10/2020 15:02:11
	
Compare com a sua resposta: A menoridade do réu reduz a prescrição pela metade, de modo que entre a sentença e o acórdão ocorre a prescrição superveniente da pretensão punitiva estatal.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(FCC - Agente de polícia - PC/AP 2017) Mário e Mauro combinam a prática de um crime de furto a uma residência. Contudo, sem que Mário saiba, Mauro arma-se de um revólver devidamente municiado. Ambos, então, ingressam na residência escolhida para subtrair os bens ali existentes. Enquanto Mário separava os objetos para subtração, Mauro é surpreendido com a presença de um dos moradores que, ao reagir a ação criminosa, acaba sendo morto por Mauro. Nesta hipótese
		
	
	Mário e Mauro responderão pela prática de latrocínio.
	
	Mário e Mauro responderão pela prática de furto.
	
	Mário responderá apenas pelo furto e Mauro responderá pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo, furto e homicídio.
	
	Mário responderá pela prática de furto simples e Mauro responderá pela prática de furto qualificado.
	 
	Mário responderá pela prática de furto e Mauro pelo crime de latrocínio.
	Respondido em 28/10/2020 15:12:02
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá discorrer sobre os princípios da oportunidade ou conveniência; disponibilidade e indivisibilidade.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Defensoria/MT ¿ FCC ¿ 2009) A respeito do concurso de pessoas é correto afirmar que:
		
	
	e) é necessária a presença no local do comparsa para a configuração do concurso de agentes.
	 
	b) o Direito Penal brasileiro adotou a teoria unitária.
	
	a) é necessário o ajuste prévio no concurso de pessoas.
	
	d) pode ocorrer coautoria sem vínculo subjetivo entre os coautores.
	
	c) o concurso de agentes pode verificar-se após a consumação do delito.
	Respondido em 28/10/2020 15:00:04
	
Compare com a sua resposta: a) Sim, presentes a pluralidade de agentes, a relevância causal das condutas e o liame subjetivo, uma vez que Lauro sabia das intenções de Adroaldo; b) Adroaldo deverá responder juntamente com Lauro pelo homicídio, na forma do Art. 29 do Código Penal, no entanto Lauro deverá ter sua pena reduzida por ser apenas partícipe do crime (participação material), Art. 29, § 1º, do Código Penal.
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Analise estas duas hipóteses isolados: 1°) o agente matou o indivíduo (menor relativo) que estuprou sua filha; e 2°) o agente, que é traficante de drogas, matou o seu concorrente para dominar o comércio de drogas no bairro. Relativamente ao crime de homicídio, e escolha a opção que indique, respectivamente, o que, em tese, cada uma dessas situações poderia significar num eventual Júri:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	atenuante genérica; agravante genérica.
	 
	causa de diminuição de pena, qualificadora.
	
	causa de diminuição de pena, agravante genérica.
	
	atenuante genérica; causa de aumento de pena.
	Respondido em 28/10/2020 15:23:35
	
Compare com a sua resposta: Não se admite saída temporária ao preso provisório, pois ele não é condenado, nem cumpre pena em regime semi-aberto. Sua prisão tem natureza cautelar e a ele não se aplicam direitos e deveres próprios de quem se encontra cumprindo pena.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(FCC - Auditor Fiscal do Tesouro EstaduaL - SEFAZ- PE/2014). Chilperico, auditor fiscal, exigiu para si dez mil reais de propina de uma contribuinte para não implicá-la em dada responsabilização tributária, usando aquele o dinheiro para uma viagem turística à Disneylândia. Acabou condenado à pena de 2 anos de reclusão e pagamento de 10 dias-multa pelo crime de concussão (Código Penal, art. 316, caput, pena mínima). Enquanto isso, seu irmão gêmeo Clotário, também auditor fiscal, exigiu indevidamente um pagamento de mil reais de ICMS de outro contribuinte, acabando Clotário condenado por excesso de exação e suportando a pena final de 3 anos de reclusão e pagamento de 10 dias-multa (Código Penal, art. 316, parágrafo 1º , pena mínima). Aregunda, mãe dos gêmeos, ficou perplexa. Fosse ela uma jurista, e apenas com esses dados, em princípio, sua irresignação teria fundamento teórico mais preciso em um importante postulado que estrutura toda a legislação das penas no direito brasileiro, qual seja a ideia de
		
	 
	proporcionalidade.
	
	legalidade.
	
	individualização.
	
	dignidade humana.
	
	pessoalidade.
	Respondido em28/10/2020 15:29:00
	
Compare com a sua resposta: Errado, pois nos termos da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é imprescindível a realização de audiência de justificação apenas quando o Juízo da execução penal proceder à regressão definitiva do apenado a regime mais gravoso, de modo que a regressão cautelar prescinde de prévia oitiva judicial. (AgRg no HC 412743 / RJ. AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. 2017/0205215-4. Ministro ROGERIO SCHIETTI CRUZ. T6 - SEXTA TURMA. DJe 27/10/2017).
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Sobre o sistema trifásico de aplicação da pena, assinale a resposta correta:
		
	 
	Em caso de crime abandono material (art. 244, CP) praticado pelo pai contra o filho, não incide a agravante do art. 61, II, e, CP.
	
	As circunstâncias qualificadoras, avaliadas na terceira fase do sistema, não se confundem com as circunstâncias judiciais, observadas na primeira fase.
	 
	No concurso entre circunstâncias agravantes e atenuantes, uma compensará a outra, não existindo hipótese de preponderância entre elas.
	
	A pena jamais poderá ultrapassar os limites cominados abstratamente pelo legislador.
	
	No concurso entre causas de aumento ou de diminuição da pena previstas na parte especial, o juiz deverá aplicá-las em concurso.
	Respondido em 28/10/2020 16:00:19
	
Compare com a sua resposta: A) Não. Eduardo será transferido ao regime fechado para cumprir o restante da sanção (seis anos). A regressão mencionada é admitida expressamente pela Lei de Execução Penal (art. 118, caput, parte final), isto é, pode o sentenciado do regime semiaberto ser transferido para o regime fechado. B) No caso exposto o preso poderá obter progressão de regime, depois de cumprir um sexto da pena em regime fechado, desde que, Eduardo tenha bom comportamento carcerário. O Tribunal de Justiça de São Paulo já decidiu nesse sentido, que ¿a consequência mais direta do reconhecimento da prática de falta grave ¿ além da perda dos dias remidos ¿ é a regressão de regime [...]¿.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A nossa CF/88 objetivando proteger os direitos de todos, direitos humanos: proibiu a cominação de penas: art. 5º, XLVII, dizendo que não haverá penas: a)- de morte, salvo no caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b)- de caráter perpétuo; c)- de trabalhos forçados; d)- de banimento; e)- cruéis Estamos nos referenciando ao :
		
	
	Princípio da proporcionalidade
	
	princípio da Legalidade
	
	Principio da responsabilidade pessoal
	 
	Princípio da limitação das penas
	 
	princípio da dignidade humana
	Respondido em 28/10/2020 15:57:26
	
Compare com a sua resposta: Previsão legal: Art. 70 CPB Art. 70 - Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior Para aplicação da pena, devemos observar: a) Concurso formal Próprio ou Perfeito: Crimes resultantes de um único desígnio. (Aplica-se a teoria da EXASPERAÇÃO) b) Concurso formal Impróprio ou Imperfeito: Crimes resultantes de desígnios autônomos. (Aplica-se a regra da CUMULAÇÃO ou CUMULO MATERIAL). Ex.: Agente coloca veneno mortal na caixa D´àgua da casa com a intenção de matar as duas pessoas que lá residem. Requisitos: a) Única ação b) Dois ou mais crimes.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Não se inclui dentre as penas restritivas de direito a:
		
	 
	multa penal.
	
	perda de bens e valores.
	
	interdição temporária de direitos.
	
	limitação de fim de semana.
	
	prestação de serviços à comunidade.
	Respondido em 28/10/2020 15:55:43
	
Compare com a sua resposta: a) A anistia, a graça e o indulto, são institutos pelos quais o Estado manifesta sua renúncia ao jus puniendi. A anistia é instituto pelo qual o Poder Público deixa de punir certos crimes. É manifestação do Congresso Nacional, por meio de lei, que pode ocorrer antes, durante ou após o processo penal condenatório. Trata-se de lei penal de efeito retroativo que retira as consequências de alguns crimes já praticados, promovendo o seu esquecimento jurídico. A graça, também chamada de indulto individual, é um benefício individual concedido mediante provação da parte interessada; por qualquer pessoa do povo; pelo Conselho Penitenciário ou pe4lo Ministério Público. Todavia, o Código de Processo Penal, ressalva ao Presidente da república a faculdade de concedê-la espontaneamente (art.734 do CPP). O indulto é perdão de caráter coletivo, concedido espontaneamente, ou seja, independentemente de provocação. Conforme se infere do art.189 da lei de execução Penal, o Conselho Penitenciário deverá analisar o cabimento do indulto antes de seu deferimento. b) Há quatro distinções principais entre as penas e as medidas de segurança: 1. penas têm caráter retributivo e preventivo, enquanto as medidas de segurança têm apenas caráter preventivo especial, que é o de conferir compulsoriamente tratamento ao seu destinatário 2. As penas refletem a culpabilidade do agente, isto é, devem-se à demonstração de sua periculosidade pelo ilícito penal. As medidas de segurança fundam-se na periculosidade, assim entendida a probabilidade de voltar a cometer delitos. 3. A duração das penas são aplicadas por tempo determinado, e as medidas de segurança são aplicadas por período indeterminado, terminando apenas quando comprovada a cessação da periculosidade. 4. As penas destinam-se aos imputáveis e aos semi-imputáveis não considerados perigosos, já as medidas de segurança destinam-se aos inimputáveis e aos semi-imputáveis cuja periculosidade tenha sido pericialmente demonstrada e que, por isso, necessitam de tratamento.
	
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I) No concurso de causas de aumento ou de diminuição de pena previstas na parte especial, não pode o juiz limitar-se a somente um aumento ou a uma só diminuição, devendo proceder a todos os aumentos ou diminuições previstos legalmente. II) No concurso entre agravantes e atenuantes a reprimenda deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos do crime, da personalidade do agente e da reincidência. III) No concurso material benéfico, a pena correspondente ao concurso formal não pode exceder a pena que seria cabível pela regra do crime continuado.
		
	
	II e III estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	 
	Apenas a II é correta.
	
	Apenas a III é correta.
	
	Apenas a I é correta.
	Respondido em 28/10/2020 16:04:24
	
Compare com a sua resposta: As quatro hipóteses legais estão previstas no art. 117 da Lei n. 7.210/1984. Tratar-se de: I) condenado maior de 70 (setenta) anos [poderá o aluno fazer referência à Lei n. 10.741/2003, o Estatudo do Idoso, tenho em vista ser esta norma que regula a idade da pessoa idosa]; II) condenado acometido de doença grave; III) condenada com filho menor ou deficiente físico ou mental; IV) condenada gestante.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quanto às ações públicas é falso afirmar que:
		
	
	em relação a ação pública incondicionada, não se opera a perempção.
	 
	o direito de representação, nas ações públicas condicionadas, é retratável a qualquer tempo, justamente ante a exigência de um requisito volitivo.
	
	nas ações públicas incondicionadas, se o ministério público não oferecer denúncia no prazo legal, o ofendido pode intentar ação penal subsidiária;
	
	em relação a ação pública incondicionada, não se opera a decadência.
	
	a representação não tem força obrigatória quanto ao oferecimento da denúncia pelo Ministério Público.
	Respondido em 28/10/2020 16:10:45
	
Compare com a suaresposta: REMIÇÃO:É o direito que o condenado, em cumprimento da pena em regime fechado ou semi-aberto, possui de obter o desconto de um dia de pena a cada três dias de trabalho. É concedida pelo juiz da execução, após oitiva do Ministério Público.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São requisitos essenciais para a configuração da cooperação delitiva:
		
	
	pluralidade de pessoas e de conduta, relevância causal de cada conduta, liame subjetivo/psicológico ou identidade de ilícito penal
	 
	pluralidade de pessoas e de conduta, relevância causal de cada conduta, liame subjetivo ou psicológico e identidade de ilícito penal
	
	pluralidade de pessoas e unidade conduta, relevância causal de cada conduta, liame subjetivo ou psicológico e identidade de ilícito penal
	
	pluralidade de pessoas e de conduta, relevância causal de cada conduta e liame subjetivo ou psicológico
	
	pluralidade de pessoas e de conduta e relevância causal de cada conduta, liame subjetivo ou psicológico e pluralidade de ilícitos penais
	Respondido em 28/10/2020 16:51:04
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Marque a afirmativa verdadeira:
		
	
	nenhuma das respostas anteriores.
	
	sendo o Ministério Público o dominus litis, somente ele, em todas as hipóteses de ação penal pública, é quem pode propô-la, sendo inviável a substituição de titularidade;
	
	ação penal pública é de título é de titularidade exclusiva do Ministério Público e não depende de qualquer representação do ofendido ou requisição do Ministério da Justiça;
	
	diz-se que uma ação penal é privada quando a lei não expressamente a declara e apenas o ofendido ou quem tem a qualidade de representá-lo pode propô-la mediante queixa;
	 
	pode haver ação de iniciativa privada nos crimes de ação penal pública se o Ministério Público não oferecer denúncia no prazo legal, quando se dará a ação penal privada subsidiária;
	Respondido em 28/10/2020 16:56:12
	
Compare com a sua resposta: a) Caio poderá obter a progressão de regimes, levando-se em consideração que o crime praticado não é hediondo, após o cumprimento de 1/6 da pena privativa de liberdade, desde que cumpra igualmente os demais requisitos, o seja, o mérito do apenado que é verificado mediante seu bom comportamento, comprovado pela sua TFD (transcrição de ficha disciplinar). b) em razão de sua comprovada reincidência, Caio deverá cumprir 1/2 da pena privativa de liberdade para fins de obtenção ao livramento condicional, considerando a não hediondez do delito, além de comportamento satisfatório durante a execução da PPL,e tenha reparado o dano, salvo a impossibilidade de fazê-lo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Analise estas duas hipóteses isolados: 1°) o agente matou o indivíduo (menor relativo) que estuprou sua filha; e 2°) o agente, que é traficante de drogas, matou o seu concorrente para dominar o comércio de drogas no bairro. Relativamente ao crime de homicídio, e escolha a opção que indique, respectivamente, o que, em tese, cada uma dessas situações poderia significar num eventual Júri:
		
	 
	causa de diminuição de pena, qualificadora.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	atenuante genérica; causa de aumento de pena.
	
	causa de diminuição de pena, agravante genérica.
	
	atenuante genérica; agravante genérica.
	Respondido em 28/10/2020 16:56:46
	
Compare com a sua resposta: Não se admite saída temporária ao preso provisório, pois ele não é condenado, nem cumpre pena em regime semi-aberto. Sua prisão tem natureza cautelar e a ele não se aplicam direitos e deveres próprios de quem se encontra cumprindo pena.

Continue navegando